Se você trabalha ou está conectado com o mundo digital, já deve ter ouvido falar sobre o termo PLR. Mas o que é PLR no Marketing Digital? As estratégias de PLR têm contribuído para gerar renda online através da venda de produtos digitais, os conhecidos infoprodutos. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como essa estratégia realmente funciona e se vale a pena utilizá-la.
Neste artigo, abordamos essa temática em detalhes para que você entenda se faz sentido ou não para a sua estratégia de Marketing Digital. Confira!
O que significa PLR?
PLR é a sigla para Private Label Rights, que em português quer dizer Direitos de Marca Própria.
Esse termo é utilizado para classificar produtos que são livres de direito de propriedade intelectual.
Em outras palavras, isso significa que produtos classificados como PLR podem ser adquiridos, alterados e comercializados por qualquer empresa ou pessoa que o possua.
Esses produtos não se limitam a soluções digitais, o que significa que você pode comercializar PLR tanto físicas quanto digitais.
Entretanto, com a popularidade da área de Marketing de Afiliados, a venda de infoprodutos PLR tem se tornado bastante comum entre empresas e empreendedores que buscam esse tipo de solução.
O que é PLR no Marketing Digital e como funciona?
Como mencionamos, o PLR pode representar produtos tanto físicos quanto digitais. Contudo, quando falamos do digital, os PLRs se referem aos infoprodutos. Isto é, produtos que são exclusivamente digitais.
Mas o que é o PLR no Marketing Digital? E mais importante, como funciona essa estratégia?
Para responder essa pergunta, é preciso deixar claro que o mercado de infoprodutos e Marketing de Afiliados exerce um papel protagonista quando o assunto é PLR.
Como estes são produtos livres de direitos de propriedade intelectual, isso significa que o comprador poderá fazer o que quiser com o produto, o que inclui revendê-lo com sua própria marca, com ou sem modificações.
Essa é uma forma de colocar um produto no mercado e gerar vendas com mais agilidade, uma vez que o infoprodutor não precisará arcar com os custos de produção da solução do zero.
Esses infoprodutos podem ter vários formatos. Entretanto, os tipos de PLR no Marketing Digital mais comumente comercializados são:
- Cursos online;
- Ebooks;
- Softwares;
- Artigos para blogs;
- Webinars;
- Landing pages;
- Banners;
- Audiobooks, etc.
Lembrando que é possível investir em diversos formatos de PLR. Isso ajuda a diversificar seu catálogo de infoprodutos, variando em ticket médio, objetivo, qualidade e profundidade do conteúdo.
Quais são as vantagens e desvantagens do PLR no Marketing Digital?
Produzir conteúdo e vender conhecimento online, apesar de vantajoso, exige tempo, dedicação e investimento.
Assim, o uso de PLR no Marketing Digital para entrar no mercado de venda de infoprodutos pode representar uma ótima oportunidade para agilizar e escalar esse processo.
Contudo, também é necessário considerar os pontos de atenção desse tipo de conteúdo e produto. Assim como, a forma como ele será recebido pela sua audiência e associado à sua marca ou empresa.
Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens de usar a estratégia de PLR no Marketing Digital!
Vantagens
Algumas vantagens de utilizar a estratégia de infoprodutos PLRs são:
Economia de tempo e esforço
Ao usar infoprodutos PLR, você economiza tanto no tempo de produção, quanto no esforço.
Isso porque, os materiais disponibilizados já estão prontos para uso, tornando relativamente mais fácil e rápido de gerenciar a comercialização desses produtos.
Assim, o tempo e esforço que você dedicaria para a criação desses conteúdos, podem ser direcionados para outras demandas do negócio.
Redução de custos
Além da economia no tempo e esforço de produção dos PLRs, você também pode reduzir custos ao investir nessa estratégia.
O processo de criação de infoprodutos, seja de vídeos, podcasts, ebooks, cursos online, ou qualquer outra solução, demandam um investimento financeiro maior.
Isso acontece porque é necessário pensar em todas as etapas do processo de criação: desde o planejamento do conceito e da produção do conteúdo, até a pós-produção e venda do produto.
Assim, embora a qualidade seja maior e a produção seja mais personalizada e exclusiva, os custos envolvidos no processo também são maiores.
O uso de PLRs facilita isso, uma vez que você consegue adquirir bons materiais a preços mais acessíveis e adaptar às necessidades da sua empresa.
Geração de receita com mais rapidez
Ao colocar produtos mais rapidamente no mercado, é possível também gerar receita com mais rapidez, uma vez que você aumenta a oferta de infoprodutos da sua empresa.
Além disso, com a redução nos custos de produção, o foco da marca pode ser na promoção do produto, investindo mais em divulgação e consequentemente, promovendo mais vendas.
Rebranding
Outra vantagem do uso de PLRs é a flexibilidade de fazer um rebranding do produto e adaptá-lo ao negócio da forma que você preferir.
Apesar do conteúdo não ser exclusivo, já que outros infoprodutores podem comprá-lo e comercializá-lo, o rebranding faz com que a empresa ou o infoprodutor consiga adicionar sua identidade nos produtos, tornando-os mais personalizados.
Boa estratégia para quem está começando
O uso de PLR no Marketing Digital pode ser uma boa forma de começar a atuar no mercado de infoprodutos e de Marketing de Afiliados e ganhar mais autoridade como infoprodutor.
Isso porque, no começo, o profissional pode não estar bem equipado com as ferramentas e recursos para iniciar uma produção de conteúdo do zero.
Então, usar PLRs pode ajudar o infoprodutor a começar a trabalhar na área, obtendo assim mais recursos e direcionando-os para a produção de conteúdos originais mais adiante.
Desvantagens
Mesmo com diversas vantagens, o uso de PLR no Marketing Digital também tem alguns pontos de atenção que são importantes considerar. Acompanhe!
Variação na qualidade
Materiais com Direitos de Marca Própria podem variar bastante na qualidade. Isso porque, não há um padrão de produção já que qualquer pessoa pode criar e vender os PLRs, afetando diretamente a qualidade.
Pode ser que você encontre bons materiais. Contudo, há também a possibilidade de achar produtos de baixa qualidade que no final não valem a pena o investimento.
Materiais sem exclusividade
Outra desvantagem desse tipo de conteúdo é a falta de exclusividade dos materiais.
Como são feitos com o objetivo de distribuição em massa para diversos infoprodutores, os conteúdos presentes nestes produtos podem ser muito superficiais e genéricos.
Isso pode ser um problema se você não souber personalizar o conteúdo para a sua audiência, levantando questões de plágio ou de conteúdos pouco valiosos para o seu público-alvo.
Em alguns casos, o conteúdo adquirido é tão superficial, que pode não valer a pena adaptá-lo para sua marca.
Preços de aquisição elevados
Outra desvantagem relacionada aos PLRs são os preços de aquisição. Embora grande parte dos fornecedores ofereça preços acessíveis, existem alguns materiais com custos muito elevados, o que não compensa a compra.
Se um PLR for muito caro, talvez seja mais vantajoso considerar a produção do material do zero, garantindo um conteúdo mais original e personalizado para a sua audiência.
6 dicas para adquirir e criar um material PLR
Se você está considerando adotar a estratégia de PLR no Marketing Digital para o seu negócio, existem alguns fatores para ter em mente na hora de adquirir os materiais.
Confira algumas dicas de como fazer esse processo da melhor maneira possível para beneficiar seu negócio!
Identifique bons fornecedores de PLRs
O primeiro passo para adquirir um PLR é identificar bons fornecedores que garantam a qualidade e demonstrem confiança na hora de negociar.
Existem vários sites que vendem produtos PLRs, mas é importante verificar se a plataforma é de confiança e um bom lugar para negociar.
Algumas opções de sites populares para adquirir PLRs são:
Pense na sua audiência
Na hora de decidir qual PLR comprar, você também deve considerar a sua audiência.
Para isso, é essencial buscar produtos que estão alinhados com o seu nicho e que possam gerar valor para seu público-alvo.
Além disso, conteúdos alinhados ao seu nicho são mais fáceis de adaptar e personalizar para a sua audiência.
Escolha um material de qualidade elevada
Outro fator indispensável nesse processo é pensar na qualidade do PLR. Como mencionamos, umas das desvantagens dessa estratégia é a variação na qualidade dos produtos.
Por isso, escolher um material com alta qualidade e bem desenvolvido, mesmo que signifique que seja mais custoso, é crucial.
Fazer isso evita problemas como descartar o material por causa da baixa qualidade.
Analise os termos da licença de direitos do material
Cada PLR possui seus próprios termos de licença de direitos de propriedade intelectual.
Por exemplo, você pode encontrar um PLR que proíba a distribuição gratuita do material, ou que te impeça de vender o produto como PLR para outras pessoas.
Assim, você deve ler os termos com cautela antes de comprar o PLR e verificar se estão de acordo com seus objetivos de negócio.
Personalize o conteúdo e torne-o exclusivo
Um PLR pode ser um recurso valioso para uma empresa ou empreendedor, se você souber transformá-lo para alcançar os objetivos da empresa.
A personalização é fundamental para tornar o produto único, fazer mudanças exclusivas e adicionar a identidade da sua marca nele.
Assim, ao adquirir um material PLR, lembre-se de personalizá-lo da melhor forma possível para torná-lo original e valioso.
Comercialize de acordo com seus objetivos de negócio
Com o produto pronto, é hora de pensar na comercialização. Você pode utilizar um PLR para vários fins, como a revenda como infoprodutor ou para usar no funil de vendas da sua empresa.
Independente do objetivo, considere uma boa estratégia de divulgação para que seus esforços na criação do PLR tenham valido a pena e você obtenha bons retornos sobre o investimento.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu a fundo o que é PLR no Marketing Digital, algumas das principais vantagens e desvantagens dessa estratégia e dicas valiosas para criar um PLR de sucesso.
Essa estratégia de marketing pode valer muito a pena, dependendo dos seus objetivos de negócio, e agora você já sabe como utilizá-la ao seu favor.
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