Proof of Concept (POC ou Prova de Conceito) é um termo aplicável tanto às empresas ou startups de tecnologia como ao desenvolvimento de software.
No primeiro caso, ao olharmos para o mercado, a POC tem o objetivo de validar um produto, considerando seus custos e um público específico. Já no caso da TI, a POC é uma forma de analisar a viabilidade técnica do produto para otimizar a arquitetura do software.
A POC é a etapa anterior ao MVP, que já é um protótipo ou uma versão inicial do produto.
A Prova de Conceito é uma forma de validar se o produto criado terá sucesso no mercado. Por mais que a POC não seja uma garantia, ela ajuda muito a aumentar a segurança para a criação e o lançamento de um novo produto.
Ela pode ser validada por meio de pesquisas ou de um lançamento mais enxuto, por exemplo.
A POC permite identificar com antecedência erros que poderiam prejudicar o posicionamento do produto no mercado ou o desenvolvimento do software caso essa Prova de Conceito não fosse feita.
A Prova de Conceito, como o próprio nome sugere, está baseada em uma série de testes (“provas”), por meio dos quais você consegue colher feedback sobre a solução proposta tanto de stakeholders como de usuários.
A partir disso, é possível analisar gargalos e pontos de melhoria para evitar desperdício de recursos e aumentar a produtividade do processo de desenvolvimento do produto.
Também é importante ter um planejamento para a POC, com metas, estimativa de custos, ferramentas, pessoal envolvido, etapas e datas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para saber mais sobre POC:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete