Por que as startups falham? - Parte 2 - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

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8 minutos de leitura

Traduzido por Bruno Coutinho.

Este conteúdo é uma tradução livre de um estudo feito pela CB Insights que pode ser encontrado originalmente aqui.

Esta é a segunda parte dele, visto que dividimo-os em 4 posts diferentes. Os conteúdos seguintes estarão disponíveis nas próximas terças.

Para ver o primeiro conteúdo é só clicar aqui.

Boa leitura!

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#15 – Falha na expansão geográfica

A localização era um problema em maneiras diferentes. A primeira é que deve haver congruência entre o conceito e a localização da sua startup

Como escreveu o serviço de mensagens instantâneas com reconhecimento de local, Meetro:

 “Lançamos nosso produto e contamos com todos os nossos amigos em Chicago. Em seguida, os maiores jornais da região fizeram ótimas matérias sobre nós. As coisas estavam indo muito bem … O problema que viremos a descobrir em breve era que ter centenas de usuários ativos em Chicago não significava que você teria dois usuários ativos em Milwaukee, a menos de 160 quilômetros de distância. Eem mencionar em Nova York, ou São Francisco. O software e o conceito simplesmente não ultrapassaram suas fronteiras físicas.

A localização também desempenhou um papel na falha das equipes remotas. A chave é que, se sua equipe estiver trabalhando remotamente, certifique-se de encontrar métodos de comunicação eficazes, caso contrário, a falta de trabalho em equipe e planejamento poderá levar ao fracasso.

Como Devver escreveu,

 “A desvantagem mais significativa para uma equipe remota é o aborrecimento administrativo. É difícil gerenciar a folha de pagamento, o seguro etc. Mesmo para uma equipe pequena foi um grande aborrecimento e distração.” 

#14 – Falta de paixão

Existem ótimas idéias no mundo, mas 9% dos fundadores das startups post-mortem descobriram que a falta de paixão por um assunto, assim como o desconhecimento pelo mesmo eram os principais motivos para o fracasso, por melhor que seja uma ideia.

No post-mortem do NewsTilt, a equipe falou abertamente sobre sua falta de interesse no assunto que escolheu: 

Acho justo dizer que realmente não nos importávamos com jornalismo. Começamos construindo um produto para comentários que veio do meu desejo de ter um sistema de comentários perfeito para o meu blog. Isso se transformou no projeto do melhor sistema de comentários de todos os tempos, o que nos levou a descobrir um cliente ideal: jornais …

Mas não estávamos realmente preocupados com o jornalismo e nem estávamos ávidos por leitores de notícias. Mas mesmo quando tínhamos o NewsTilt, não era onde íamos para absorver entretenimento, ainda era o Hacker News e o Reddit. E como poderíamos criar um produto no qual apenas estivéssemos apenas interessados ​​na perspectiva dos negócios?

A Doughbies, que levantou US$ 670.000 para um serviço de entrega de cookies sob demanda em 2013, também falhou devido à falta de interesse de seus fundadores e equipe. 

A empresa parecia estar indo bem, com margens brutas de 36% e lucro líquido de 12% no momento em que foi fechada. O problema, como afirmou o CEO Daniel Conway, era que não havia crescimento maciço ou interesse suficiente na administração do negócio: 

No final, desligamos porque nossa equipe estava pronta para avançar para fazer outra coisa.” 

#13 – Pivotar não deu certo

Pivôs como Burbn para Instagram ou ThePoint para Groupon podem ir extraordinariamente bem. Ou eles podem te direcionar para um caminho errado.

Como o post-mortem da Flowtab explica,

 “Pivotar por pivotar é inútil. Deve ser um caso calculado, onde são feitas alterações no modelo de negócio, hipóteses são testadas e resultados são medidos. Caso contrário, você não vai aprender nada.

Para David Hyman, fundador do Blin.gy, uma última tentativa de salvar sua startup do fracasso o levou a pivotar:

O Blin.gy foi um pivô do nosso aplicativo anterior, o Chosen, que tentou gamificar o espaço da competição por desempenho… Criamos uma nova visão da infinidade de aplicativos no estilo AR que criam efeitos visuais com base na detecção e rastreamento de rostos.

No final, a nova direção não conseguiu salvar a empresa:

“[Péssima experiência do usuário] teve um grande impacto em nossas métricas de retenção. Precisávamos de 40% de retorno no primeiro dia e estávamos perto de 25%. O relógio continuava correndo … Marcamos 18 reuniões de VC e pegamos a estrada com força. O feedback foi revelador e geralmente o mesmo: “Ótima tecnologia e visão. Mas como isso se torna uma plataforma?’… Não tínhamos uma resposta convincente.

 #12 – Desarmonia entre times / investidores

A discórdia com um co-fundador foi um problema fatal para as empresas deste post-mortem. Mas a discordia não se limita à equipe fundadora, passando também pelo investidor, o que pode azedar muito rapidamente a relação, como evidenciado no caso da ArsDigita.

Phillip Greenspun escreve: 

Por aproximadamente um ano, Peter Bloom (General Atlantic), Chip Hazard (Greylock) e Allen Shaheen (CEO) exerceram poder absoluto sobre a ArsDigita Corporation. Durante este ano eles:

  1. Gastaram US $ 20 milhões para voltar à mesma receita que eu tinha quando era CEO
  2. Recusaram a oferta da Microsoft (verão de 2000) para ser a primeira empresa de software empresarial com um produto .NET… 
  3. Descontinuaram o antigo produto com recurso completo (ACS 3.4) antes de terminar o novo produto (ACS 4.x)… 
  4. Criaram uma estrutura de custos muito mais alta; Eu tinha 80 pessoas, em sua maioria com salários-base inferiores a US $ 100.000 e estava gerando receita à taxa de US $ 20 milhões anualmente. A ArsDigita de Greylock, General Atlantic e Allen tinha quase 200, com novas posições executivas de US $ 200.000 ou mais…
  5. Renunciaram à liderança de mercado e à liderança de pensamento”

Na Pellion Technologies, o fim foi mais silencioso, pois seu principal patrocinador, Khosla Ventures, não acreditava mais na capacidade da empresa de executar: 

De acordo com ex-funcionários, que pediram anonimato, a Khosla Ventures perdeu a confiança de que a Pellion poderia ganhar dinheiro suficiente atendendo a um nicho de mercado. A tecnologia de lítio-metal funcionava para produtos como drones, mas o grande dinheiro no mundo das baterias está no setor automotivo

Os investidores não estavam dispostos a gastar o dinheiro necessário para desenvolver a bateria para veículos elétricos “. Em março de 2019, Khosla decidiu que a empresa fecharia e removeu o nome da Pellion de seu portfólio de empresas on-line.

#11 –  Perda de foco

Desviar-se em projetos que distraem, problemas pessoais e / ou perda geral de foco foi mencionado em 13% das histórias como contribuinte para o fracasso. 

Como MyFavorites escreveu no final de sua experiência em startup:

Finalmente, quando voltamos do SXSW, todos começamos a perder o interesse, a equipe estava se perguntando para onde isso acabaria indo, e eu queria saber se eu queria criar uma startup, ter investidores, ter a responsabilidade dos funcionários e responder a um conselho de investidores“. 

Da mesma forma, o post-mortem para a startup de comércio eletrônico DoneByNone, cita a falta de foco e seu efeito no cliente é considerado o motivo da morte da empresa:

Aqui está a longa história: somos uma pequena start-up e, como você pode imaginar, a vida tem sido bastante difícil para pequenos varejistas de comércio eletrônico – e fomos para o inferno e esperamos estar voltando de lá. Enquanto estávamos nos concentrando em outras coisas que precisavam ser resolvidas, tiramos os olhos de você e de seus problemas.”

Continua…

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Estes foram mais 5 motivos do porquê as startups falham. Para ter acesso aos próximos motivos, aguarde até a próxima semana. Porém, para ter uma educação completa de como se tornar um Product Manager e evitar falhas como estas descritas neste texto, conheça o curso de Produto da PM3.

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