Plano de carreira: como planejar seu crescimento profissional
Jéssica Moraes

Jéssica Moraes

8 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

O plano de carreira é essencial para que toda empresa alcance o sucesso por meio dos seus talentos, mas não é só isso. Oferece ao colaborador a oportunidade de continuar seu desenvolvimento profissional. 

Ambos os lados saem ganhando ao implementar um sistema que incentiva a melhoria de performance e entregas. Ao mesmo tempo, recompensa os talentos. 

Neste artigo, você vai entender o conceito de plano de carreira, os benefícios de ter um bem estruturado e como implementá-lo de forma eficaz. Além disso, receberá orientações sobre definição de metas, desenvolvimento de habilidades e planejamento do crescimento profissional. Boa leitura!

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um programa que define a trajetória profissional que um colaborador pode alcançar dentro da companhia. Por exemplo, ele pode começar como estagiário e, com incentivos e esforços próprios, progredir até se tornar especialista ou gestor. 

Nesse plano, constam as posições hierárquicas e competências indispensáveis para receber promoções:

  • formações necessárias;
  • habilidades (soft skills e hard skills);
  • tempo de serviço no cargo anterior;
  • detalhamento das projeções de aumento salarial;
  • oportunidades de desenvolvimento por meio de cursos e qualificações;
  • benefícios para quem optar por realizar pós-graduação, mestrado e/ou doutorado.

À primeira vista, pode parecer que o plano de carreira beneficia apenas o profissional, mas a companhia também colhe bons resultados. Afinal, terá talentos mais capacitados, motivados e engajados, que contribuirão para alcançar seus objetivos. 

No entanto, para que isso aconteça, é essencial que o plano de carreira seja bem estruturado. Entenda!

Importância de um plano de carreira estruturado

Já passou o tempo em que o salário era o maior atrativo que uma companhia poderia oferecer. Hoje em dia, os colaboradores buscam benefícios qualitativos e de longo prazo.

Segundo uma pesquisa do Google, 49% dos entrevistados revelaram que o plano de carreira é um fator relevante para aceitarem uma proposta de emprego. Por outro lado, o pacote de remuneração e benefícios fica em terceiro lugar, relevante para  38%.

Logo, o plano de carreira está entre os pré-requisitos mais desejados. Principalmente em um mercado que forma talentos mais completos e preparados. Afinal, demandas que antes requeriam múltiplos perfis, por exemplo, agora são atribuídas a um único colaborador.

Na prática, dado que o mercado espera melhores resultados e desempenhos dos profissionais, as organizações precisam investir em qualificação. Isso não só ajuda a reter talentos, mas os mantêm empenhados. Portanto, essa é a razão pela qual o plano de carreira deve ser estruturado.

Benefícios de ter um plano de carreira

O plano de carreira é um dos meios para autodesenvolvimento profissional e alinhamento de metas e expectativas com os objetivos da empresa. Mas existem outros benefícios relevantes. Veja a seguir.

Contribui para encontrar profissionais adequados para o cargo 

Ao estabelecer as diretrizes básicas para os cargos, o plano de carreiras colabora para que o RH realize contratações mais qualificadas e ágeis. 

Proporciona maior transparência nos processos seletivos 

Durante o processo seletivo, apresentar brevemente o plano de carreiras pode incentivar futuros talentos a desejarem trabalhar na companhia. Também os ajuda a entender se estão satisfeitos com o que ela tem a oferecer

Por fim, a transparência durante essa jornada é desejável e agrega valor à marca empregadora da empresa.

Valorização do colaborador 

Investir em capacitações e demonstrar as possibilidades de crescimento é uma forma de mostrar preocupação e reconhecimento por seus esforços.

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Reduz o turnover 

Ao demonstrar que os colaboradores têm chances de receber promoções, eles tendem a permanecer por mais tempo na organização, o que diminui o turnover. Isso é indispensável, afinal, um alto índice de rotatividade pode prejudicar seriamente o negócio.

Passos para criar um plano de carreira eficaz

Para que um plano de carreira seja bem estruturado e cumpra sua função, é preciso atentar-se a alguns detalhes. Veja o passo a passo!

Construa um organograma

O organograma é uma representação visual da divisão de cargos e funções. Caso a companhia ainda não tenha um, é interessante providenciá-lo. 

Dessa forma, os gestores terão melhor entendimento da estrutura hierárquica interna. Além disso, ele colabora para a definição de trajetórias profissionais variadas.

Defina etapas e metas

O plano de carreira é construído a partir de metas e etapas que promovem a evolução do colaborador. Quando ele compreende aonde pode chegar, sente-se mais motivado, apoiado e produtivo. 

Vale destacar a importância da cultura de feedback. Ela ajuda a companhia a elaborar um plano mais completo e eficaz.

Incentive os colaboradores

No entanto, não é apenas com feedbacks e elogios que o colaborador é cativado. O RH pode oferecer incentivos como premiações por desempenho, cursos de capacitação, treinamentos e reconhecimento público.

Compartilhe os objetivos da companhia

Não permita que os colaboradores trabalhem no campo da imaginação, supondo o que se espera deles. Esclareça quais são as metas, objetivos e indicadores, e como eles impactam na sua carreira.

Promova o diálogo e a participação

É fundamental que os líderes e gestores incentivem os profissionais a serem participativos e a conversarem sobre suas expectativas e dificuldades. Isso permite que:

  • entendam o que pode estar impedindo o desenvolvimento;
  • como podem melhorar;
  • o que está funcionando em suas rotinas e deve ser mantido.

Essas dicas podem ser adaptadas conforme a necessidade e possibilidades da empresa, mas são bons meios para um pontapé inicial ou melhoria.

6 exemplos de planos de carreira

Quando falamos sobre planos de carreira, é interessante reconhecer que não há um único modelo. Conheça algumas possibilidades.

Plano de carreira em Y

Antigamente, era comum que, após a delimitação do desenvolvimento profissional do colaborador, se oferecesse uma promoção para o cargo de liderança. Era uma forma de reconhecer os avanços e méritos.

No entanto, esse modelo é limitado, pois nem todos desejam alcançar o cargo de liderança. Alguns preferem se tornar especialistas em suas áreas.

A carreira em Y atende a essa aspiração. Ela reconhece tanto aqueles que querem ser líderes quanto aqueles que desejam ser especialistas. Seu maior benefício é proporcionar dois possíveis caminhos que atendam aos diversos perfis e demandas profissionais.

Plano de carreira em W

A carreira em W adiciona uma terceira opção ao plano de carreira em Y: a gestão de projetos.

O gestor de projetos é aquele que consegue transitar entre a gerência e a especialização. Atua em projetos específicos de determinada área, como se fosse um consultor técnico.

Nesse modelo, o profissional pode escolher entre seguir o caminho da liderança, da especialização ou da gestão de projetos.

Plano de carreira em linha

A carreira em linha é comum em instituições militares e de serviços públicos. 

O motivo é simples: a estrutura hierárquica é bastante rígida e as promoções acontecem apenas com base no tempo de serviço. O lado negativo é que não é fácil mudar de cargo ou área nesses casos.

Plano de carreira horizontal

Esse modelo costuma ser aplicado em empresas que não apresentam divisões hierárquicas. Desse modo, não promovem o desenvolvimento do colaborador, já que todos se encontram no mesmo nível. 

De qualquer forma, pode haver aumento de salário e reconhecimento, de acordo com o desempenho.

Plano de carreira paralela

Esse plano está presente em companhias que oferecem programas de trainee. Dentro dessa modalidade, os profissionais promovidos à liderança ocupam um ramo hierárquico diferente dos demais membros da empresa.

Plano de carreira em rede

Por último, temos o plano de carreira em rede. Ao contrário do plano em W, ele conta com muito mais opções para o colaborador escolher qual novo cargo deseja assumir. O que é ótimo, afinal, ele vai encontrar o que melhor se adequa ao seu perfil.

O plano de carreira pode ser resumido como um meio de mão dupla. Para o colaborador dar o melhor de si, ele precisa se sentir motivado. A empresa, por sua vez, vai investir e colher resultados satisfatórios. 

Mas investir envolve qualificações. Nessa hora, a PM3 para Empresas oferece uma boa combinação de cursos, que auxiliam na capacitação de cada membro da sua equipe. A ideia é superar os desafios cotidianos e impulsionar o crescimento de todos os setores.

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