Como funciona a área de Produto no Zé Delivery
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

6 minutos de leitura

Essa nova série é para compartilhar com o Brasil e o mundo como as empresas estão estruturando a sua área de Produto para construir produtos cada vez melhores. Espero que esse e outros artigos da série sirvam de benchmark para qualquer empresa e em qualquer estágio, pois estaremos conversando com diferentes tamanhos de empresas.

Nesta edição vamos falar sobre o Zé Delivery com a ajuda do Tiago Divino, que é Head de Produto, do Rodrigo Medeiros – Tech Program & Portfolio Lead Manager, e também da Patricia Pacheco, Group Product Manager.

Obrigado por compartilharem e ajudarem a comunidade brasileira de Produto, Patrícia, Divino e Rodrigo 🙏

Essa entrevista foi separada em 4 aspectos:

  1. Equipe
  2. Planejamento
  3. Cerimônias
  4. Ferramentas

A área de Produto no Zé Delivery

1. Equipe

  • Quantos PMs vocês têm atualmente?

R: 52 considerando PMs, APMs, GPMs e Heads de Produto.

  • Como vocês estruturaram suas equipes? Em torno de produtos, tipos de usuários, jornada do usuário, métricas ou um mix? Como isso mudou ao longo dos anos?

R: Acabamos de passar por uma transformação que nos prepara para escalar o produto, no qual saímos da visão de atores, os tipos de pessoas usuárias que compõem o nosso modelo de negócio, em que cada tribo focava no desenvolvimento de produtos direcionados para cada persona, e passamos a trabalhar numa visão de jornada alinhada com os problemas/oportunidades de cada etapa, na qual direcionamos os esforços para promover integração e visão sistêmica nas tribos. Dessa forma, entendemos que a nossa capacidade de execução estaria mais alinhada à nossa estratégia.

  • Produto e Design reportam para a mesma pessoa? Sempre foi assim ou mudou?

R: Atualmente reportam, porém essa foi uma mudança recente, há poucos meses tínhamos lideranças diferentes para cada área.

  • Como é gerir Produto e Design ao mesmo tempo? Você enxerga vantagens nessa estrutura? E a gestão de engenharia? É um par da liderança de produto? 

R: Hoje o nosso formato também se assemelha a CTO e CPO, temos a Fernanda Faria como diretora de produto e design e o Thiago Lechuga como diretor de engenharia. Mas para garantir alinhamento, temos rotinas em comum com todos os times. 

  • O Zé Delivery tem carreira em Y? Se sim, como funciona?

R: Sim. Ainda estamos no começo dessa estruturação, mas já contamos com um quadro de especialistas e principals/staff de Produto, Engenharia de Software e Program Management. Nesses casos, além da progressão junior > pleno > sênior, há a possibilidade de se escolher entre a carreira especialista ou a carreira de gestão.

2. Planejamento

  • Até que ponto (data/período) vocês planejam as coisas?  

R: Nós temos diferentes processos para as demandas de planejamento dentro do nosso ecossistema. Olhando para o negócio global que fazemos parte, temos planejamentos anuais, e também de 1, 3, 5 e 10 anos, visando promover alinhamentos contínuos de futuro para toda a organização.

No curto prazo,  construímos roadmaps anuais, que chamamos de P1A (1 year plan), que são aprofundados e iterados a cada quarter, e detalhados em planos de delivery para acompanhamento dos nossos programas. Esses roadmaps são construídos antes da virada do ano e desdobrados no começo do ano seguinte.

  • Vocês usam OKRs ou alguma metodologia especifica para ajudar no planejamento e alinhamento?

R: Utilizamos OKRs como ferramenta para estruturar e documentar nosso planejamento de produto, que servem para acompanhamento durante os quarters e têm conexão direta com as métricas centrais de negócio. A cada quarter temos uma iteração estratégica para avaliar se ainda fazem sentido, e podemos defini-los caso faça sentido.

3. Cerimônias

  • Como funcionam as reuniões de product review?

R: Não temos uma cerimônia específica de product review, mas temos uma dinâmica de acompanhamento semanal de roadmap, no qual cada contexto compartilha novos lançamentos,  impactos e aprendizados que servem como guia durante o quarter para avaliarmos se nossos Objetivos e KRs estão alinhados, bem como garantir que estamos evitando retrabalho.

  • Quem participa dessas reuniões? Qual a frequência e quem toca elas?

R: É aberta para todas as pessoas de produto, UX, tech, dados e business, e conduzida por Heads e GPMs.

  • E as design critiques, como funcionam? PMs participam?

R: Não são cerimônias apartadas, mas parte do fluxo de validação que temos na dinâmica de planejamento e desenvolvimento das squads. Além disso, temos um hábito de validação coletiva assíncrona por Slack, em que padronizamos uma comunicação em um canal chamado “design review“, onde os designers postam o que estão fazendo para pessoas de diferentes contextos podem dar feedbacks e criticar.

4. Ferramentas

  • Qual é a principal ferramenta que vocês usam? 

R: Hoje a ferramenta que concentra a maior parte das informações – como descobertas, documentações e fluxos – é o Notion. 

  • E quais outras vocês usam? 

R: No geral, usamos ferramentas de gestão e estruturação de informação como  ira, Confluence, Notion, Google Sheets, Docs além do Slack para comunicação assíncrona.

  • Existe algo único, que talvez seja até cultural, na forma que vocês criam e melhoram produtos?

R: Entendimento de dores e necessidades da pessoa consumidora. Temos uma busca sem fim em entender melhor o comportamento das nossas usuárias, desde o uso do app, até as ocasiões de consumo, gatilhos de oportunidades.

Obrigado pelas respostas, Divino!!

Para saber mais sobre o Zé Delivery, visite o site, conecte-se no LinkedIn com o Divino e com o Rodrigo Medeiros, ou ainda, veja as vagas abertas no Zé Delivery!

PS: Já tenho algumas empresas programadas para esta série, mas sigo buscando outras. Acha que sua empresa poderia fazer parte? Me manda uma mensagem pelo LinkedIn ou por outra rede social 🙂 

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