O design minimalista é um estilo de design que busca apresentar aquilo que é essencial em um projeto, marca, produto ou sistema, da forma mais simples, funcional e eficiente possível. Ao contrário do que muitas empresas pensam, na maioria das vezes, o excesso de informação desvia a atenção do usuário daquilo que realmente importa, impedindo que a ação necessária seja executada e, consequentemente, prejudicando a jornada do usuário.
Neste artigo, entenda o que é design digital minimalista e saiba como as empresas têm se destacado e otimizado suas marcas e produtos ao adotar esse estilo.
O que é design minimalista?
O design minimalista tem como objetivo eliminar elementos dispensáveis de um projeto, direcionando o foco do usuário para aspectos essenciais da solução. O estilo minimalista foca na simplicidade, modernidade e diminuição de ruídos na percepção do usuário ao visualizar e interagir com um produto.
Podemos associar o minimalismo à frase “menos é mais”, para dizer que, quanto menos ruídos e excessos, mais eficiente será a mensagem passada.
O minimalismo é uma filosofia difundida não só em áreas como design gráfico e digital, como também em segmentos como arquitetura, design de interiores, design de produto, arte e até mesmo moda.
O design digital minimalista utiliza elementos como:
- Esquema de cores limitados;
- Elementos gráficos simplificados, como linhas e formatos simples;
- Uso de espaço vazio;
- Tipografia simples, mas que ainda assim reflete a mensagem da marca ou produto;
- Foco no conteúdo e na funcionalidade, etc.
A história do design minimalista
Para falar da história do design minimalista, precisamos voltar para o surgimento do minimalismo em si, enquanto filosofia e movimento sociocultural.
O minimalismo surgiu em meados do século XX, principalmente no contexto artístico, como maneira de destacar o conceito de que as artes não precisavam ser exageradas, cheias de elementos visuais, complexidade e cores. A ideia reforçava que a arte também poderia ser expressada através da utilização de recursos mínimos e apenas com aquilo que era essencial para a mensagem transmitida. Recursos como cores monocromáticas, formas geométricas e elementos simples eram algumas características desse tipo de arte, que contrastava totalmente com a arte complexa, expressiva e abstrata da época.
Essa noção foi se fortalecendo e ganhando outros espaços, inclusive enquanto movimento social, como forma de criticar e até combater os padrões de consumo dos indivíduos naquela época. Com o passar do tempo, começou-se a implementar o minimalismo não só à arte, como também à arquitetura, ao design de interiores, ao design gráfico, à moda, à música, transformando-o até em estilo de vida.
No final do século XX, diversas empresas começaram a entender o poder do minimalismo enquanto elemento e estilo visual para suas marcas e produtos e como esse estilo poderia agregar valor à mensagem da marca. Atualmente, com o aumento no uso da tecnologia e a popularidade de produtos e serviços digitais, o design minimalista tem ganhado força como linguagem visual funcional, eficiente e simples, sendo amplamente adotado por diversas marcas.
Quais são os benefícios do design minimalista e por que usá-lo?
Para produtos digitais, o design minimalista pode ser um estilo muito útil para exaltar elementos funcionais, focando na usabilidade dos sistemas e na experiência otimizada do usuário. Uma interface digital que usa o estilo minimalista é visualmente mais clara e organizada, o que torna a experiência do usuário com o sistema ainda mais valiosa, uma vez que o foco está no conteúdo e na funcionalidade em si. Seja durante o onboarding ou no uso cotidiano, mensagens confusas podem prejudicar totalmente a percepção do usuário quanto ao produto, por isso é fundamental que o design também considere esse ponto de vista.
Além disso, adotar um design minimalista é uma maneira muito inteligente de aumentar o reconhecimento de uma marca no mercado, uma vez que esse estilo de design foca na simplicidade da transmissão dos elementos e da mensagem. Por exemplo, é muito mais simples lembrar de uma logo que possui poucas cores e poucos elementos gráficos, como a da Nike, do que em outras marcas que apresentam recursos visuais que causam ruídos entre si ou que possuem muitos elementos diferentes em um mesmo espaço.
O design minimalista também está muito atrelado à ideia de modernidade e sofisticação, e isso pode influenciar a forma como os consumidores percebem a marca e seus produtos.
Minimalismo e UX Design
O design digital minimalista e o UX Design estão alinhados em diversos sentidos e são uma combinação excelente para a criação de interfaces digitais otimizadas para a experiência do usuário.
O design minimalista possui uma estética moderna e tem foco em simplicidade, navegabilidade e priorização de conteúdos, tirando o foco do excesso de elementos visuais e gráficos e informações que possam gerar confusão e hiperestimulação visual.
No UX Design, a hierarquia visual e o foco em usabilidade são diretrizes fundamentais para gerar experiências mais agradáveis e de valor para o usuário.
Assim, uma interface minimalista é um estilo visual muito valioso para interfaces de produtos digitais, uma vez que reforça elementos como:
- Experiência otimizada do usuário;
- Usabilidade e navegação aprimorada;
- Hierarquia dos elementos visuais, focando em uma estética limpa e organizada, ao mesmo tempo que funcional;
- Foco em responsividade e funcionalidade do sistema.
4 exemplos reais de design minimalista
Com a ascensão do estilo minimalista aplicado ao design digital, há muitos exemplos no mercado de empresas, já consolidadas, que têm adotado o estilo, redesenhando seus produtos ou serviços ou interfaces digitais.
Outras, como a Apple, já utilizam e são referência quando se fala em design digital minimalista.
Confira alguns exemplos de empresas ou soluções digitais que usam o design minimalista:
O Google é um exemplo claro de empresa que adota o design minimalista. As soluções da organização, desde o buscador do Google, até muitas de suas ferramentas, tem como foco a funcionalidade e a facilidade de uso dos sistemas. As ferramentas fazem bom uso do espaço vazio, utilizam cores limitadas, tem um estilo limpo e organizado e funcionalidades de fácil navegação. Tudo isso contribui para uma experiência do usuário mais intuitiva e otimizada.
Apple
A Apple é uma das pioneiras quando falamos em design minimalista. Não só em suas interfaces digitais e sistemas operacionais, a empresa foca nesse estilo também em seus produtos físicos e na própria logo. Os elementos de design minimalista da Apple passam uma sensação de confiabilidade, credibilidade, elegância, modernidade e inovação, ao mesmo tempo em que são funcionais e transmitem apenas o essencial em sua mensagem. Grande parte da estratégia da marca, inclusive, vem do estilo minimalista adotado, que gera no consumidor um desejo de consumir os produtos da empresa.
Notion
O Notion, uma ferramenta de produtividade muito popular, é comumente associado ao estilo minimalista, justamente por suas características como:
- Facilidade de uso e navegação do sistema;
- Simplicidade visual, com uma interface limpa e organizada;
- Uso muito bem feito de espaços vazios;
- Esquema de cores limitado;
- Tipografia simples e eficiente, etc.
O design minimalista e a sensação de facilidade de uso que o aplicativo passa aos usuários foi o que tornou a plataforma popular nos últimos tempos, além das muitas funcionalidades que agregam valor ao tipo de consumidor deste produto.
Nubank
O Nubank, banco digital com foco totalmente voltado para tecnologia, é um exemplo claro de produto com um design minimalista. A fintech, desde a sua fundação, tem como foco descomplicar o acesso aos bancos e às soluções financeiras, que sempre foi vista por muitos indivíduos como algo pouco acessível e bastante complexo. Essa característica pode ser vista desde o design de sua interface até o estilo de comunicação com seus usuários.
A marca transmite a praticidade, funcionalidade e simplicidade de suas soluções, através de elementos visuais e gráficos limpos, elegantes, com uso limitado de cores e uma interface facilmente navegável. Apesar disso, não deixa de oferecer eficiência operacional e soluções robustas e completas aos seus usuários, tornando a experiência realmente muito positiva.
Conclusão
O design minimalista é um estilo visual que tem ganhado cada vez mais popularidade entre empresas e soluções digitais. O conceito foca, principalmente, em apresentar o que é essencial na linguagem e comunicação da marca ou do produto, descartando aspectos supérfluos que possam gerar ruídos na transmissão da mensagem.
Assim, pode funcionar como um estilo visual muito interessante para interfaces digitais que focam em ressaltar as funcionalidades e a experiência do usuário com o sistema.Mas é importante destacar que esse estilo pode não ser aplicável a todos os negócios. Por isso, a escolha de utilizá-lo ou não dependerá dos objetivos, do tipo de solução e das estratégias da empresa.
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