Retrospectiva PM3: o que entregamos para a comunidade de Produto em 2021
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

19 minutos de leitura

No final do ano passado, fizemos um post de retrospectiva PM3 comentando tudo que entregamos pra comunidade em 2020. Quando falamos “nós”, não se trata apenas da PM3, mas de toda a comunidade de Produto brasileira, que participa das ações e permite que tenhamos uma troca que se enriquece a cada dia. 

Em 2020, depois de tanta coisa bacana que construímos juntos, mesmo durante um ano tão incerto e desafiador, iniciamos 2021 com a motivação lá em cima, com um time enxuto de apenas 6 pessoas, sempre motivadas com a honrosa visão de tornar o Brasil referência mundial em Product Management. Hoje, com uma equipe bem mais robusta (composta por + de 25 profissionais no time e crescendo) o resultado não poderia ser outro: entregamos um valor ainda maior para a comunidade e para o mercado brasileiro, elevando a barra em Produto pra valer!

Equipe PM3 | Dezembro de 2021

Vale ressaltar que todas essas conquistas não foram apenas nossas, mas também de todas as pessoas da área de produto que compartilharam seus conhecimentos e tempo com a gente. Sendo assim, nada melhor do que relembrar e comemorar cada uma delas, certo? 

Como somos a escola referência e especializada na educação em Produto, com orgulho nós reafirmamos mais uma vez o nosso compromisso em elevar o nível da área de Produto no Brasil, nos certificando de que toda a comunidade ganhe cada vez mais. 

Espero que, com este texto, você veja o que foi possível fazer em 2021 e imagine o que faremos em 2022. Podemos, todos juntos, construir uma área de produto incrível no Brasil, no qual logo poderá se tornar referência mundial em Product Management.

Boa leitura!

1. E-book | Perguntas e respostas em entrevistas para PMs

Com a demanda de mercado crescendo, não é difícil encontrar diversas vagas para Product Management em aberto (hoje são mais de 1.000 apenas no LinkedIn!). No entanto, interagindo com a comunidade, notamos que muitas pessoas estão ingressando agora na área e ainda estão buscando se firmar nela.

Pensando nisso, desenvolvemos um material com o objetivo de auxiliar os profissionais em uma das etapas mais importantes do processo seletivo de Produto: a entrevista. 

O e-book “20 perguntas e respostas em entrevista para Product Managers” traz um conteúdo de alto valor, elaborado por lideranças de grandes empresas do Brasil, como Loft, Gympass, Hotmart, Intelipost, Neon, Resultados Digitais, Xerpa, Passei Direto, PicPay, entre outras.

Totalmente gratuito e idealizado em parceria com o podcast Papo de Produto, o material já ajudou mais de 2.000 profissionais a se prepararem para suas próximas entrevistas na área. E foi assim que iniciamos o ano!

2. PQP | Perguntas Quentes de Produto

Em 2021 demos sequência à nossa série de vídeos no YouTube, com mais 8 episódios de PQP. A ideia de falar sobre Produto de uma maneira descontraída e com profissionais incríveis combinou conhecimento e boas risadas em um só conteúdo! Confira a playlist completa.

Com temas quentes sobre o dia a dia da gestão de produtos digitais, convidamos grandes profissionais de empresas como MaxMilhas, Quanto e Nubank para, de forma bem humorada, trazer como eles enfrentam estes desafios.

3. Curso de Product Growth

Nosso terceiro curso, que foi lançado em março deste ano, trouxe ao mercado um conteúdo denso e aprofundado, abordando as melhores práticas de Growth para quem deseja transformar seu produto na principal alavanca de crescimento do negócio.

São mais de 40 horas de aula com 19 instrutores renomados, que compartilham cases reais e contribuem para a carreira de quem já trabalha com Marketing e Growth, ou que deseja se reinventar, migrando para a área ou empreendendo. 

Hoje já são mais de 700 alunos e alunas que começaram a aplicar em suas empresas as melhores práticas para conectar Marketing e Produto, gerando crescimento em escala no dia a dia. Saiba mais sobre o Curso de Product Growth!

4. Product Growth Week

Em 2021 também tivemos o nosso primeiro evento gratuito, a Product Growth Week. Celebrando o lançamento do Curso de Product Growth, reunindo 8 lideranças especialistas no assunto em 4 encontros ao vivo, que foram palco para a apresentação de muitos conceitos, cases e frameworks valiosíssimos para a comunidade de Produto.

O evento foi um sucesso comprovado por números:

  • Foram mais de 2000 inscritos;
  • Mais de 2000 horas de exibição e mais de 4700 visualizações;
  • Compartilhamos conhecimento com um total de mais de 1300 pessoas que acompanharam simultâneamente os 4 dias de evento.

5. Curso de Product Management | 2 novas aulas

Na PM3, os cursos estão em constante melhoria. Neste ano, fizemos duas grandes atualizações no Curso de Product Management, com a adição de duas aulas inéditas sobre Product Operations e Market Research.

As aulas foram lançadas normalmente para quem já era aluno, mas quem já tinha o curso expirado também teve acesso a elas gratuitamente, por um período de 3 meses. Com essa iniciativa, buscamos reafirmar o compromisso com nossa base de alunos, permitindo que todos possam se atualizar conforme o mercado de Produto evolui no Brasil e no mundo.

6. Kit de Ferramentas para PMs

Reforçando nosso compromisso de facilitar o dia a dia dos profissionais de Produto, desenvolvemos o Kit de Ferramentas para PMs, uma lista completa com opções gringas e brasileiras que vão te ajudar a resolver problemas específicos da rotina.

Organizado de forma a colocar tudo que você precisa em um só lugar, a busca fica muito mais fácil com a divisão por categorias como gestão de tempo e tarefas, integrações, automações, APIs, formulários e muito mais.

7. E-book | Guia de Frameworks para Product Managers

Quem trabalha com Produto sabe que  frameworks não funcionam como bala de prata, mas nos ajudam a dar um norte para resolver uma questão específica! 

Por isso, reunimos os melhores frameworks, conceitos e ferramentas em um guia completo com exemplos reais. Um material pensado para agregar conhecimento e, claro, servir como ponto de consulta sempre que você precisar. 

Desenvolvido em parceria com os times de Produto e Engenharia da Creditas (mais alguns outros profissionais referência na área), o e-book é totalmente gratuito e já foi baixado por mais de 10.000 profissionais. Chega de ficar horas procurando o melhor framework e, caso ainda não tenha baixado, garanta já a sua cópia deste material!

8. Curadoria de podcasts de Produto

Os podcasts são um verdadeiro sucesso e caíram no gosto das pessoas, especialmente durante a pandemia. O formato é prático para quem quer consumir conteúdo relevante, mas tem uma rotina corrida ou um perfil mais multitarefa. Se identifica com isso?

Pensando em quem curte consumir conteúdo em áudio, a PM3 fez uma curadoria de podcasts da área de produto. Na página você encontra uma lista com podcasts brasileiros e gringos que tratam de temas relacionados a Produto, Tecnologia e Negócios. 

É só navegar pela página e selecionar aquele que mais combina com você.

9. Product Marketing Week

Seguindo a linha da Product Growth Week, este ano também realizamos o primeiro evento sobre Product Marketing no Brasil, a Product Marketing Week. A iniciativa contou com o apoio da RD Station, Alura e da Product Marketing Brasil (primeiro portal e maior comunidade de Marketing de Produto do país).

Foram 3 dias de conteúdo ao vivo, online e gratuito para mais de 800 profissionais que acompanharam simultâneamente os painéis e as talks. 6 lideranças especialistas no tema compartilharam suas experiências de mercado e tiraram as dúvidas de quem aproveitou a oportunidade para interagir muito no chat! 

Ou seja, cases reais, conteúdo rico e muito networking para quem está ingressando nessa área em ascensão! Em números, tivemos:

  • Um total de mais de 2700 visualizações;
  • Mais de 500 horas de exibição;
  • Mais de 3800 inscritos.

10. Curso de Product Marketing

Logo depois da Product Marketing Week (que foi uma prévia do que viria a seguir), lançamos nosso Curso de Product Marketing, o primeiro do Brasil! 

curso-de-product-marketing-pm3-go-to-market

Mais uma grande conquista para a comunidade, que agora tem a oportunidade de garantir uma certificação de peso específica de Marketing de Produto, embasada em um conteúdo de mais de 25 horas e aplicado por 18 instrutores renomados.

Com esse conteúdo você saberá quais são as principais técnicas de branding, análise competitiva, posicionamento e tom de voz, por exemplo. Além disso, vai aprender a nomear e precificar o seu produto, assim como fazer um go-to-market certeiro!

11. Mini cases | Product Discovery e Product Marketing

Já imaginou colocar em prática o que você aprendeu no curso, criando um projeto só seu e podendo até ser reconhecido(a) por isso? Pensando nesta proposta, os cursos de Product Discovery e Product Marketing foram enriquecidos com os mini cases

Quem topa encarar o desafio pode submeter o case para a equipe PM3, que vai avaliar e oferecer feedbacks sobre o material. Os aprovados recebem ainda uma menção honrosa (além do certificado de conclusão do curso), o que confere um destaque ainda maior à conquista do(a) aluno(a). Ou seja, é uma grande oportunidade de publicar seus resultados nas redes sociais como LinkedIn e Medium (como fizeram o Eduardo Kolachnek e a Aléxia Queiroz), além de utilizar a experiência como uma força em processos seletivos.

12. Nova Comunidade PM3

Aqui na PM3, valorizamos muito cada aluno e aluna que assume o desafio de elevar a barra com a gente. Pensamos em cada detalhe para oferecer uma experiência de excelência e, por isso, ao longo de 2021 desenvolvemos diversas iniciativas para que a troca e o aprendizado fossem ainda mais incríveis. 

A começar pela nossa nova comunidade, no qual saímos de algo simplório no Slack e começamos a ter diversas atividades ao vivo e uma plataforma muito mais robusta. O objetivo da mudança foi facilitar a organização e incentivar mais discussões, mantendo todo o histórico seguro em um único local.

Graças a isso, também pudemos viabilizar experiências ainda mais enriquecedoras e cuidadosamente planejadas, como:

Mentorias em Grupo

As mentorias são encontros ao vivo, nos quais membros da comunidade podem interagir diretamente com um profissional do mercado de Produto, entendendo melhor o seu contexto e as suas atividades. E o formato se consolidou com sucesso e quem não conseguir participar ao vivo, pode assistir todas as mentorias gravadas sem custo adicional. Ao longo de 2021, foram:

  • 16 mentorias;
  • Mais de 1200 alunos participantes;
  • 11 profissionais convidados, que abordaram diferentes temas e contextos sobre Product Manager, Product Marketing, Growth, Discovery e processos seletivos;
  • Mais de 300 dúvidas respondidas durante os eventos.

Workshops Mão na Massa

Os workshops são atividades exclusivas para membros da comunidade, que acontecem ao longo de 2 dias, ao vivo e através do Zoom. Por lá, são realizadas simulações de situações reais com grupos de alunos, que tiram suas dúvidas durante todo o processo com a equipe PM3 e se preparam para já sair do espaço aplicando todo o conhecimento adquirido no seu próprio dia a dia. 

O tema da primeira edição foi roadmap e a experiência foi incrível, com dois dias intensos de muito aprendizado e trocas extremamente ricas! 30 alunos aproveitaram esse espaço seguro para receber feedbacks construtivos e testar suas habilidades com base no que aprenderam nos primeiros módulos do Curso de Product Management.

Palco da Comunidade

O Palco da Comunidade é um espaço para que os alunos e alunas possam se desenvolver para além das aulas dos cursos, aproveitando momentos síncronos e assíncronos para compartilharem conteúdos relevantes no formato de sua preferência (palestra, bate-papo, workshop, entre outros).

Considerando que nossa comunidade é composta por pessoas de diferentes locais, contextos, vivências e perfis, nosso objetivo de aprendizado constante extrai o melhor que essa diversidade pode oferecer, permitindo trocas ainda mais relevantes e construtivas. 

Ao longo do ano tivemos 3 edições de sucesso, que contaram com a participação de mais de 160 alunos e ajudaram os palestrantes a se desenvolverem como referências na comunidade.

Grupos de estudos

Os grupos nada mais são do que encontros temáticos durante os quais os alunos inscritos podem debater sobre um assunto específico.

O objetivo é formar grupos equilibrados, com contextos bem diferentes. Assim, a troca de experiências se torna ainda mais rica e focada nas dores que cada um têm sobre aquele tema.

Em 2021, tivemos 4 turmas ao longo do ano, das quais mais de 120 alunos participaram. Além de debater temas super relevantes dentro do universo de Produto, a iniciativa se mostrou uma ótima oportunidade de fazer networking e se aproximar de profissionais que vivem dilemas similares aos seus.

Vagas com diferencial PM3

A PM3 é uma referência no mercado e, consequentemente, nossos certificados são reconhecidos como um diferencial por grandes empresas. 

Buscando impactar ainda mais a carreira de quem estuda conosco, o espaço da comunidade também serve como um mural para a divulgação de diversas vagas na área de Produto, especialmente aquelas que mencionam a formação na PM3 como desejada. Só neste ano, foram mais de 400 oportunidades na área de Produto compartilhadas em nossa comunidade.

Uma das grandes vantagens de fazer parte da Comunidade PM3 é ter acesso direto às pessoas que estão recrutando, o que ajuda bastante os interessados a terem um pouco mais de contexto sobre o momento da empresa e as expectativas para a posição.

Discussões e conteúdos relevantes

Dentro da comunidade temos ainda uma seção específica para discussões. Os membros podem iniciar um debate postando sua dúvida no feed, ao passo que os demais participantes podem interagir curtindo e comentando, deixando suas contribuições.

Como a seção é subdividida em Produto, Product Marketing e Frameworks e Ferramentas, é fácil navegar pela plataforma e descobrir se alguém já levantou uma questão parecida com a sua, ou se já compartilhou uma solução que pode servir para você.

Ao longo do ano foram inúmeras as trocas realizadas e conteúdos compartilhados por ali, um espaço sempre aberto e que gera insights muito relevantes para a comunidade.

Essa área de discussão deixamos aberta para qualquer pessoa ler (clique aqui para acessar). Porém, somente alunos podem criar tópicos e/ou comentar.

Vale mencionar, ainda, que as gravações dos eventos da PM3 e de outras iniciativas também são disponibilizadas na comunidade, formando uma galeria de conteúdos aprofundados para quem quiser consultar e complementar seus estudos.

Descontos exclusivos 

Outra iniciativa que colocamos em prática para os membros de nossa comunidade é a de descontos exclusivos. Com ela, alunos e ex-alunos da PM3 podem garantir uma condição diferenciada em diversos cursos, eventos, produtos e ferramentas, ampliando ainda mais o aprendizado e a técnica absorvidos durante as aulas e discussões.

Com o apoio de grandes parcerias (como Alura, Product Camp, GenioDesks, Pluga, entre outras), garantimos 17 descontos exclusivos para nossa comunidade em 2021!

13. Blog PM3 | +150 conteúdos 

Em 2021, o Blog PM3 seguiu sendo atualizado com muitos conteúdos relevantes para a comunidade. Foram mais de 150 posts que abordam temas de carreira, estratégia de produto, frameworks, livros interessantes para a área e muitos mais! Esse volume de texto nos posiciona como o maior portal de conteúdo sobre Product Management no Brasil, recebendo o acesso de mais de 30 mil pessoas todos os meses!

Para chegar nessa quantidade enorme de conteúdos, a gente contou com a ajuda de dezenas de colunistas, que dedicaram tempo, conhecimento e energia para ajudar a gente a tornar o mercado brasileiro uma referência mundial em Produto. Por isso, um grande salve aos nossos colunistas, que tanto apoiam a comunidade!

14. PM3 Lives | 10 novas edições

Outro quadro que deu certo em 2020 e ao qual demos continuidade em 2021 foi o PM3 Lives. Mais uma vez trouxemos conteúdos aprofundados, gratuitos e abertos para toda a comunidade de Produto. Neste ano, nós desenvolvemos 10 novas lives com a parceria de profissionais de grandes empresas, como Hotel Urbano, OLX, Kenoby, Banco Inter e muitas outras.

Nas lives que já somam mais de 9500 visualizações, abordamos temas como UX, Product Growth, Métricas de Produto, Expansão de portfólio, entre outros diversos temas de interesse para a comunidade.

Foram mais de 13 horas de conteúdo, durante as quais contamos com a participação de mais de 5.000 pessoas, que assistiram ao vivo e interagiam com os palestrantes através do chat! Caso tenha perdido alguma live, você as encontra disponíveis na nossa playlist do canal.

15. Glossário de Produto | + 75 verbetes

O mercado de Produto é cheio de termos específicos e, muitas vezes, técnicos até demais. Sendo assim, é normal se perder em uma conversa, principalmente se você está chegando na área agora. Pensando em facilitar a vida de quem está todos os dias lidando com um novo framework, uma metodologia nova, ou métricas específicas, elaboramos um Glossário de Produto bem completo.

Com mais de 75 verbetes publicados, nessa página você encontra muito mais do que apenas a definição dos conceitos. Você vai aprender mais sobre a origem dos termos e as aplicações no dia a dia, assim como conferir recomendações de materiais relacionados, que vão te ajudar a contextualizar melhor o uso do verbete em questão.

O Glossário da PM3 já está como favorito no navegador de muita gente na comunidade. Toda vez que pinta aquela dúvida, você já sabe onde ir.

16. Curso de Processos Seletivos de Produto

Pensando em ajudar ainda mais os profissionais que estão interessados em entrar na área, como também quem já atua nela, mas está fazendo uma transição de empresa, em 2021 lançamos o Curso de Processos Seletivos de Produto

O conteúdo é apresentado por profissionais de RH e líderes de Produto com experiência na contratação de pessoas, com objetivo de te auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e assim ampliar as suas chances de mandar bem nos processos seletivos da área. 

Desde a estruturação do perfil no LinkedIn até a apresentação do case, o objetivo é ajudar o(a) aluno(a) a identificar quais são as suas habilidades mais fortes e como é possível colocá-las em destaque ao se candidatar para a vaga dos sonhos.

Lembrando que este curso não promete que ninguém vai conseguir uma vaga e sim potencializar as suas chances de ser bem sucedido no processo.

17. O Panorama do Mercado 2021

Assim como em 2020, neste ano entregamos mais uma edição do Panorama do Mercado de Product Management no Brasil. Conduzida entre julho e agosto de 2021 e divulgada no último mês de outubro, a pesquisa contou com a participação de 1068 respondentes (a grande maioria PMs e POs). 

Panorama de mercado 2021

Os insights obtidos nos ajudam a compreender melhor o contexto atual do mercado brasileiro de produtos digitais. Abordando tópicos extremamente relevantes (como carreira, contexto de empresas, dia a dia de produto, relacionamento com demais áreas e skills fundamentais), o relatório é uma fonte de informação completa para quem deseja entender como a área evoluiu nos últimos anos e quais são as perspectivas para o futuro.

Baixe o relatório completo e confira todos os detalhes!

2021 foi incrível!

Ufa! Quanta coisa a gente conseguiu entregar de valor na comunidade de produtos digitais no Brasil. É através de iniciativas como as listadas aqui que a gente consegue chegar cada vez mais rápido na nossa visão, que é de tornar o mercado brasileiro de tecnologia, uma referência mundial em Product Management.

Desenvolver tantas iniciativas requer um time forte, alinhado e totalmente orientado à entrega de valor. Aqui na PM3 a gente começou o ano em 6 pessoas e estamos fechando com 25 pessoas no time. Todos aqui estão genuinamente empenhados na entrega de valor que gere resultado em escala. 

Em nome de toda a equipe da PM3 queria agradecer todos que colaboraram com a gente nessa jornada incrível – colunistas do blog, convidados que participaram de lives, instrutores que gravaram aulas com a gente e até mesmo as pessoas que responderam a dúvidas em nossa comunidade. 

O que torna a comunidade de produto brasileira diferenciada é justamente a união e o ímpeto de compartilhar conhecimento, sempre pensando em ajudar o próximo. Isso está muito alinhado com nosso valor de elevar a barra. Para os próximos anos, queremos colaborar ainda mais com a comunidade e incentivamos qualquer pessoa que queira fazer isso através da PM3 a preencher este formulário para que possamos eventualmente entrar em contato.

Que venha 2022! Vamos elevar a barra juntos?