Conseguiu uma oportunidade para iniciar na carreira em Produto, ingressou em uma nova empresa e não sabe por onde começar? Com este conteúdo você vai conseguir ter um melhor direcionamento do que fazer para tirar proveito dos seus primeiros 90 dias como APM.
Antes de tudo, parabéns por você estar onde você está!
Você estudou, fez várias etapas do processo seletivo de produto, conseguiu convencer você e as pessoas que te entrevistaram que você é capaz e agora que está na posição que esperava, está buscando ainda mais conhecimento.
Por ser um momento totalmente inédito, talvez o de virada na sua carreira e com tantos sentimentos, um que pode se sobressair é a ansiedade. Para você saber como lidar com ela preparei esse artigo para você com todo o carinho e conselhos tendo como base os meus aprendizados nos meus primeiros dias como Associate Product Manager.
1. Alinhe as expectativas com a sua liderança
Já ali nos primeiros dias, procure conversar com a pessoa responsável pelo seu desenvolvimento direto, e entender quais são as expectativas dos seus entregáveis nos seus primeiros 30, 60 e 90 dias.
Uma dica boa é criar um documento (pode ser uma planilha, ou board no Miro) com estes pontos, para você poder consultar posteriormente e ver se está conseguindo cumprir o esperado – autoavaliação é libertador!
É natural que você, chegando em uma nova posição, queira mostrar o seu valor e começar a trilhar o seu caminho. Entretanto, é importante que você compreenda que para cumprir esse objetivo você precisa passar por eventos anteriores, e a melhor pessoa para te mostrar o caminho das pedras é a sua liderança.
2. Conheça o seu time
Entender a função de cada uma das pessoas (e seus pontos fortes e fracos) é fundamental para que você saiba a quem recorrer durante a execução das suas atividades. Além disso, procure conhecer com maior profundidade quem é a pessoa por trás de cada profissional.
Ter empatia vai te ajudar a estabelecer uma comunicação de forma mais natural e também prover poderosos insights sobre como você vai fazer a diferença no cotidiano de cada membro do seu time.
3. Conheça os seus stakeholders
Saber quem são (e suas motivações) os principais interlocutores que você vai dialogar no dia a dia é básico, para quem atua com produto. Diariamente você estará em reuniões com estas pessoas, que dependendo da área, terão interesses diferentes e vão fazer alguma pressão para terem entregas feitas que favoreçam suas áreas.
Comece sempre perguntando o que eles fazem e quais são suas dores. Normalmente as pessoas gostam de se sentirem ouvidas, então além de você gerar um laço, você ainda vai ter uma visão sobre o contexto em que vai atuar, que é o assunto do próximo tópico.
4. Entenda o contexto no qual irá trabalhar
Você não precisa ter pressa para compreender tudo, afinal, quando se fala em tecnologia mudanças podem acontecer rapidamente e você estará em constante aprendizado. Mas é importante que você tenha em mente que quanto mais dominar o tópico no qual atuará, mais vai conseguir contribuir para o desenvolvimento do seu produto junto com seu time.
Para entender sobre o seu contexto, além de aproveitar as conversas com pessoas da sua equipe e stakeholders, você pode consumir os documentos disponíveis da empresa, olhar a Faq externa, buscar notícias e ver os comentários dos clientes nas redes sociais e em outras pesquisas.
Caso tenha oportunidade, peça à sua liderança para ter acesso ao documento estratégico do ano fiscal que você esteja atuando. Lá você vai ter as principais dores e oportunidade para atacar no negócio.
5. Conheça pessoas que fazem a mesma função que você e se possível acompanhe-as em suas atividades
Por mais que a atuação de uma pessoa APM possa ser diferente de empresa para empresa e até de time para time, conversar com um par vai ampliar e muito sua visão sobre o que você tem que fazer no seu dia a dia e práticas que podem ajudar você a cumprir a sua missão.
Tente criar algumas pequenas cerimônias como happy hours para falar sobre desafios e aprendizados que estejam tendo. Esta troca acaba sendo muito rica. Usar as pessoas internas da empresa, como também o Linkedin pode ser um caminho para começar a criar estes laços.
6. Estude as hard skills em gestão de produtos
Aprofundar-se nas melhores práticas de como executar produto no dia a dia é o que vai nortear a sua carreira como APM para se tornar Product Manager. Levando em consideração que você já vai estar atuando em uma empresa, tente trazer estes conhecimentos mais técnicos pro seu contexto atual e leve estas boas práticas para a sua tutoria.
Uma forma bacana de se aprofundar e ver exemplos/referências de outras empresas é buscar por cursos de product management, livros, ouvir podcasts da área de produto e é claro conversar com outros profissionais da área. Isso vai ajudar bastante a assimilar esta parte mais pesada do trabalho e conseguir aplicar no dia a dia.
7. Pergunte e peça ajuda sempre que entender ser necessário
Entende-se que uma pessoa recém-chegada realmente não vai ter entendimento sobre todos os processos, então aproprie-se disso e tenha coragem para falar para as pessoas mais próximas o que não entendeu o porquê de não está conseguindo fazer alguma coisa. Levantar a mão e pedir ajuda é importante em qualquer posição, e não seria diferente para uma pessoa APM.
Lembre-se que quando você pergunta para alguém que já sabe você reduz tanto o seu sofrimento quanto o tempo para execução da tarefa e esse atalho vai fazer com o que você alcance o seu objetivo de entrar e mostrar o seu valor cada vez mais rápido.
Espero que estas dicas tenham sido úteis para você que está tanto atuando como APM ou querendo entrar na área de produtos digitais e não tem lá uma visibilidade muito clara de como é o dia a dia, assim que você começa a trabalhar na área. Confira mais textos da editoria de “carreira em produto” para entender como conquistar uma oportunidade na área e se preparar melhor seja pro dia a dia como também nos processos seletivos.
Conheça o Guia de Frameworks que vai ajudar no seu dia a dia em Produto!
Reunimos diversos frameworks, conceitos, ferramentas e muito mais em um guia que vai facilitar o seu dia a dia em Produto. Com exemplos e aplicações reais, você vai poder consultar e executar as melhores práticas da Gestão de Produtos, sentir mais segurança nas iniciativas e alcançar os melhores resultados!
Clique e baixe este guia totalmente brasileiro, feito dentro do nosso contexto por pessoas que estão gerenciando produtos digitais em empresas como Creditas, PM3, Xerpay, Space Sheep Games, Nubank e Memed.