Os 4 livros essenciais que todo Product Manager deve ler - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

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7 minutos de leitura

Aqui na PM3 nós temos como missão educar a comunidade para que tenhamos cada vez mais profissionais preparados para encarar os desafios de ser um Product Manager (a.k.a Product Manager) mais completo.

Como a comunidade que estuda o tema ainda é bastante restrita, quem quer se especializar no assunto acaba recorrendo a este antigo recurso chamado livros – mesmo quando a quantidade de publicações ainda chega a ser bastante discreta, quando comparamos com áreas mais desenvolvidas como Design, Marketing e negócios em geral.

Sendo assim, nós separamos uma lista dos 4 livros que não podem faltar na cabeceira de um Product Manager que se preze. 

Boa leitura e esperamos que gostem da lista.

1. Inspired

Marty Cagan

inspired, de marty cagan, é um dos livros essenciais que todo Product Manager deve ler

Como não começar a lista com talvez a maior literatura sobre o tema? Se você pretende trilhar o caminho Jedi de um Product Manager, este é o tomo sagrado que vai te guiar pelo light side of the force (leia o resumo do livro Inspired do Marty Cagan).

Em sua segunda – e totalmente renovada – edição de 2017, Marty Cagan discorre sobre a importância de liderar projetos com foco em objetivos, trazendo para a discussão a empatia que se deve ter com todos os membros do time e como trazê-los para as discussões de definição de problemas e suas soluções.

Sendo extremamente fácil de ler, ele lista de forma didática o dia a dia deste profissional, seus desafios e como engajar não apenas com o time, mas também com toda empresa, criando um ecossistema de missionários e não mercenários.

Não há dúvidas de que se você seguir as dicas do Cagan, você vai se tornar um PM de respeito.

Abaixo um vídeo onde ele fala sobre Minimum Viable Product.

 Veja ao lado, a primeira parte do nosso resumo do Inspired do Marty Cagan.

2. A Startup Enxuta/Lean Startup

Eric Ries

a startup enxuta é mais um livro que todo product manager deve ler

Acredito que este seja o travesseiro de qualquer profissional que trabalhe com startup ou empresas que ainda carregam este DNA de agilidade, velocidade e vocação para escalabilidade de produtos e serviços.

Este foi o livro que sacramentou os conceitos de “premissas” e “validação”. Criar experimentos (Assista à PM3 Lives sobre Cultura de Experimentos para saber mais) para testar e validar uma ideia é ótimo, desde que seja rápido e objetivo. Afinal, de qual outra forma uma startup, que tem como objetivo criar algo novo e disruptivo, vai conseguir prosperar diante de condições de total incerteza e adversidades?

Com experiências de manufatura, passando por projetos em empresas de tecnologia, Ries consegue te dar um panorama de que o seu conceito de enxuto pode ser aplicado em praticamente qualquer empresa, principalmente naquelas já Não são mais tão ágeis e precisam se adaptar à nova realidade competitiva.

Para fechar, se você pensa em montar um novo negócio, esqueça perder tempo elaborando planos de negócio gigantescos para validar uma ideia. Com o Lean Startup você vai aprender como manter a visão viva, enquanto se adapta e se ajusta antes que seja tarde de mais (aliás, este não acaba sendo o dia a dia de um PM?).

Abaixo um vídeo do Eric Reis sobre experimentação no mundo de startups.

3. O lado difícil das situações difíceis/ The Hard Things About Hard Things.

Ben Horowitz

O lado difícil das situações difíceis é considerado um livro essencial para product managers

Ben Horowitz tem um certo lastro. Ele é um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício e neste livro conta algumas histórias de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis do dia a dia.

Da mesma forma que o universo do CEO é um pouco solitário, o do product Manager não se diferencia muito, quando precisa manter a visão clara e o seu time engajado para que o melhor resultado seja gerado, depois de horas e horas de desenvolvimento.

Embora este livro não dê um direcionamento mais técnico dos processos de um PM, acredito que ele possa ser muito valioso na questão de desenvolvimento de empatia com o time, gerando reflexões sobre gestão, engajamento com o propósito e soluções práticas para te ajudar a ser um profissional mais bem preparado.

Segue uma entrevista com o Ben falando sobre o livro.

4. The User Experience Team of One: A Research and Design Survival Guide

Leah Buley

The User Experience Team of One: A Research and Design Survival Guide é mais um livro essencial para product managers

Da mesma forma que o livro anterior tem como foco o CEO de uma empresa e seus desafios, esta pérola do Leah Bulley foca principalmente no papel do UX Designer e mesmo que ele não seja um livro voltado para o Product Manager, conhecê-lo vai te tornar um profissional melhor.


Aliás, nós conhecemos diversas startups brasileiras que não consegue se dar ao luxo de ter um UX Designer fixo no time e em muitas vezes, o profissional de Produto (que em outras muitas vezes acaba sendo o CEO, CTO ou CMO do projeto) acaba sendo o responsável por criar wireframes, fazer benchmark e entrevistar os usuários/ público-alvo para que depois passe para um freelancer desenvolver o high fidelity das telas.


Não há dúvidas de que uma leitura que tem como o prisma central o profissional de UX, seja de extrema valia para o Product Manager moderno ou a interdisciplinaridade não é uma das maiores características deste profissional?

Segue uma palestra da Leah falando sobre o livro.

Bônus: Escaping the Build Trap

Melissa Perri

Um livro que todo product manager deveria ler é o Escaping the Build Trap

Por último, trouxemos esse livro  (leia o resumo do livro Escaping the Build Trap da Melissa Perri) como um bônus aqui, pois vale muito à pena a leitura também para os profissionais da área de Produtos que sofrem com o dilema: cumprir o cronograma de entrega versus atender as novas necessidades dos clientes.

Para se manterem competitivas no mercado atual, as organizações precisam adotar uma cultura de práticas centradas no cliente que se concentrem nos resultados, e não nos resultados. As empresas que vivem e morrem com os resultados geralmente caem na “armadilha de construção”, acionando recursos para atender ao cronograma, e não às necessidades do cliente.

Neste livro, Melissa Perri explica como ajudar as empresas a resolverem problemas reais dos clientes enquanto atingem as metas de negócios, tudo isso estabelecendo uma ótima base de gerenciamento de Produto.

Ao entender como se comunicar e colaborar dentro da estrutura de uma empresa, você pode criar uma cultura de produto que beneficia tanto os negócios quanto o cliente.

Abaixo um video no qual a Melissa fala sobre o tema no Productized em Lisboa em 2018.

Quer desenvolver suas habilidades para atuar como Product Manager? 

Aqui na PM3 nós temos como visão: tornar o mercado brasileiro de tecnologia a referência mundial em Product Management. E para fazer isso acontecer, nós levamos a nossa missão a sério: formar os melhores profissionais da área de Produto, utilizando as mais atuais práticas de Product Management por meio de casos de sucesso reais e brasileiros.

Por isso, reunimos os melhores especialistas em produto do país, para compartilhar um conhecimento linear e com cases reais do nosso mercado. Desta forma, você receberá uma formação no contexto em que atuamos, mostrando cases de quem realmente faz acontecer hoje em produto no Brasil.

Aproveite e confira já a ementa completa do curso e veja como ele se encaixa no seu momento atual de carreira.

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