A oratória é mais requisitada nas empresas do que se possa imaginar. No entanto, o medo e o nervosismo de falar em público estão limitando o potencial de liderança e sucesso em reuniões importantes e para stakeholders.
Por isso, quanto mais cedo o profissional buscar métodos para melhorar sua confiança e habilidades de oratória, melhor será para avançar em sua carreira. Que tal começar agora?
Neste artigo, ensinamos técnicas e dicas práticas que podem ser aplicadas em apresentações profissionais, reuniões e negociações. Você aprenderá a comunicar ideias de forma mais eficaz e persuasiva. Boa leitura!
Compreendendo a oratória
Só de pensar na ideia de falar em público, muitos profissionais já começam a suar frio. Nós sabemos, é difícil dominar o medo e o nervosismo em momentos como esse.
Mas dominar técnicas de oratória é essencial para o sucesso e o avanço na carreira. Afinal, no ambiente de trabalho, é necessário organizar reuniões, fazer apresentações, negociar e até mesmo saber vender.
A oratória é a habilidade de se expressar de maneira clara, objetiva e persuasiva diante de um público. Mas sempre mantendo uma narrativa coesa e fluente.
Para alcançar esse nível de desenvoltura, além de treinamento, é importante dominar técnicas e regras que capacitem o profissional, destacando-o no mercado. Afinal, a oratória não é um dom inato, mas sim uma habilidade que pode e deve ser aprendida e desenvolvida ao longo da vida.
Profissionais confiantes em sua capacidade de oratória são mais seguros, autênticos e bem-sucedidos na vida e nos negócios. Por isso, muitos não abrem mão de investir em cursos de qualificação.
Por exemplo, os cursos oferecidos na modalidade Sprints, da PM3, “Sprints sobre liderança e habilidades humanas“. Influência e Persuasão, Liderança e Gestão de Pessoas, e até mesmo Storytelling, que é um recurso indispensável para aprimorar as habilidades de comunicação.
Superando o medo de falar em público
Antes de tudo, é importante destacar que o medo de falar em público não é insuperável. No entanto, é uma questão multifatorial que envolve aspectos como temperamento, personalidade e história pessoal.
Com a aplicação de técnicas e habilidades compreendidas dentro da oratória, é possível reverter essa situação. Caso necessário, é recomendável buscar o auxílio de um profissional da área de saúde, além de contar com o apoio de líderes ou gestores.
A oratória deve ser vista como uma ferramenta indispensável para convencer, informar e ensinar, tanto colegas de equipe quanto líderes e stakeholders.
Afinal, durante reuniões e apresentações, é essencial envolver e manter o espectador interessado e engajado. Isso deve acontecer a ponto de persuadi-lo a fechar negócios ou aprovar projetos.
Ter familiaridade e se capacitar com as técnicas da oratória possibilitará:
- melhorar o desempenho;
- inspirar confiança e credibilidade;
- praticar networking;
- ter requisições;
- conquistar destaque;
- mediar conflitos;
- até improvisar!
Agora, você pode estar se perguntando: “Ok, mas como superar o medo de falar em público?”. Embora não haja uma fórmula definitiva, algumas práticas podem ser úteis. Veja só.
- Dedique tempo suficiente para elaborar sua apresentação, prestando atenção aos detalhes, como imagens e argumentos.
- Respeite a duração da palestra e evite incluir conteúdo em excesso, lembrando-se de que menos pode ser mais.
- Procure conhecer o público ao qual se dirigirá.
- Pratique exercícios de respiração para acalmar os nervos.
- Mantenha o foco no espectador, não em si mesmo.
6 Técnicas de oratória para profissionais
Para cada objetivo – venda, apresentação, palestra – existe uma técnica de oratória que pode ser aplicada. A seguir, listamos estratégias que você pode facilmente incorporar à sua rotina. Apenas lembre-se de praticá-las com frequência, certo?
1. Estudo e preparação
É impossível fazer uma apresentação ou reunião impactante sem estudar bastante o tema e se preparar com antecedência. Evite deixar tudo para a última hora e realizar às pressas.
Para aperfeiçoar sua oratória, divida sua fala em tópicos principais, estabelecendo uma conexão entre eles. Caso queira, faça sua apresentação de frente para o espelho ou para alguém de sua confiança e treine.
Isso não só transmite clareza e credibilidade, mas também demonstra ao público que você está confiante e é especialista no assunto. Assim, as chances de alcançar seus objetivos aumentam consideravelmente.
2. Use frases de efeito
Em propostas de vendas, por exemplo, algumas das frases mais úteis são “poucas unidades disponíveis” ou “fechando até a data X, descontos especiais!”. Essas são chamadas convincentes para incentivar o consumidor a tomar uma decisão rápida.
Busque por frases impactantes e marcantes que despertem espanto e reflexão, mas que também representem de forma clara sua proposta ou produto.
Iniciar sua fala com uma mensagem forte vai estabelecer uma conexão mais profunda com o espectador e ajudá-lo a lembrar do que você disse. Experimente!
3. Atenção à postura
Durante sua apresentação, atente-se à sua postura. O corpo também comunica, e certamente, você não vai querer que o seu público perceba a sua ansiedade.
Mantenha a cabeça ereta, use as mãos com moderação, evite travar os braços e, sempre que possível, faça contato visual com quem está ouvindo. Esses cuidados reforçam a mensagem, tornam a apresentação mais envolvente e transmitem confiança.
Uma dica relevante é combinar gestos com a entonação da fala. Os sinais corporais e verbais devem estar alinhados do início ao fim da apresentação ou reunião.
4. Não ultrapasse o tempo estabelecido
A gestão do tempo também é fundamental na oratória. O tempo, seja seu ou do outro, é valioso, portanto, não o desperdice.
Discursos longos ou repetitivos tendem a se tornar cansativos, e o público rapidamente perde o interesse.
Caso seja estabelecida uma duração para a reunião ou apresentação, organize-se para transmitir sua mensagem dentro do período acordado. Assim conseguirá manter a atenção da audiência.
5. Use slides e outros recursos visuais
Sem dúvida, a maioria do público compreende melhor o conteúdo quando são utilizados slides ou outros recursos visuais. Isso facilita a anotação de tópicos importantes e permite uma visualização mais precisa do projeto ou conceito apresentado.
6. Encerre com chave de ouro
Imagine: você realiza uma apresentação espetacular e conclui só com: “é isso, qualquer coisa estou à disposição!”. Não parece adequado, concorda?
Um encerramento marcante causa uma ótima impressão no público. Isso também reforça a relevância da sua proposta, aula, projeto ou acordo.
Então, termine sua apresentação de forma objetiva, faça um resumo dos pontos-chave e agradeça pela atenção. Depois, coloque-se à disposição para dúvidas e sugestões de melhorias.
Praticando e melhorando suas habilidades de oratória
Conhecimento sem prática não é eficaz, lembre-se disso. Além das dicas mencionadas, é possível praticar a oratória por meio de exercícios simples. Acompanhe!
Respire e faça pausas
Algumas pessoas, seja por nervosismo ou empolgação, tendem a falar sem respirar adequadamente. Então, fazer pausas pode ser um desafio.
Mas para uma boa oratória, é fundamental lembrar-se de respirar e fazer pausas. Mantenha uma postura ereta, ombros relaxados e, antes de começar, alivie a tensão.
Pratique técnicas de respiração ou ouça música para relaxar. Durante sua fala, busque um equilíbrio entre os intervalos.
Faça pausas quando necessário para manter o ritmo da apresentação. Isso ajudará o público a compreender melhor, e as chances de você se perder ou se confundir serão menores.
Preze pela autenticidade e bom humor
Bom humor não significa descuido ou perder o bom senso, fazendo piadas em momentos inapropriados. Por outro lado, também não se pode praticar a seriedade excessiva, o que pode causar uma má impressão.
A chave é manter sua autenticidade, espontaneidade e bom humor sendo gentil. Dessa forma, será mais fácil manter o público engajado.
Atenção: o humor deve ser sutil e cuidadosamente planejado, sem comprometer sua performance.
Determine qual será o tom, considerando se a apresentação ou reunião permite descontração. Pense na faixa etária do público e se ele vai compreender o senso de humor.
Se cometer algum deslize, corrija imediatamente o equívoco ou o tom e continue sua apresentação.
Aposte no storytelling
Storytelling é uma técnica narrativa que utiliza histórias para vender ideias e serviços, ou para compartilhar conhecimento. É um recurso eficaz para criar um vínculo com pessoas, empresas e conceitos.
Lembre-se de que destacamos a importância de manter os espectadores interessados. Nada é melhor para isso do que transmitir uma narrativa emocionante ou real.
Mas atente-se ao tema da apresentação. Se possível, opte por histórias impactantes, que mostram transformações e captam a curiosidade do público.
Interaja com o público
Acredite, sempre haverá alguém disposto a conversar e interagir durante reuniões ou apresentações. Então, promova momentos de descontração, troca de ideias, perguntas e respostas, ou qualquer atividade que sua criatividade sugerir.
Além de aproximar as pessoas, isso dará a sensação de que o tempo está passando mais rápido. É uma estratégia que promove engajamento e faz com que o conteúdo seja absorvido com mais facilidade.
O que precisa ficar claro é que a oratória não é um dom, mas uma habilidade que requer prática e aprimoramento contínuo. Não pense apenas no aspecto profissional, mas considere como isso pode fazer de você um comunicador melhor, inclusive para aprimorar seus relacionamentos pessoais.
Partindo desse princípio, invista em formações que possam contribuir para que você supere o medo de falar em público. Também as que melhorem sua comunicação, e aprenda técnicas eficazes e fáceis de aplicar.
Conheça os cursos Sprints sobre liderança e habilidades humanas.
Dentro dessa modalidade, você poderá estudar sobre influência e persuasão, assim como storytelling, temas mencionados ao longo do artigo e fundamentais para dominar a oratória. Aproveite!