Profissionais focados na Gestão de Produtos (Product Managers) estão em falta no mercado, e para os interessados, a oportunidade é agora! A posição estratégica trabalha diretamente com a definição de mercado, público-alvo, proposta de valor e outros pontos cruciais para uma empresa despontar dentro da sua área de interesse.
Para dar o primeiro passo é necessário buscar por seus principais fundamentos.
Gestão de Produto: o que é e qual a vantagem competitiva
O profissional desta área é responsável por garantir o sucesso de um produto, mas também por fazer a conexão dos objetivos (visão) da empresa com os problemas e necessidades do usuário. Vejamos o Facebook, por exemplo. Ao dar os seus primeiros passos, a rede social se posicionou como uma plataforma gratuita, mas se pensarmos bem, alguém precisa pagar as contas no final do dia. Foi a partir daí que surgiu um segundo cliente, os anunciantes, que até hoje são a principal renda da empresa de Mark Zuckerberg.
Como boas soluções não aparecem do nada, a gestão de produtos é uma junção de habilidades que se complementam. A área de Engenharia arquiteta o que é possível fazer com a Tecnologia; já o time de UX é focado na experiência do usuário, por exemplo, como o público aceita as funcionalidades disponíveis; e o time de Produto vê a viabilidade do que será entregue.
Marketing de Produto vs. Gestão de Produtos
Segundo Joaquim Torres, Global VP of Product no Gympass e instrutor do curso da PM3, há quem acredite que Product Marketing e Gestão de Produto são similares. Mas na verdade ambos andam como pares, sendo que o escopo de trabalho para cada profissional (Gerente de Produto e Product Marketing Manager) difere de acordo com o marketing mix, ou seja, os quatro Ps.
O marketing é responsável pelo preço, praça e promoção, trabalha com os possíveis novos clientes. Já o PM centraliza seus esforços no produto, ou seja, mede pontos como a satisfação do cliente – será que ele indicaria para um conhecido, um amigo? Nos dias atuais, recomendações são um dos meios mais eficazes de garantir novos leads.
Saiba mais: entenda o que é Gestão de Produtos e as diferenças para Marketing de Produto nessa aula completa e gratuita sobre o assunto, retirada do Curso de Product Management da PM3!
Produto x Plataforma
Outro fator importante é diferenciar o produto software de uma plataforma. Marcas como a Netflix e o Spotify são exemplos claros: ambos atuam como um software que reúne uma base de usuários em busca de um único objetivo.
Já a plataforma entrega valor de acordo com o número de pessoas que a usam, por exemplo, o Facebook, e é um tanto mais complexa. Existem três tipos de plataforma, a de troca, técnica e conteúdo.
Todas são abordadas e exemplificadas no curso para que você saia por dentro da definição de cada uma delas e como definir o seu produto.
As tomadas de decisões para gestão de produtos
E onde o Product Manager entra em ação? Há uma grande diferença entre gestão de produtos e uma plataforma. No primeiro caso, o usuário possui o mesmo perfil e não há necessidade da empresa se preocupar com o valor que está sendo entregue. Ele é o mesmo para todos.
Já a plataforma é uma junção de diferentes usuários que não necessariamente estão procurando as mesmas funções, ela é palco de uma reunião de vários tipos de perfis que precisam receber os valores que estão procurando.
O gestor precisa estar atento ao relacionamento que estes usuários têm entre si, afinal, eles conversarão sobre a sua plataforma dentro dela. O intuito é que todos tenham boas experiências para contar, não importa o ponto de vista de cada um deles.
Como fazer gestão de produtos?
Existem algumas premissas básicas atreladas ao papel de Product Manager e as atribuições dos profissionais que atuam com o desenvolvimento de produtos digitais. A seguir, vejamos algumas delas:
Entender o perfil do usuário
A gestão de produtos visa, principalmente, entregar uma solução para o problema de um determinado perfil de usuário. Ou seja, o produto que a empresa desenvolve precisa fazer sentido para quem vai usar, solucionando uma dor que outras ferramentas ainda não foram capazes de solucionar. Claro que isso precisa ser estrategicamente interessante para o negócio, mas se não fizer sentido para quem vai usar, de nada adianta.
Por isso, é importante que PMs entendam profundamente o problema que querem resolver e qual o perfil de usuário que sofre com isso. Por isso, o processo de desenvolver e aprimorar um produto envolve muitos testes de usabilidade, pesquisas com usuários e análise de dados qualitativos.
Analisar dados
Quando se trata de produtos digitais, diversos dados podem contribuir diretamente para a tomada de decisão. Isso porque percepções individuais podem afetar os resultados na medida em que nem sempre vão, de fato, refletir o que os usuários querem e precisam. Sendo assim, é importante monitorar métricas de produto como taxa de conversão, DAU, MAU, taxa de retenção, entre outras.
Testar e se adaptar
Quem trabalha com gestão de produtos precisa gostar de elaborar hipóteses e testar, porque isso faz parte da rotina da área. Por mais que Product Managers identifiquem o perfil do usuário, uma solução realmente inovadora deve ir além do que já existe, buscando novas oportunidades. Isso exige pensar fora da caixa e se abrir para novas possibilidades.
Sendo assim, acompanhando dados e identificando padrões de comportamento, o profissional da área pode gerar insights sobre melhorias. Esse é o primeiro passo para aprimorar a experiência do usuário e também para se adaptar ao contexto de negócio e de mercado, uma vez que esses fatores podem impactar muito a receita gerada pelo produto.
Como podemos inovar?
Mas para percorrer todo esse caminho de estratégias, é preciso olhar a fundo o produto e o seu consumidor. Não há como consolidar um projeto sem identificar em qual fase o produto está, por isso seu ciclo de vida é tão importante.
Torres analisa no último tópico do módulo as fases de inovação, crescimento, maturidade e fim de vida pontuando dicas de como agir em cada etapa. Com isso, de acordo com estas etapas, você fará determinado investimentos em preocupações, ferramentas e táticas.
É importante saber driblar os desafios de cada momento e como criar uma estratégia para inovação.
A matriz BCG (Boston Consulting Group), por exemplo, é um conceito tradicional para definir a fase de um produto. O formato propõe que de um lado esteja o market share e do outro o quanto este mercado está em crescimento. Através de uma análise, é possível verificar se o produto está em seu momento de “aposta”, “estrela”, “vaca leiteira” ou “abacaxi”. Essas categorias são aprofundadas e exemplificadas no módulo.
Quer atuar como Product Manager?
Aqui na PM3 nós temos como visão: tornar o mercado brasileiro de tecnologia a referência mundial em Product Management. E para fazer isso acontecer, nós levamos a nossa missão a sério: formar os melhores profissionais da área de Produto, utilizando as mais atuais práticas de Product Management por meio de casos de sucesso reais e brasileiros.
Por isso, reunimos os melhores especialistas em produto do país, para compartilhar um conhecimento linear e com cases reais do nosso mercado. Desta forma, você receberá uma formação no contexto em que atuamos, mostrando cases de quem realmente faz acontecer hoje em produto no Brasil.
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