O tráfego orgânico é uma estratégia de marketing digital que visa atrair um público qualificado para um site ou plataforma de maneira totalmente natural e orgânica. Essa estratégia tem se tornado fundamental em empresas modernas, principalmente por requerer um baixo investimento financeiro, um retorno significativo para o negócio e resultados duradouros.
Se antes o tráfego pago e os anúncios digitais eram a moeda de troca principal para atrair usuários e gerar leads e conversões, atualmente, o tráfego orgânico se apresenta como uma opção ideal para construir autoridade de marca de maneira sustentável, consistente e espontânea.
Neste artigo, entenda o que é tráfego orgânico, a importância e os benefícios dessa estratégia, as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico e como executá-la em diferentes canais.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico representa um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo despertar o interesse de um público sobre uma empresa ou solução, atraí-lo e levá-lo a visitar uma página de forma natural, ou seja, sem anúncios e calls-to-action.
Existem várias maneiras de atrair visitantes para uma página. O tráfego orgânico, como o nome sugere, faz isso de forma espontânea, através de boas práticas de otimização para os motores de busca e da criação de estratégias de Marketing de Conteúdo qualificadas e consolidadas.
Esse método de atração de visitantes é muito efetivo porque, para que um usuário busque espontaneamente a solução de uma marca ou um conteúdo específico sobre um tema, ele precisa ter um interesse inicial genuíno sobre esse assunto. Esse fator contribui para que essa estratégia seja muito mais eficaz e sustentável a longo prazo, ajudando a alcançar públicos segmentados.
Isso não significa que essa estratégia é melhor que a de tráfego pago, mas que as abordagens são diferentes do início ao fim. O tráfego orgânico visa levar o usuário por um caminho de conhecimento, educando-o até que de fato ele seja convertido e compre a solução. É uma construção gradual da confiança do público e da autoridade de marca, que quando bem feita, gera resultados surpreendentes.
Importância e benefícios do tráfego orgânico
O tráfego orgânico abrange diversos setores de um negócio, oferecendo benefícios significativos para a empresa.
De acordo com um levantamento feito pela Hubspot em 2022, a principal fonte de tráfego dos sites é gerada de maneira orgânica (27%). Isso significa que os esforços em tráfego orgânico são muito importantes para as estratégias de marketing de uma empresa, principalmente para gerar visibilidade, atrair visitantes qualificados, aprimorar as conversões e as vendas e promover produtos em vários canais de marketing.
Conheça as vantagens de adotar essa estratégia de marketing:
Custo-benefício
Em comparação com as estratégias de tráfego pago ou de marketing de influência, por exemplo, as estratégias orgânicas tem uma excelente relação de custo-benefício.
Essa é uma estratégia de baixo custo, mas que oferece um retorno sobre o investimento muito significativo. Isso porque não é necessário investir tanto em mídia paga e influenciadores digitais para promover uma solução, fazendo com que os custos de criação e manutenção da estratégia sejam muito menores.
Resultados duradouros e manutenção facilitada
Além do custo-benefício, a estratégia de tráfego orgânico oferece resultados muito duradouros, uma vez que usa técnicas que garantem a sustentabilidade da estratégia. Isso significa que é muito mais econômico fazer a manutenção dela a longo prazo. Mesmo que necessite de ajustes no caminho, os esforços e os investimentos são mínimos quando comparados com outras estratégias.
Construção de autoridade e credibilidade
Implementar ações para aumentar o tráfego orgânico significa construir credibilidade no mercado através de conteúdos de valor, com qualidade e que passam confiança aos usuários. A longo prazo, uma página bem posicionada nos motores de busca ou com alto engajamento nas redes sociais, passa a ser vista como autoridade em sua indústria, gerando resultados expressivos.
Atração qualificada de público-alvo
Essa estratégia também é uma ótima maneira de atrair um público-alvo qualificado para a empresa.
Diferente do tráfego pago, em que o conteúdo ou os anúncios chegam de maneira passiva ao usuário, no tráfego orgânico, o usuário busca ativamente as informações sobre uma solução ou uma marca. Isso faz com que a audiência que chega à uma página seja muito mais qualificada, uma vez que ela já tinha um interesse inicial nesta marca ou em um assunto específico. Essa diferença faz com que a criação das estratégias seja direcionada para a audiência ideal do negócio.
Vantagem competitiva
Investir em tráfego orgânico significa disputar por um bom posicionamento nos buscadores. Se as estratégias forem bem sucedidas, essa posição pode representar uma excelente vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não investem tanto em SEO e marketing de conteúdo.
Geração de leads e conversão otimizada
Visitantes genuinamente interessados em uma solução são mais propensos a comprá-la. Assim, principalmente quando falamos em marketing para promover produtos e gerar vendas que usam o SEO como um pilar de suas estratégias, o tráfego orgânico é um recurso indispensável para gerar leads e conversões.
Compreensão aprofundada sobre o público-alvo
Através do tráfego orgânico e das estratégias de SEO, também é possível ter uma compreensão muito mais aprofundada sobre o público-alvo/persona da empresa ou do produto. Isso possibilita a criação de estratégias de marketing e desenvolvimento de produto cada vez mais alinhadas aos interesses, preferências e necessidades dos usuários.
Principais diferenças entre tráfego pago e orgânico
Já falamos brevemente sobre algumas diferenças entre tráfego pago e orgânico. Contudo, essencialmente, essas divergências são:
- Maneira como o tráfego é conquistado: no orgânico, o tráfego é conquistado através de buscas orgânicas feitas pelo usuário. No tráfego pago, esse processo ocorre através de anúncios digitais que aparecem para o usuário.
- Custos dessas estratégias: os investimentos feitos em tráfego pago normalmente são muito maiores do que os esforços financeiros em tráfego orgânico, uma vez que essa é uma estratégia muito mais barata de criar e manter.
- Tempo para gerar resultados: geralmente, os resultados em tráfego pago são imediatos, já que você paga pelo posicionamento e para ser encontrado pela audiência. Já no orgânico, esse processo é mais gradual, podendo gerar resultados de curto, médio e principalmente, longo prazo.
- Sustentabilidade da estratégia: uma estratégia de tráfego orgânico é muito mais sustentável, uma vez que exige um baixo custo e esforços mínimos de manutenção. Já no tráfego pago, se não houver recursos financeiros para manter a estratégia ativa, ela se torna rapidamente insustentável.
- Qualificação do público-alvo: no orgânico, a atração de usuários é muito mais qualificada já que há o interesse genuíno inicial do usuário pela solução ou marca, possibilitando uma troca entre empresa e consumidor. Já no tráfego pago, essa atração nem sempre é de um público realmente interessado.
Como fazer tráfego orgânico?
Quando falamos em tráfego orgânico, a principal associação que fazemos é em relação às estratégias de SEO e marketing de conteúdo para sites.
Contudo, é possível conquistar tráfego orgânico em outros canais, como nas redes sociais, e de diversas formas ao usar estratégias assertivas. Assim, para criar e executar estratégias de tráfego orgânico é importante, antes de tudo, entender o canal em que as ações serão aplicadas.
Como fazer tráfego orgânico no Facebook
A forma principal de conquistar tráfego orgânico no Facebook e em qualquer canal de marketing é investindo em conteúdo de qualidade.
Essas estratégias, quando feitas nas redes sociais, também precisam ser aliadas com técnicas como:
- Frequência de postagens;
- Interação direta com a comunidade de usuários;
- Segmentação de público através de grupos do Facebook;
- Criação de conteúdo personalizado e em diversos formatos;
- Análise de métricas e desempenho dos conteúdos na rede social.
Como fazer tráfego orgânico no Instagram
Assim como no Facebook, o Instagram é uma rede social que requer uma presença constante e, se possível, em tempo real, com os usuários.
Assim, algumas estratégias para fazer tráfego orgânico no Instagram são:
- Criação de linha editorial e calendário editorial alinhados aos objetivos da empresa;
- Uso estratégico de hashtags para alcançar audiências específicas;
- Interação em tempo real com usuários, principalmente nos Stories;
- Criação de peças de conteúdos visuais, criativos e cativantes, fazendo uso de CTAs atrativos;
- Desenvolvimento de conteúdos com potencial de viralização, usando ferramentas como o Reels, etc.
- Análise de insights e métricas da plataforma.
Como aumentar o tráfego orgânico do site
Já em relação aos sites e aos blogs, as estratégias para conquistar e aumentar o tráfego orgânico envolvem:
- Uso de técnicas e boas práticas de SEO para otimizar o site e os conteúdos para os motores de busca, como Bing e Google;
- Investimento em responsividade para dispositivos móveis e aprimoramento da velocidade do site;
- Estratégias de link building (SEO Off-Page);
- Estratégias de marketing de conteúdo com mapeamento de palavras-chave, definição de calendário editorial, criação de conteúdos de qualidade, que agreguem valor ao usuário que chega à página de maneira orgânica;
- Análise do desempenho, métricas e resultados da estratégia e alinhamento.
Conclusão
O tráfego orgânico é uma estratégia fundamental para negócios digitais que buscam aprimorar sua relevância, atrair uma audiência qualificada e otimizar seus esforços em marketing de maneira econômica e efetiva. Essa estratégia, quando aliada a outras, tem um potencial de atração e conversão muito expressivo, sendo útil para qualquer negócio que esteja disposto a investir em um planejamento de longo prazo.
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