Retrospectiva dinâmica: use gamificação para engajar os participantes
Eduardo Borges

Eduardo Borges

Product Manager na Fundação Eco+

10 minutos de leitura

Certamente você deve conhecer diversos modelos que podemos fazer de retrospectiva, mas será que estamos sendo eficientes e engajando a equipe da melhor forma? No site “EasyRetro” tem 14 formas mais populares de conduzir uma retrospectiva (clique aqui para acessar a lista completa) e aqui vou compartilhar os 3 modelos simples para se realizar esse processo:

  • Engajamento
    • O que foi bem
    • O que podemos melhorar
    • O que faltou
    • O que esperamos
  • Mais, Menos e Diferente
    • O que mais gostei
    • O que menos gostei
    • O que faria diferente
  • Melhorar / Continuar / Parar
    • Precisamos melhorar
    • Podemos continuar fazendo
    • Melhor parar de fazer
    • Ações
modelo tradicional de retrospectiva
Modelo “tradicional” de retrospectiva

Agora que você já recordou das premissas de uma retrospectiva, por que não fazermos algo mais dinâmico e interativo com o time? 

Vem conhecer e entender como estruturar uma retrospectiva gamificada e fazer com que seu time fique mais engajado e disposto a evoluir com as lições aprendidas.

O que é uma retrospectiva?

Ao longo de uma sprint temos diversos desafios com atividades, pessoas, processos e stakeholders e claro que além de aprender com tudo isso quase todos os dias, é um baita desafio fazer gestão de todas essas frentes.

Uma metodologia bastante usada nas empresas é o Scrum, uma estrutura para gerenciamento de projetos que nos auxilia para organização e tomada de decisão para novas rotas, trazendo clareza e dinamismo no dia a dia do trabalho.

O Scrum possui as seguintes cerimônias:

  • Planning;
    • Definir o objetivo da sprint;
  • Daily;
    • Identificar os impedimentos que precisam ter ações;
  • Review;
    • Entender as atividades que foram concluídas, quais não foram concluídas e qual o estágio atual do que precisamos fazer.
  • Retrospectiva
    • Alinhamento do que deu certo e não deu certo, criando temáticas para esses pontos levantados e desenvolvendo um plano de ação.

Mas como nem tudo são flores, sabemos que existe uma grande dificuldade do time em aprender, registrar e executar tarefas após as lições aprendidas.

Como você acha que esse processo será mais dinâmico, eficiente e trabalho diretamente com o alinhamento da estratégia prevendo desdobramentos da equipe??

Então vamos lá, estou aqui para contribuir com vocês como podemos deixar esse processo mais dinâmico.

Como estruturar uma retrospectiva gameficada?

Resolvi usar o modelo das cartas feitas pela PM3 em um jogo de “quebra gelo” em um dos encontros realizados por eles, e de forma situacional conseguimos compartilhar as lições aprendidas da última sprint.

A preparação foi a seguinte:

1. Criei um formulário para colher as lições aprendidas

O formulário continha 6 perguntas focadas em saber os seguintes pontos:

  • Área de atuação (porque tínhamos 2 áreas envolvidas nesse processo);
  • Entender a importância que o time dava a esse processo de lições aprendidas;
  • Qual etapa de do desenvolvimento do produto havia mais problemas;
  • Descritivo da experiência vivida (boa ou ruim);
  • Qual melhor forma o time achava que poderíamos compartilhar as lições aprendidas.

2. Compilei as informações por similaridade

Com o resultado em mãos eu fui entender melhor quais etapas eram mais comprometidas e tinham mais problemas e sucessos envolvidos no processo. Além disso, aprofundei nos temas mais comentados entre as áreas e busquei fazer uma ligação entre elas. 

3. Usei uma forma mais simples e descontraída (memes)

Sabendo as áreas mais afetadas, das similaridades dos temas, como fazer isso virar uma situação para as cartas? Fiz relações com os temas:

  • Comunicação;
  • Relação com cliente;
  • Organização;
  • Oportunidades.

4. Traduzi tudo isso para as situações informadas no formulário

Com esses dados em mãos, consegui juntar os temas, com situações e por fim traduzir em contextos reais para que o time pudesse compartilhar as lições aprendidas. Depois de tudo isso, basta recortar, colar e abusar da imaginação.

Aqui um modelo de carta e inspirações para cartas situacionais:

  • Marie Kondo passou por aqui!
    • Sobre os produtos que você trabalha, como você organizaria melhor a solicitação de informações/dados do cliente?
  • Run Forrest run…
    • Identificamos uma oportunidade para um novo produto que ainda não temos estruturado, como organizar essa demanda?
  • Elementar meu caro Watson…
    • Comente com seu grupo uma forma de como identificar uma dor do cliente dado que em alguns momentos sentimos que ele não conhece tanto sobre o assunto que estamos trabalhando.
cards do modelo PM3
Modelo de retrospectiva baseado nos cards PM3

Clique aqui e acesse os cards da PM3 para usar como referência na sua retrospectiva e/outros processos.

Como conduzir a dinâmica?

  • Passo 1

Breve contextualização sobre a nova forma de retrospectiva, dado a experiência do time sobre o tema. A ideia aqui era termos as pessoas na mesma página e engajadas a solucionar problemas e aprender com os acertos que tivemos.

  • Passo 2

Criamos um ambiente onde naquele momento iríamos refletir e compartilhar os acontecimentos uns com os outros, de forma simples, objetiva e estruturada.

  • Passo 3

Separamos a equipe em 2 grupos e enquanto uma pessoa pegaria uma carta, faria a leitura da situação e compartilharia com o restante do grupo a situação, trazendo seus aprendizados frente ao tema. Aqui os outros participantes anotaram SOLUÇÕES possíveis para aquela situação compartilhada.

  • Passo 4

Já com as soluções descritas fizemos o exercício de organizar em um mapa de afinidade. Esse processo foi importante para sabermos  quais temas apareceram e eram mais relevantes para trabalhar posteriormente.

  • Passo 5

Estruturamos os encaminhamentos frente aos temas e soluções proposta pelo time a ser considerado na próxima sprint. Tivemos bons insigths construídos pelo time, onde após estruturado conseguimos ter uma visão clara de como aprender com as situações e se preparar para a próxima sprint de forma diferente.

dinâmica de retrospectiva com os cards
Aplicação da dinâmica com os cards

Perguntas frequentes sobre retrospectiva dinâmica e gamificação

Quais são alguns exemplos de atividades criativas para tornar as retrospectivas mais dinâmicas?

Atividades criativas podem tornar as retrospectivas mais envolventes e produtivas. Alguns exemplos incluem:

  • Jogo dos Superpoderes: Cada membro da equipe compartilha um “superpoder” que eles trouxeram para o projeto e um “superpoder” que gostariam de desenvolver.
  • Retrospectiva da Linha do Tempo: Crie uma linha do tempo visual do projeto e peça aos membros da equipe para adicionar eventos importantes, pontos altos e desafios.
  • Roda da Felicidade: Desenhe uma roda dividida em seções como comunicação, colaboração, ferramentas, etc. Peça aos membros da equipe para avaliar cada área e discutir maneiras de melhorar.
  • Histórias em Quadrinhos: Use desenhos ou gráficos simples para criar uma história em quadrinhos que represente o projeto ou sprint, destacando momentos importantes e aprendizados.

Como posso garantir que todos os membros da equipe participem ativamente durante a retrospectiva?

Para garantir a participação ativa de todos os membros da equipe:

  • Crie um ambiente seguro: Assegure que todos se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões sem medo de julgamento.
  • Utilize técnicas de facilitação: Métodos como a técnica do “round-robin” (onde todos falam na ordem) ou o uso de post-its para que todos escrevam suas ideias antes de compartilhar podem ajudar.
  • Diversifique as atividades: Alterne entre diferentes tipos de atividades e formatos para manter as sessões interessantes e dinâmicas.
  • Distribua a responsabilidade: Deixe diferentes membros da equipe facilitarem a retrospectiva de vez em quando para aumentar o engajamento.

Como lidar com conflitos ou tensões que surgem durante a retrospectiva?

Conflitos e tensões são normais e podem ser construtivos se gerenciados corretamente. Algumas estratégias incluem:

  • Estabeleça regras básicas: Antes de começar, defina regras claras para a discussão, como respeito mútuo e não interromper os outros.
  • Use a técnica do “sandwich de feedback”: Encoraje a equipe a dar feedback começando com um comentário positivo, seguido por uma área de melhoria, e terminando com outro comentário positivo.
  • Facilitação neutra: Um facilitador neutro pode ajudar a mediar conflitos e manter a discussão focada e produtiva.
  • Foque nos problemas, não nas pessoas: Oriente a equipe a discutir problemas e soluções de forma objetiva, sem personalizar as críticas.
  • Siga com ações: Identifique passos concretos para resolver os problemas levantados e acompanhe regularmente o progresso dessas ações.

Conclusão

No fim do dia, tivemos entre os grupos muita similaridade, quanto aos temas segmentados e um alinhamento bastante conciso sobre o que e como conseguiríamos trabalhar.

O feedback foi super positivo pois as pessoas entenderam que ao compartilhar, ouvir e escrever soluções para dores reais e iguais aos que os outros colegas passam no dia a dia conseguiam ter um alinhamento maior e alinhado com o que a Instituição precisava.

O diferencial desse processo certamente foram as trocas, os momentos de compartilhamento e de ajustes para os que e como iríamos fazer dali pra frente. No fim foi o que mais importou para todo o grupo por a forma de fazer nossa retrospectiva.

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