Pivotar é um verbo que vem da palavra em inglês “pivot” (girar em torno do próprio eixo). No universo das empresas e startups, o termo tem o sentido de mudar o direcionamento do negócio com o objetivo de manter a organização sustentável.
Na prática, pivotar é uma estratégia adotada para garantir a sobrevivência de um negócio em uma situação desafiadora ou diante de uma nova oportunidade de crescimento.
Não há uma fórmula mágica para pivotar um negócio, mas algumas estratégias podem ajudar nesse sentido, como:
O plano estratégico para pivotar uma empresa envolve, portanto, identificar possibilidades de inserção ou inovação em um determinado segmento, fortalecendo aquilo que a empresa já faz bem feito e mudando o direcionamento em relação ao que foi encontrado como oportunidade.
Nem sempre é fácil identificar o momento certo de pivotar um negócio. É preciso analisar muito bem o mercado e a própria empresa, avaliando essa necessidade. Mas empresas que adotam essa estratégia podem colher benefícios como:
Algumas empresas que pivotaram:
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Pivotar:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete