Lewis Carroll, ao escrever “Alice no País das Maravilhas”, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire a Alice:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Trazendo para realidade de Produto, se a sua empresa não tiver uma visão de produto definida, qualquer caminho servirá. Logo, vai ser difícil você definir um roadmap que trará valor a longo prazo para o negócio. Afinal, qual será o filtro para priorizar e eliminar demandas que surgem no dia a dia da área?
Joca Torres, enfatiza no Curso de Product Leadership, que a alocação de tempo de um líder de produto em visão e estratégia é de 10%, porém é a sua responsabilidade mais importante, já que ela deriva todo o trabalho de desenvolvimento de produto.
“Quanto mais juniores os gestores de produto, mais tempo deverá ser dedicado ao seu desenvolvimento e à gestão de expectativas.”
– Joca Torres
Mas, o que é visão de produto?
De acordo com Marty Cagan, a visão de produto descreve o futuro que nós estamos tentando criar, algo entre dois ou cinco anos no máximo.
Sendo assim, é uma das nossas principais ferramentas para manter a organização verdadeiramente focada naquilo que importa para o cliente. Pois, assim que uma empresa cresce a ponto de haver várias equipes de Produto, é muito fácil para cada equipe de produto se envolver em seus próprios problemas e em seu próprio trabalho, perdendo de vista o objetivo geral.
A visão do produto representa o objetivo comum e constantemente nos lembra do propósito maior.
Neste artigo, você vai acompanhar o processo de criação da visão de produto de uma startup que tem como propósito transformar o varejo usando tecnologia para possibilitar melhores decisões. No último ano, a empresa cresceu muito e com as inúmeras oportunidades, lançou diversos produtos para atender o mercado que atua.
Minha primeira missão na área foi entender o negócio e construir colaborativamente a visão do produto.
Como construir a visão do produto em 6 etapas
O processo para entendimento do negócio foi feito através de conversas com líderes da empresa, Product Managers dos produtos, pessoas da área comercial e Customer Success, participação de reuniões de vendas e reuniões de acompanhamento do cliente e entrevista direta com clientes. Com isso, pude compilar e estruturar o conhecimento nas seguintes etapas:
1. Entendimento da empresa e mercado
Para construir o futuro, é necessário entender o passado e os passos percorridos até o momento. Entendi o modelo de negócio, a base de clientes, os objetivos estratégicos de longo prazo da empresa e principais indicadores, o tamanho do mercado e concorrentes.
- Modelo de negócio: entenda qual o segmento, tipo de cliente (B2C, B2B, D2C, C2C), modelo de receita, modelo (On-promise, IaaS, SaaS, PaaS);
- Base de clientes: cada empresa usa ferramentas próprias, neste caso busquei entender as ferramentas utilizadas pelo time comercial e CS. Nem sempre serão sistemas, o bom e velho amigo Excel criado pelas áreas é uma das melhores ferramentas para obter conhecimento. Pedi acesso as ferramentas para mergulhar e entender os clientes;
- Objetivos e indicadores: a empresa utiliza uma ferramenta chama Qulture Rocks e pude entender o histórico dos OKRs e objetivos. Além de conversar com as lideranças para entender a estratégia da empresa;
- Tamanho do mercado: uma ferramenta gratuita para ajudar a dimensionar o seu mercado é: https://consultacnpj.com/. Essa ferramenta fornece a quantidade de empresas por segmento de mercado e com a pesquisa de outros dados, você pode enriquecer esta informação;
- Concorrentes: fiz o levantamento dos principais concorrentes e pesquisei informações disponíveis para os produtos do mercado e como estávamos posicionados.
2. Entendimento dos produtos
Nesta etapa busquei entender quais as dores que cada produto busca resolver e fiz um desafio, como se fosse um usuário do produto para entender a usabilidade e a jornada do cliente dentro das nossas soluções. Algo muito comum em startups que crescem rápido é a falta de documentação e nesta etapa realizamos o mapeamento de todas as funcionalidades de cada produto e iniciamos a criação do mapa das histórias do usuário.
No Curso de Produto Discovery, Natalia Arsand explica que o mapa das histórias do usuário é uma ferramenta para capturar e articular detalhes importantes das interações do cliente com o nosso produto. Pode ser “como é” ou “como será”.
Essa ferramenta traz clareza às nossas ideias de como solucionar o problema do usuário com o nosso sistema e nos faz ter entendimento das “oportunidades”. Para construir é necessário definir as etapas e detalhes das ações.
- As etapas são interações de alto nível e precisamos usar verbos para escrevê-las;
- Os detalhes são interações que acontecem em cada etapa e é focado em funcionalidades. Os detalhes também começam com verbos.
Uma dica é criar um board no MIRO para fazer este mapeamento.
3. Benchmarking de outras empresas
Realizar pesquisas com empresas de outros setores é uma ótima ferramenta de inspiração e insights para aplicação no seu negócio. Uma das empresas que estudei foi a Hubspot e o processo que ela percorreu até se tornar uma plataforma.
Na imagem a seguir, é possível perceber a evolução da solução e o impacto desta mudança nos indicadores da empresa: aumento do LTV e lock-in do cliente.
O Medium está repleto de artigos com análises do modelo de negócios das empresas e suas histórias. Além disso, você também pode escolher empresas que admira e buscar informações sobre o seu crescimento.
4. Desenho da primeira versão da visão
Com um mapa de informações sobre o negócio, fiz o primeiro esboço da visão através de um desenho e uma frase curta, suficiente para dar clareza sobre o que queremos alcançar nos próximos 3 anos.
5. Validação e refinamento
Com o desenho em mãos, o passo seguinte foi validar a construção da visão do produto para entender se ajudaria a empresa a alcançar os objetivos estratégicos de longo prazo da companhia.
Essa validação começou com os PMs, designers e, por fim, as lideranças. Nessa fase é essencial, o debate e entender os principais feedbacks da primeira versão construída. A partir dos feedbacks, é seu papel refinar a visão até as lideranças entenderem que o que foi definido traz clareza para atingir os objetivos de longo prazo.
6. Comunicação para a empresa
Invista um tempo considerável para comunicar a visão do produto para toda a empresa e sempre que possível, relembre-a para garantir que todos os times estejam caminhando para a mesma direção.
Essa é uma forma de inspirar as equipes, stakeholders, investidores e parceiros a quererem ajuda para fazer desta visão uma realidade.
Joca Torres sugere que a visão seja definida o mais rápido possível, pois sem isso não dá para fazer o resto e que devemos revisar anualmente e quando houver mudanças no cenário externo ou interno. Não devem mudar todo ano, mas é importante revisar anualmente.
Colocando em prática
Além das etapas que segui para construir a visão, deixo como inspiração os princípios-chave para a criação de uma visão eficaz de produto de Marty Cagan:
- Comece pelo porquê. Use a visão de produto para articular o seu propósito;
- Apaixone-se pelo problema, não pela solução;
- Não tenha medo de pensar grande na visão;
- Não tenha medo da disrupção porque, se não o fizer, alguém o fará;
- A visão do produto precisa inspirar;
- Determine e adote tendências significativas;
- Vá para onde as coisas estão caminhando, não para onde elas estavam;
- Seja teimoso com a visão, mas flexível nos detalhes.
Perceba que qualquer visão de produto é um voto de confiança. Se você puder realmente validar uma visão, então sua visão provavelmente não é ambiciosa o suficiente;
Evangelize contínua e incansavelmente. Não existe algo como a comunicação excessiva quando se trata de explicar e vender a visão.
Se você como líder da área de Produto não tem uma visão definida, é sua missão fazer este job para que todo o time seja direcionado de forma estratégica.
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