A Creditas é uma scale-up que já passou pela maioria dos ciclos de uma startup, passando pela escalada e há um tempo se tornou unicórnio. Agora, o objetivo é dar o próximo e mais importante passo: atingir o breakeven. E para esse momento, investimos pesado em OKRs, desdobrando os objetivos entre as muitas áreas que existem na empresa, fazendo que com esse objetivo fosse um mantra, citado em praticamente todas as reuniões e fóruns.
Contextualizando: OKR foi um conceito criado por Andy Grove da Intel, mas ele ganhou popularidade quando John Doerr aplicou e evangelizou esse conceito no Google. Na prática, ele faz com que aquilo que os donos da empresa definem como objetivo da companhia (O), pois obviamente é o tópico mais importante naquele ciclo, seja amplamente sabido pelos outros funcionários e líderes da empresa. Dessa maneira, eles podem medir exatamente o que vai mexer o ponteiro para que o objetivo possa ser atingido (KR).
OKR é uma ferramenta de comunicação
Uma dificuldade que eu particularmente enfrentei ao me aprofundar nesse conceito foi como saber se o trabalho que minha equipe estava realizando estava realmente impactando positivamente os KRs. E, consequentemente, os objetivos da empresa.
Infelizmente, a realidade para a maioria das pessoas que trabalham com produtos no Brasil é essa. Uma solução pronta que precisa ser passada para o time de engenharia desenvolver. Não temos certeza se gera impacto positivo para o negócio, nem quais os ganhos exatos desse desenvolvimento. Não sabemos nem ao mesmo o que medir para saber se o desenvolvimento teve sucesso.
Se você está pensando em evoluir na carreira, saindo tanto do tático para uma posição mais estratégica, tente trazer uma visão macro. Conforme você vai evoluindo, é natural que você se torne cada vez mais uma ponte com o alicerce muito mais forte com o CEO. E para te ajudar nessa visão macro, eu gostaria de expressar um pouco do que estou vendo no curso de Product Analytics da Cursos PM3 com o professor Thiago Belluf.
É um conceito de KPIs tree, fazendo uma tradução mais prática e visual das métricas de uma área. Essa árvore te ajuda a desenhar de maneira prática como o que você está fazendo impacta nos KRs e Objetivos da companhia. Ela funciona de maneira muito pragmática: é um desdobramento prático das métricas da empresa.
Desenhando uma árvore de métricas na prática
Imagine-se trabalhando em uma empresa que comercializa camisetas e produtos de moda. O objetivo da empresa para este ano é aumentar a receita em X% ou o lucro em R$ XX,XX. Os key results podem variar, desde o aumento das vendas de camisetas até a redução dos custos logísticos. Ou, ainda, o aumento da margem de lucro dos acessórios.
Você pode utilizar essa comunicação para justificar a priorização de determinadas demandas, pense num cenário onde a operação demandou a necessidade de “parametrizar as estampas no site” e por outro lado você identificou uma oportunidade de “Integrar via API com um ERP parceiro para otimizar o fluxo logístico”. Uma vez que a segunda tem um claro benefício na redução de custos de logística e consequentemente mais sinergia com os objetivos da empresa, ela deveria ser prioridade.
Agora vai o “trick” da questão: como vou saber se minha integração com API está realmente reduzindo custo de logística? Aqui cabe o exercício da árvore de métricas: chame todos os interessados e pensem juntos. Eu diria que a árvore ficaria mais ou menos assim:
Conclusão
Resumindo: A árvore de métricas te auxilia no mapeamento, criação e comunicação daquilo que decidiu desenvolver.
Com isso você consegue:
- Dar mais visibilidade do seu trabalho para quem mais importa: seus gestores e stakeholders;
- Mais clareza dos racionais utilizados para priorização das demandas;
- Objetividade para o time de engenharia, que não quer ser uma fábrica de softwares, e sim missionários: impactando de verdade a vida do cliente e do negócio.
E só um último aviso: essa não é uma verdade cravejada nas pedras, é uma abordagem que facilitou a comunicação e o exercício de métricas nos projetos em que estou envolvido.
Métricas não são nada óbvio, geralmente produto é considerado como pastelaria de negócio. Desenhar uma árvore de métricas pode te ajudar a abstrair essa necessidade e entender qual a melhor solução e também onde a squad deve colocar esforço.
Esse texto pode te orientar, mas é importante você se aprofundar no assunto para ter proficiência em visibilidade de métrica e gestão de stakeholders, e para isso, o curso de Product Analitycs traz cases reais e profissionais referência no mercado para te ajudar a entender e praticar esse conceito. Com meu cupom IAGOUCCIO10, você compra o curso com 10% de desconto.