Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos por aqui é sobre qual curso da PM3 fazer. Afinal, tem muita gente querendo se aprofundar em Produto, mas ficam inseguras sobre qual é o investimento mais adequado para o seu momento.
Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. É preciso considerar uma série de fatores, que incluem questões como:
- Momento de carreira (experiência prévia, transição de carreira);
- Objetivos profissionais;
- Contexto de trabalho.
Aqui neste artigo você vai entender melhor qual é o conteúdo abordado em cada um dos nossos cursos (Product Management, Product Growth, Product Discovery e Product Marketing), entender como eles são por dentro e conferir algumas dicas de como analisar os fatores mencionados acima para fazer a melhor escolha. Vamos lá?
O que vou aprender em cada um dos cursos?
Antes de falar sobre o conteúdo, vale esclarecer que todos são muito complementares. Ou seja, se você já trabalha com Produto, naturalmente o aprendizado absorvido em qualquer um deles vai ser útil, principalmente se a sua atuação for mais generalista na área.
Vale lembrar que, ao se matricular em qualquer cursos, você tem acesso vitalício à Comunidade PM3 (maior comunidade de estudantes de Produto no país), tendo acesso a outros profissionais da área – inclusive nossos instrutores – com os quais você poderá fazer muito networking e tirar dúvidas. Lá você também terá acesso vitalício a Mentorias em Grupo, Workshops Mão na Massa, Grupos de Estudo, eventos, vagas de emprego na área, diversos descontos em parceiros e muito mais! Recomendamos dar uma olhada no vídeo abaixo, que explica em detalhe tudo que desenvolvemos por lá.
Outro ponto importante é que todos os nossos cursos são indicados para pessoas que já trabalham com Produto ou têm certa proximidade com a área. Isso porque nossos conteúdos são aprofundados e, para quem nunca teve contato, os termos utilizados pelos instrutores podem demandar uma curva de aprendizado um pouco mais avançada.Mas enfim, vamos ao que interessa!
Product Management
Esse é o curso referência na educação em Produto no mercado brasileiro (que já formou +7.000 profissionais) e é ideal para você que atua como:
- Product Owner (PO);
- Business Analyst;
- Associate Product Manager (APM);
- Product Manager e quer validar os seus conhecimentos, vendo opiniões diferentes do que já domina ou precisa melhorar.
Seu conteúdo é bem voltado para a rotina prática de PMs, abordando as melhores práticas para executar, entre outras coisas, a:
- Definição de mercado e do público-alvo;
- Estruturação da estratégia de go-to-market e da proposta de valor com foco no problema a ser resolvido;
- Definição do roadmap do produto.
Ou seja, o Curso de Product Management é para quem quer seguir carreira como Product Manager, ou quem quer ter mais conhecimento em como se relacionar com os times de produto e engenharia. Embora lançado inicialmente em dezembro de 2018, o curso recebe atualizações constantes, para otimizar ainda mais a jornada de aprendizado.
Neste curso você tem a visão plural de 18 instrutores (muito melhor, do que apenas um instrutor querendo te empurrar tudo sobre produto), que trazem cases reais de empresas como iFood, Booking.com, Grupo Boticário, VTEX, Nubank e muitas outras empresas. Saiba mais detalhes sobre as atualizações do curso aqui.
Leia também:
- Produtos digitais: como aprender mais sobre a área em 2022
- O Panorama do Mercado de Product Management no Brasil em 2021
Product Growth
O nosso Curso de Product Growth é o único que conecta de fato Growth com Produto, para gerar crescimento em escala nos seu negócio. Diferente de cursos de “Growth Hacking” que apenas foca em desafios paliativos para gerar crescimento (mais focado em Growth Marketing), neste curso você vai navegar por toda jornada dos usuários, da Aquisição, até as melhores técnicas de Monetização.
O Growth Hacking se tornou um método muito popular na área de Marketing, mas agora ele também se expandiu, mostrando-se muito eficiente em toda a empresa, principalmente para as que desenvolvem produtos digitais.
Conectar Growth a Produto pode ser muito interessante para a estratégia de crescimento de um negócio, logo, a pessoa capaz de executar essa união vem sendo cada vez mais requisitada pelo mercado. Considerando que o conteúdo é indicado para quem já tem algum contexto na área de Produto, essa é a escolha ideal para você que:
- Atua como Product Manager e está responsável por uma parte do funil pirata em Product Growth, agregando um diferencial ao seu currículo;
- Já trabalha com Growth Marketing e quer expandir seus horizontes para Produto, ingressando em uma área promissora e com muita demanda.
Nesse curso, 19 instrutores de grandes empresas do mercado (como Magazine Luiza, RD Station, OLX Brasil, Instagram entre outras) vão te mostrar o que eles fizeram para crescer seus produtos em escala, descrevendo práticas para atuar em Produto, focando em cada etapa de uma estratégia de Growth (aquisição, ativação, retenção, recomendação e monetização).
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Product Discovery
Já o Curso de Product Discovery é, assim como o de Product Growth, para quem está buscando um diferencial no mercado de Produto. Product Discovery é uma abordagem focada em entender as dores e necessidades do usuário para construir um produto que faça sentido, de maneira otimizada, organizada e que mitiga alguns dos principais riscos de produtos digitais.
Sendo assim, podemos dizer que é um curso ideal para quem já trabalha com o desenvolvimento de produtos digitais, mas está em um momento de descobertas de solução a todo instante, tentando validar hipóteses de maneira mais enxuta possível. Por essa razão, o conteúdo vai ser especialmente útil para você que atua como:
- Product Manager e apoia (ou até mesmo executa) o processo de Discovery e quer aplicar as melhores práticas, economizando assim recursos da empresa;
- UX Designer ou Product Designer, que gostaria de adotar uma postura mais estratégica ao colocar seus conhecimentos de Design em prática, conectando as técnicas aprendidas às necessidades dos usuários;
- Product Owners que queiram se aprofundar mais nos processos de Discovery na empresa.
Algo bacana neste curso é que você vai ter acesso a mais de 30 horas de conteúdo aprofundado de Discovery, desde os princípios, passando por como validar de forma lean, rodar dinâmicas de Design Thinking, entrevistas os usuários e manter uma mentalidade de descoberta constante, aprendendo através de cases reais de empresas como Booking.com, OLX Brasil, Nubank, Nuinvest, Porto Seguro e muitas outras.
Este é considerado o curso mais completo de Discovery hoje disponível no mercado, muito pelo fato da sua profundidade, mas também por ter 14 lideranças de Produto. São 14 pontos de vista, que vão te ajudar a ver exemplos e frameworks que são usados em fintechs, marketplaces, empresas B2B e B2C. Um verdadeiro arsenal com diversos cases reais.
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Product Marketing
Product Marketing é uma área ainda recente no Brasil, especialmente importante para empresas que estão passando por uma estruturação das suas equipes de produto.
A pessoa ou o time responsável por essa área se preocupa em conectar todos os setores envolvidos no desenvolvimento e na entrega de um produto (Vendas, CS, Tecnologia e Marketing). Dessa forma, é possível desenvolver um storytelling organizado, mostrando como o produto soluciona o problema que o público-alvo tem, desde a primeira interação com a empresa.
O Curso de Product Marketing é recomendado para:
- Product Managers que já executam atividades de Product Marketing (mesmo sem ter o título deste cargo), como estratégia de go-to-market, posicionamento, pricing e pesquisa de mercado, por exemplo;
- Profissionais de Marketing que querem ingressar em Produto com foco em comunicação, alinhando a visão do negócio à estratégia de produto.
Vale dizer que este é o primeiro e único curso de Product Marketing do mercado, contando com 18 profissionais que trazem frameworks utilizados e cases reais de empresas como Simillarweb, TTrelo/Jira, VTEX, RD Station, LivUp, Google Y entre outras grandes do mercado.
Leia também:
- 3 tendências de visão de liderança para Product Marketers
- Afinal, o que faz um Product Marketing Manager na prática?
Como os cursos são por dentro?
Todos os cursos da PM3 são 100% online e on demand, para que você possa assistir no seu ritmo, quando quiser e puder – sem aquela pressão de ter que participar de um treinamento chato no meio da semana das 19h às 22h! A estrutura é dividida em módulos e você tem acesso ainda a um plano de estudos, que vai te ajudar a organizar melhor o seu tempo no curso.
Dentro de cada módulo, você encontra as aulas separadas em vídeos curtos para deixar o estudo mais leve, assim como o material de apoio para download (frameworks, apresentações dos instrutores e muito mais).
Confira também o nosso vídeo que demonstra o acesso à plataforma:
O que considerar para escolher o curso ideal?
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre os nossos cursos, os conteúdos abordados neles e para quem são mais indicados, vamos às dicas:
Entenda seu momento de carreira
Muitas pessoas que ainda não estão conectadas com a área de Produto podem se sentir perdidas ao iniciar um dos cursos, devido ao conteúdo mais avançado.
Por outro lado, quem já está atuando há muito tempo como Product Manager, por exemplo, pode se interessar mais por investir em um conteúdo mais direcionado, focado em temáticas que gostaria de melhorar (como Product Discovery e Product Growth). Isso não quer dizer que o curso de Product Management não vai ser útil, mas pode ser que seu momento de carreira esteja exigindo um “algo a mais”, especialmente porque a competitividade está crescendo nessa área.
Defina seus objetivos profissionais
Você, como profissional, deseja se tornar uma liderança por influência? Quer se dedicar a trabalhar com números para obter insights? Quer fazer uma transição de carreira?
Questionar-se sobre aspectos como esses é muito importante. A carreira em Produto não é apenas uma tendência, mas também muito promissora. Você pode traçar todo um planejamento para crescer cada vez mais dentro dela, mas é importante que saiba onde quer chegar para seguir na direção certa.
Observe seu contexto de trabalho
Outra questão importante é o contexto que você vivencia no momento. Por exemplo, se a sua empresa está crescendo e a área de Produto está ficando muito sobrecarregada, pode ser o momento ideal para iniciar a implementação de Product Marketing. O mesmo vale para você que está se envolvendo no lançamento de um novo produto ou funcionalidade e não sabe qual a melhor forma de montar uma estratégia de go-to-market matadora.
Outras empresas podem estar em um momento de crescimento exponencial e que demandam uma estratégia de alavancagem mais robusta. Nesse caso, o curso de Product Growth vai contribuir bastante para que você encare esse desafio com muito mais segurança. Aliás, falando em segurança, em uma pesquisa recente que rodamos na nossa base de alunos e alunas, 84% afirmaram que, depois de fazer o curso da PM3, eles se sentem mais confiantes para executar as entregas do dia a dia. Incrível, não?
Concluindo, para saber qual curso da PM3 é ideal é para você, é importante avaliar bastante o seu contexto, suas necessidades e expectativas. Aqui no blog da PM3 você encontra conteúdos diversos que vão te ajudar a tomar essa decisão, e as respostas para dúvidas comuns estão na nossa FAQ. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado, agora é com você!