(Disclaimer: Esta lista não é uma opinião ou predileção da Cursos PM3 e sim minha, do Bruno Coutinho, um dos fundadores da PM3.)
Aprender pra mim é um mantra. Enquanto eu ando eu aprendo, enquanto estou parado eu aprendo, cozinhando? Também aprendo. Aprendo também quando estou em filas (que tal descobrir coisas novas, enquanto espera alguma burocracia?). Aprender (e gostar de aprender) será o oxigênio que vai manter vivo os profissionais das próximas décadas.
Na minha cabeça eu separo jeitos formais (livros, cursos, workshops etc.) e informais de aprender. Neste ano tão tumultuado e de reclusão social, aproveitei esses momentos de solidão para aprender através de outros profissionais da indústria, que tanto tem agregado com suas iniciativas.
Abaixo a minha modesta lista com 7 fontes que utilizei em 2020 para conhecer mais sobre temas de Marketing, Negócios e é claro Produto. Boa leitura.
# 1. Leveling Up (Podcast)
Eric Siu, CEO da ClickFlow (ferramenta de SEO) é também host deste podcast. Com episódios entre 5-25m, que vão direto ao ponto sobre técnicas de growth, seo, negócios e muito mais. Eric Siu é uma grande referência no mercado e traz entrevistados de grandes empresas. Eu acompanhei bastante ao longo de 2020, embora ele tenha parado de postar em agosto (os antigos episõdios são ótimos também).
# 2. Papo de Produto (Podcast)
Iniciativa nobilíssima dos alunos da PM3: Gabriel Breves, Vinicius Maia e Vitor Ferrara. Disponibilizado de forma quinzenal, os episódios tratam essencialmente sobre Produto, UX/UI, Growth, Customer Experience e muito mais. Já passaram por lá profissionais de empresas como Quinto Andar, iFood, Tembici, Nubank entre outras grandes. Vale muito!
# 3. Product Backstage (Podcast)
O host Alexandre Spengler é uma das grandes referências em Product Management hoje no país. O também um dos instrutores da Cursos PM3 entra em temas profundos sobre o universo de Produto, com pessoas que estão fazendo acontecer no Brasil e no mundo. A periodicidade começou mensal, mas nos últimos 3 meses tem tido mais frequência (ali pelo quinzenal). Total recomendo!
# 4. Farnam Street (Newsletter)
Minha news secreta que compartilho com pouquissimas pessoas. Todo domingo de manhã esta news acaba sendo a minha leitura matinal. A curadoria feita pelo Shane Parrish de assuntos tão relevantes sobre sociedade e negócios é feita para degustar parágrafo a parágrafo. Os entrevistados dos seus podcasts entregam um tremendo valor para que os escuta também.
# 5. Bits to brands (Newsletter)
Dica que a Cassiane Vilvert (instrutora do curso de growth da PM3) me deu e que virei fã. Curadoria e critica precisa sobre Branding e desenvolvimento (e reposicionamento) de marcas feita pela genial Beatriz Guarezi (sério. acompanhem esta mina!). Toda semana um belo apanhado do que está rolando no Brasil e fora. Tudo com muita leveza, inteligência e bom humor.
# 6. Blog da PM3 (Blog)
Não é só porque eu leio (e reviso) todos os conteúdos que postamos aqui no blog, mas realmente tem muita coisa boa e foi aí uma das minhas fontes de aprendizado em 2020.
Traduções de texto (para democratizar o conhecimento), participação de colunistas (pessoas que estudam com a gente), resumo das nossas Lives mensais, carreira em produto, análises sobre o mercado e muitas dores/questões resolvidas de forma simples e bem didática. Neste ano foram mais de 120 textos desenvolvidos aqui para ajudar a comunidade.
# 7. Nina Talks (Instagram)
Em 2020 eu resolvi me afastar bem mais do IG. Antes mesmo da pandemia começar, eu já tinha percebido que desperdiçava meu tempo precioso vendo conteúdos que não estavam me ajudando a prosperar. Tive que reativar o meu perfil para acompanhar o trabalho que a Karina Tronkos tem desenvolvido no IG dela. Conteúdo leve, divertido e super dinâmico sobre Produto, Negócios, UX e muito mais. Obrigado por ter me resgatado, os times de ativação e monetização do IG agradecem. 😉
E você, teve uma lista própria para absorver conteúdo neste ano? Eu acredito que tudo seja uma questão de momento. Esta foi a minha lista de 2020, mas eventualmente devo adicionar e remover algumas opções, para absorver visões de outras pessoas ao longo de 2021. O barato da vida é esta mutabilidade das coisas que respiramos.
Que venha 2021 com novas fontes para sempre evoluir!