A Unique Selling Proposition (USP) corresponde, em português, à Proposta Única de Vendas. Como o nome indica, ela revela qual o diferencial da sua solução ou da sua empresa, ou seja, no que o seu produto é único para o cliente.
A USP é um aspecto fundamental do posicionamento do seu negócio e das suas soluções no mercado.
A USP também é um elemento importante para informar de forma simples e objetiva qual a vantagem que o seu produto tem em relação aos concorrentes.
Assim, o objetivo da USP é mostrar ao seu cliente por que ele deveria prestar atenção ao que você vende.
O livro “Reality in Advertising” (1961), do publicitário Rosser Reeves, explorou o conceito de Unique Selling Proposition e se tornou uma referência sobre o assunto.
A USP faz parte das estratégias de Marketing de Produto para lançar a sua solução, atingir as pessoas certas e aumentar as chances de vendas.
Definir a sua Unique Selling Proposition é importante para:
A USP está intimamente ligada ao que o seu produto resolve. Portanto, não adianta se posicionar de uma forma no mercado ou prometer algo que não pode ser cumprido pela sua solução.
Para definir a Unique Selling Proposition do seu negócio ou do seu produto, você precisa pensar em qual posicionamento quer ter no mercado. Algumas perguntas para te ajudar nesse processo são:
Para construir a USP, você pode utilizar um framework como este:
O [produto ou serviço] é feito para [público-alvo] resolverem [a dor principal do cliente], com [benefícios da solução].
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Como estruturar um posicionamento: Frameworks e melhores práticas”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai se aprofundar nas melhores estratégias para posicionar o seu produto corretamente no mercado.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a Unique Selling Proposition:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete