Retrospectiva 2022: o que entregamos para a comunidade de Produto
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

11 minutos de leitura

Seguindo a já consolidada tradição do nosso post de retrospectiva, enfim chegou o momento de relembrar as nossas entregas do ano e comemorar o impacto que fomos capazes de gerar para a comunidade de Produto em 2022.

Hoje contamos com um time de 35 pessoas dedicadas a oferecer a melhor experiência para nossos alunos e alunas, assim como conteúdos de qualidade, que possam enriquecer o repertório de quem está vivendo sua jornada na área de Produto. 

equipe PM3 em novembro de 2022
Equipe PM3 em novembro de 2022

Como escola referência e especializada na educação em Produto, com orgulho a PM3 reafirma, mais uma vez, o compromisso em elevar o nível do conhecimento em Product Management no Brasil.

Espero que, com este texto, você veja o que foi possível fazer em 2022 e imagine o que faremos em 2023. Podemos, todos juntos, construir uma área de produto incrível no Brasil através da união da nossa comunidade, que logo poderá se tornar referência mundial em Product Management.

Boa leitura!

Conteúdos gratuitos

Começando por um dos nossos maiores compromissos, ficamos muito felizes por termos conseguido gerar conteúdo de valor para além dos cursos. Ao longo de mais um ano, a PM3 se destaca como a maior produtora de conteúdo gratuito para a comunidade brasileira de Produto. A seguir, um pouco de cada iniciativa que disponibilizamos para o mercado elevar ainda mais a barra em conhecimento:

Materiais ricos

O e-book 15 Perguntas e respostas para em entrevistas para Product Marketing já teve mais de 2 mil downloads e conta com a participação de lideranças de empresas como Neon, Meta, XPinc, VTEX, Inter, QuintoAndar e muitas outras. O conteúdo inclui dicas valiosas para quem vai encarar uma entrevista na área.

Masterclasses

Foram 4 lives ao vivo – totalizando mais de 5 horas de conteúdo totalmente gratuito – que abordaram temas da rotina em Produto. Confira a lista de todas para assistir:

Pesquisas de mercado

O Panorama do Mercado de Product Management teve sua terceira edição em 2022. Esse é o primeiro e único raio-x sobre a área de Produto no Brasil, que fornece insights cada vez mais aprofundados sobre o perfil das empresas e dos profissionais que nela trabalham. Nesta última edição ela contou com mais de 2.000 respondentes e expõe os desafios da profissão aqui no país.

Blog e glossário

Apenas em 2022, foram 65 novos verbetes no Glossário de Produto e 227 novos artigos publicados aqui no Blog PM3. Seguimos crescendo na produção de conteúdos gratuitos em texto, buscando facilitar a compreensão sobre o universo de Produto e contando com o apoio de colunistas, profissionais do mercado que compartilham suas análises e cases por meio dos seus artigos.

Lançamento do podcast Mesa de Produto 

Dando mais um passo importante no propósito de compartilhar conteúdo gratuito de alto nível, em 2022 o Estúdio PM3 chegou com tudo. Por lá produzimos muitos conteúdos para nosso canal no YouTube e para o Mesa de Produto, um dos programas do PM3 Talks. No total foram 10 episódios, os quais você pode assistir por esta playlist do YouTube, ou acessando nosso perfil no Spotify. No último episódio da primeira temporada, por exemplo, recebemos Orkut Buyukkokten, fundador do Orkut.com.

Tivemos ainda 11 episódios do Mestres de Produto, com bate-papos repletos de dicas de grandes profissionais, que atuam em empresas como Loft, Pipo Saúde, VTEX e muitas outras. Você encontra todos eles aqui.

Atividades e eventos da Comunidade PM3

Ao mesmo tempo em que esses conteúdos iam sendo produzidos, também observamos o crescimento da Comunidade, que proporcionou muitas trocas e encontros riquíssimos em 2022. Tivemos:

  • 350 tópicos de discussões na comunidade;
  • 700 vagas publicadas da área de Produto;
  • 16 Mentorias em Grupo com + de 2.000 de participantes;
  • 10 edições do “Palco da Comunidade”;
  • 26 horas de conteúdos gravados na comunidade;;
  • 2 Happy Hours presenciais PM3;
  • 1 Encontro de líderes;
  • 3 Desafios PM3 com +de 1.600 feedbacks nas dinâmicas de peer review.
Happy Hour da Comunidade PM3 em Florianópolis
Happy Hour da Comunidade PM3 em Florianópolis

Novidades nos cursos

Essa proximidade com nossos alunos e alunas permite que estejamos sempre atentos aos feedbacks e às necessidades de quem nos acompanha. Por isso, em 2022 lançamos mais 2 cursos e atualizamos o Curso de Product Management, que teve sua primeira versão lançada em 2018.

Curso de Product Analytics

O curso reúne um conteúdo completo e aprofundado – de mais de 20 horas – sobre análise de dados para a área de Produto, com exemplos práticos de empresas como Nubank, Creditas, Grupo Boticário e Google.

Sabemos que esse conhecimento é muito importante para que profissionais da área possam tomar decisões mais assertivas com o auxílio de dados concretos, assim como ter mais clareza do que fazer quando não tiverem dados suficientes. 

Saiba mais sobre o curso aqui.

Curso de Product Leadership

Com mais de 25 horas de conteúdo gravado, o curso foi feito para pessoas líderes ou seniores na área de Produto (com mais de 3 anos de experiência). 

Desenvolvemos esse material para pessoas que precisam ir além da gestão de pessoas, exercitando uma visão sistêmica e conectando-a com os entregáveis do negócio, priorizando com precisão e excelência. Você vai conferir cases práticos de empresas como OLX Group, Nubank e Zé Delivery, entendendo de forma prática como as lideranças de Produto se organizam no dia a dia.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Atualização do Curso de Product Management

Acompanhando as mudanças do mercado de Produto, notamos a necessidade de atualizar nosso primeiro curso. Foram 15 aulas regravadas + 30 materiais de apoio adaptados e revisados. Você pode conferir mais detalhes sobre essa atualização aqui.

Product Camp realizado pela PM3

Além de tudo isso, em 2022 a PM3 adquiriu o direito da marca do Product Camp e se tornou a realizadora oficial do evento. Esse foi um passo muito significativo na nossa história, pensando no quanto valorizamos esse contato presencial e a interação com a comunidade.

Sempre estivemos presentes nos anos anteriores, mas em 2022 preparamos tudo com muito carinho e dedicação para receber 1.650 pessoas no Espaço Frei Caneca (São Paulo), nos 2 dias de evento. Com o tema “We got the power“, buscamos transmitir uma mensagem de união, especialmente depois de um período tão incerto, durante o qual sequer pudemos estar juntos no mesmo espaço.

Contamos com a presença de convidados ilustres, como Orkut Buyukkokten e Martina Lauchengco, além de diversos palestrantes que apresentaram cases e insights de alto nível. Sem dúvida, impossível não destacar também o networking, que se fortaleceu durante os dias de evento. Tanto nos momentos de pausa entre as apresentações, quanto durante os coffee breaks e happy hours, foi especial fechar o ano vendo tantas pessoas se conhecendo pessoalmente, trocando experiências e fortalecendo ainda mais sua rede de contatos nos diversos pontos de interação do espaço.

Concluímos esse desafio com muito orgulho e satisfação, com a certeza de que o PCamp é fundamental para que a comunidade de Produto cresça cada vez mais, especialmente pensando na qualidade das discussões que circulam dentro dela.

Deixamos um enorme agradecimento a todos que participaram e contribuíram para que a edição de 2022 fosse um sucesso, reforçando que ano que vem vamos trabalhar para que seja ainda melhor!

Membros da Comunidade e participantes do evento no stand PM3 no Product Camp 2022
Membros da Comunidade e participantes do evento no stand PM3 no Product Camp 2022

Nossas principais conquistas

Pensando em todas essas ações e novidades que foram fruto de muito esforço, colaboração e troca com a comunidade, podemos dizer que alguns números traduzem nossas principais conquistas em 2022. São eles:

+  de 25 mil alunos e alunas 

Este é o número de pessoas já confiaram na PM3 para expandir seus conhecimentos. Focando em conhecimento prático e cases reais do mercado brasileiro, nosso conteúdo se torna parte da vida de um número cada vez maior de pessoas.

+  de 10 mil membros na Comunidade PM3

Nossa comunidade exclusiva e vitalícia abre espaço para o aprendizado contínuo, com mentorias e diversas atividades ao vivo para que todos possam ir além das aulas. Seja para colocar a mão na massa ou para tirar dúvidas e compartilhar materiais, é fato que as discussões ficam cada vez mais ricas conforme mais pessoas se engajam a cada ano.

comunidade PM3

+ de 500 empresas confiam na PM3

Grandes empresas também confiaram na PM3 em 2022 para estruturar e capacitar seus times de Produto, como Localiza, Grupo Boticário, Nubank, Zé Delivery, Natura, Movida e Bradesco, para citar algumas. Caso a sua empresa queira também contratar PM3 para melhor preparar os times de Produto por aí, basta entrar em contato através desta página.

empresas que confiam na PM3

+ 100 matérias na mídia

2022 também foi muito marcante para a PM3 no que diz respeito à presença na mídia. Foram mais de 100 matérias em grandes veículos de comunicação, como Forbes, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Exame. Confira algumas:

A barra subiu ainda mais em 2022

Todas essas conquistas também são de toda a comunidade, e por isso fica um grande agradecimento também àqueles colaboraram conosco nessa jornada incrível – colunistas do blog, convidados que participaram de lives, vídeos e episódios de podcast, instrutores que gravaram aulas com a gente e a todos nossos alunos e alunas. 

Para 2023, eu espero que a nossa comunidade brasileira consiga se unir ainda mais, pois somente essa união vai nos permitir alcançar outros patamares. O ímpeto de compartilhar conhecimento, sempre pensando em ajudar o próximo, é o que irá nos diferenciar.

Isso está muito alinhado com nosso valor de elevar a barra. Para os próximos anos, queremos colaborar ainda mais com a comunidade, e incentivamos qualquer pessoa que queira fazer isso através da PM3 a preencher este formulário, para que possamos eventualmente entrar em contato.

Que venha 2023!