Desvendando os segredos da carreira em Produto - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

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8 minutos de leitura

O sexto episódio do programa “The Product Podcast” recebeu Jackie Bavaro, antiga head de produto da Asana e co-autora dos livros “Cracking the PM Interview” e  “Cracking the PM Career“. Bavaro estudou ciências da computação na Universidade Cornell e construiu sua carreira em gerenciamento de produto em empresas como Microsoft, Google e Asana, em que liderou um time de 20 pessoas. 

Pensando em compartilhar este conteúdo com a comunidade de produto no Brasil, trouxemos os principais insights dessa entrevista sobre como ter sucesso na área de Product Management. Confira!

“Cracking the PM Interview” – Desvendando as entrevistas para PM

O livro “Cracking the PM Interview” é baseado na experiência de Bavaro com entrevistas na área de produto

A co-autora percebeu que os motivos pelos quais as pessoas passam ou não em entrevistas não têm necessariamente a ver com as habilidades que elas têm ou com seu potencial. Mas o sucesso em entrevistas estaria mais relacionado a quanto as pessoas estão preparadas para a entrevista e a como elas estruturam suas respostas.

Veja: 20 Perguntas e respostas em entrevistas para Product Managers

“Cracking the PM Career” – Desvendando a carreira de PM

Já o livro “Cracking the PM Career” fala sobre como é possível avançar na carreira de PM.  Os capítulo trazem alguns segredos e dicas para os leitores:

  • descobrirem se estão no caminho certo
  • desenvolverem produtos que performam melhor no mercado
  • trabalhar de forma otimizada em colaboração com gerentes e colegas
  • conquistarem a recomendação que merecem 

De acordo com Bavaro, os principais objetivos do livro são desenvolver melhores PMs e produtos, otimizar as habilidades necessárias para a criação de produtos mais relevantes e ajudar pessoas no início da carreira de PM a conquistarem seu espaço e avançarem na carreira. 

Para a co-autora, o processo de escrever um livro é semelhante à função de um PM, já que, em ambos os casos, é preciso ter uma meta, saber por que você está criando esse produto e qual problema resolve com essa solução.  

Por outro lado, a principal diferença é que, quando você é um PM, precisa ter outras pessoas em perspectiva e trabalhar em conjunto com designers ou engenheiros, por exemplo. Já no caso do livro, você cria algo tangível com as próprias mãos.  

Estrutura do livro

O livro está estruturado desta forma:

  • Os primeiros capítulos são focados em habilidades de produto. Bavaro conversou com muitos líderes de produtos de diferentes empresas e percebeu que essas habilidades são categorizadas de maneiras distintas em cada negócio, embora as características valorizadas para além das categorias sejam bastante consistentes. De forma geral, as habilidades podem ser agrupadas em: produto, execução, estratégia e liderança. Mas não há uma única forma de encaixar cada habilidade em cada um dos grupos. 
  • Também há uma seção inteira sobre gestão de pessoas e sobre quais as habilidades necessárias para atuar nessa área. 
  • O final do livro é dedicado a discutir as possibilidades de carreira em gerenciamento de produto e a progressão dos profissionais na área.

Momentos na carreira de um Product Manager

Bavaro diferencia 3 fases na carreira de um PM:

  1. PM 1: esta etapa dura, em média, 5 anos. Aqui, o foco deve ser em desenvolver e entregar produtos. Para isso, o profissional participa de pesquisas com os clientes, valida alternativas com os designers e trabalha com iteração e otimização de produtos para avaliar as melhores opções.
  1. Sênior PM: nesta fase, não basta criar produtos melhores, o foco é em definir as melhores estratégias. É necessário entender quais produtos devem ser desenvolvidos, saber quais metas precisam ser buscadas, ter uma visão de longo prazo e montar um roadmap para atingir os objetivos. O profissional precisa pensar em formas de fazer a empresa conquistar mais espaço no mercado. Nesta etapa, um novo conjunto de habilidades é necessário, assim como um novo jeito de trabalhar.
  1. Excelência organizacional: nesta etapa, o foco não é mais em entregar bons produtos ou criar estratégias de produto, mas construir um time de alta performance que pode criar boas estratégias e produtos. Então, este momento da carreira envolve a gestão de pessoas. Isso significa saber contratar e treinar outros profissionais, além de ajudar outros departamentos a trabalharem em colaboração e superarem obstáculos. 

Progressão da carreira de Product Manager

A progressão de carreira na área de Product Management pode variar de empresa para empresa. Em alguns casos, se você deseja se manter como Sênior PM, não há problema. 

Mas dificilmente uma empresa aceita que um profissional continue como PM  por 10 anos. As companhias querem profissionais que possam crescer rapidamente

Por outro lado, para a maior parte das empresas, o Sênior PM é um profissional altamente qualificado e independente, com capacidade de criar muito valor para o negócio. Por isso, é possível se manter nesse cargo permanentemente se você tem outras prioridades e não deseja uma promoção. 

Já o que normalmente diferencia o Sênior PM do líder de PM é que este é um expert na sua indústria. Ele não é apenas o melhor na empresa na função que exerce, mas é muito respeitado no seu nicho. 

Para contratar um PM desse nível, a empresa precisa ter uma necessidade de negócio para alguém extremamente avançado e qualificado. Esse profissional deve ter excelentes habilidades estratégicas, de produto e de execução, além de suportar muitas responsabilidades e um alto volume de trabalho que justifique o alto salário. 

Normalmente, os líderes se tornam também gestores de pessoas, porque para desenvolver o produto exigido, eles precisam do envolvimento de muitos profissionais no processo. 

Um diretor de PM pode ser bastante demandado para gerenciar parcerias de negócios, em que os custos de perda são altos e as chances de erros precisam ser minimizadas. 

Possibilidades de carreira para PMs

Na carreira de Product Manager, há muitas direções possíveis. Se você seguir a carreira mais “tradicional” de produto, o nível mais alto para ser conquistado é o de head de produto, que fica responsável não apenas por PMs, mas também por designers e pesquisadores ou engenheiros.

Mas muitas pessoas escolhem outras carreiras depois do Product Manager, como é o caso do gerente geral, cargo que envolve a colaboração e a comunicação com os times de vendas e marketing

As áreas de consultoria, coaching e treinamento de pessoas também são outras possibilidades de carreira, assim como a criação de novas empresas. 

Framework de habilidades em Product Management

Bavaro destaca o framework notice, assess and improve (perceber, avaliar e melhorar) para o aprendizado das habilidades em Product Management. Para a profissional, a melhor forma de melhorar como PM é receber feedback dos seus colegas e gestores da empresa.

Muitas vezes, o feedback recebido pode não parecer aplicável em um primeiro momento (por exemplo, se alguém diz que você precisa ser mais estratégico). Mas com o framework, é possível absorver os feedbacks e transformá-los em algo prático

  • Notice (perceber): encontre situações em que o feedback pode ser aplicável. Em quais casos quem ofereceu o feedback acha que há um problema? Qual o padrão? Peça um sinal todas as vezes que isso acontecer. O primeiro passo do framework é, portanto, recolher os exemplos e treinar você mesmo para perceber as situações sobre as quais recebeu o feedback.
  • Assess (avaliar): às vezes, você enxerga determinado problema de uma forma diferente de quem ofereceu o feedback. Para você, o problema pode estar em um lugar diferente daquele identificado pelo outro. Por isso, nesta etapa, avalie se o feedback recebido faz sentido de fato. 
  • Improve (melhorar): esta é a hora de criar metas e formas de atingir essas metas para otimizar o ponto de melhoria identificado. A ideia do framework é fazer o melhor a partir do feedback recebido para crescer rapidamente. 

Mentoria em Product Management

Para Bavaro, a mentoria na área de Product Management é importante por duas razões:

  1. Se você tem a vontade de se tornar um gestor de pessoas, mentorar os profissionais é um pré-requisito. Ser um mentor é uma forma de mostrar suas habilidades, construir autoridade no mercado e passar credibilidade para as pessoas.
  2. Promover mentorias é uma forma de devolver o seu conhecimento para a comunidade de produto, ainda mais considerando que a área de PM ainda está no começo.

As pessoas estão interessadas em diferentes formas de mentoria, seja em grupo ou em forma de apresentação ou de artigo escrito, por exemplo. Assim, o conselho de Bavaro para quem quer desenvolver mentorias é: não brigue com a sua personalidade.  Há diversas formas de contribuir com a comunidade de produto. Encontre a forma mais adequada para você e respeite o seu jeito.

Para Bavaro, a comunidade precisa de mais histórias específicas sobre o gerenciamento, as decisões e escolhas de produtos. 

Perspectivas para o futuro

Para o futuro, a autora acredita que deve haver mais PMs e isso não significa que todas as empresas terão como suportar financeiramente uma pessoa extra para ser PM. Então, o que pode acontecer é que pessoas de diferentes áreas aprendam as habilidades e as melhores práticas de Product Management para beneficiar diversos setores de uma empresa, já que o PM é também um mindset. 

A principal mudança que Bavaro vê de 10 anos para cá é a facilidade de rodar testes A/B, já que não havia muito feedback, nem iteração. Ela espera que haja mudanças mais significativas na etapa de prototipação e que o modelo de testes A/B continue se desenvolvendo. 

É possível que logo seja permitido conectar no-code front-ends mais baratos a back-ends com dados dos clientes. Isso vai ajudar a criar tipos mais avançados de testes A/B e a validar as ideias mais rapidamente.

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