Para gestores de produto, saber como criar um roadmap de produto é fundamental para implementar efetivamente a visão estratégica da solução, alcançar os objetivos da organização e agregar valor ao negócio.
Esse mapa estratégico oferece uma rota visual do que precisa ser feito para que a solução entregue valor e direcione os times de produto em um ambiente produtivo de alta qualidade.
Continue lendo para saber como funciona essa etapa do desenvolvimento de uma solução e como criar roadmap de produto efetivo em 8 passos.
O que é um roadmap de produto?
Um roadmap de produto é um mapa que direciona o processo de desenvolvimento de um produto ao longo do tempo, promovendo o entendimento de fatores essenciais, como:
- visão do produto e da estratégia de negócio, com objetivos e metas;
- definição de funcionalidades e recursos, além de clareza das melhorias planejadas;
- priorização de tarefas e iniciativas do desenvolvimento do produto;
- alinhamento com stakeholders;
- coordenação com os times de produto etc.
Em outras palavras, é um documento que serve como bússola para que as partes envolvidas no desenvolvimento do produto possam se guiar ao longo desse processo e fazer um melhor uso de tempo e de recursos da empresa.
Um roadmap é dinâmico e passa por um processo iterativo e incremental, podendo ser ajustado para atender às necessidades do produto e alcançar a visão estratégica proposta.
Como funciona um roadmap de produto?
Um roadmap de produto responde a perguntas essenciais do processo de criação de um produto. Ele cria um direcionamento estratégico das tarefas.
Assim, é comum responder a questionamentos como:
- Onde estamos neste momento?
- Onde queremos chegar?
- Como chegaremos lá?
- Quando chegaremos lá?
Essas respostas criam a base necessária para o bom desenvolvimento do produto. Além disso, é uma forma de todo mundo ter um documento visual e bem definido sobre os objetivos do projeto e as ações para alcançá-los.
Confira os detalhes!
Onde estamos neste momento?
Fornece um entendimento geral do momento atual do produto, destacando aspectos que revelam a realidade da solução neste estágio do desenvolvimento.
Por exemplo, se é um produto que já possui funcionalidades ou problemas a serem resolvidos, se já foram identificadas oportunidades de melhoria etc. É um estágio de compreensão do cenário atual.
Onde queremos chegar?
Essa resposta vai determinar os objetivos estratégicos do negócio para o produto em desenvolvimento, destacando inclusive as metas de alto nível a serem alcançadas.
Além disso, é um documento que evidencia a visão do produto a longo prazo, entendendo como as entregas e iniciativas atuais se alinham com esse planejamento.
Como chegaremos lá?
É o planejamento detalhado das principais iniciativas e melhorias do projeto. Aqui, destacam-se os recursos necessários e como implementar essas melhorias.
Quando chegaremos lá?
É o tempo estimado para que as ações e iniciativas planejadas sejam cumpridas para entregar valor ao produto.
Não chega a ser um cronograma detalhado, mas uma definição geral do tempo estimado para a implementação das iniciativas.
Como criar roadmap de produto em 8 passos
Você já entendeu o que um roadmap pretende responder e o quão essencial ele é para o desenvolvimento de um produto.
A seguir, confira como criar um roadmap de produto em 8 passos:
- estabeleça os objetivos estratégicos do produto;
- analise o cenário atual e identifique o problema a se resolver;
- faça um alinhamento com as partes interessadas;
- determine as métricas e KPIs do projeto;
- faça priorizações e defina marcos e prazos;
- crie uma timeline do projeto;
- coloque o roadmap do produto em ação;
- incremente e itere quando necessário.
Veja detalhes de cada etapa.
1. Estabeleça os objetivos estratégicos do produto
Definir a visão do produto e conhecer a estratégia de negócio é o ponto de partida para a criação de um roadmap eficaz. Compreender esses objetivos guiará todo o processo de construção do roadmap do produto, ajudando a entender o que se deseja alcançar a longo prazo com essa solução.
Sem uma visão estratégica de produto, será desafiador estabelecer as metas de alto nível que se busca atingir. Assim, essa é uma etapa crucial de compreensão do contexto do negócio, suas necessidades e definição de objetivos. O método SMART pode ser muito útil neste processo.
2. Analise o cenário atual e identifique o problema a se resolver
Outras etapas cruciais são a análise do cenário atual, a identificação do problema que se busca resolver e o entendimento do valor que ele entrega. Para isso, algumas ações são importantes, como:
- entender profundamente para quem será o produto (público-alvo);
- fazer análises do mercado e dos concorrentes da empresa e do produto;
- mapear as jornadas do cliente;
- identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Análise SWOT) presentes nesse processo etc.
3. Faça uma alinhamento com as partes interessadas
Com a visão de produto, os objetivos estratégicos definidos e o entendimento do problema, é indispensável alinhar essas informações tanto com as equipes envolvidas no desenvolvimento, quanto com os stakeholders do projeto.
Isso garantirá que todos estejam na mesma página em relação à direção do produto, entendam as prioridades estabelecidas e conheçam suas responsabilidades no projeto.
Além disso, é uma maneira de alinhar a comunicação, garantindo que esta seja eficaz durante todo o desenvolvimento do produto. Para isso, assegure que todos recebam possíveis atualizações no planejamento e entendam as eventuais mudanças.
Um roadmap de produto eficaz garante que as partes envolvidas tenham clareza da estratégia do produto e possam colaborar ativamente e continuamente para alcançar os objetivos propostos.
4. Determine as métricas e KPIs do projeto
As métricas e os KPIs (Indicadores-chave de Performance) do projeto são essenciais para medir o progresso e o sucesso dos objetivos de negócio. Por meio desses indicadores, é possível obter um feedback tangível das ações e iniciativas e alinhá-las aos objetivos estratégicos.
A definição das métricas de sucesso devem, idealmente, estar alinhadas aos objetivos de alto nível do projeto (aqueles definidos na primeira etapa). Uma maneira de garantir isso é por meio da definição de OKRs (Objective and Key Results), ou Objetivos e Resultados-Chave.
Essa ferramenta permite alinhar os objetivos estratégicos de alto nível do produto com indicadores de desempenho que possam mensurar esses resultados.
5. Faça priorizações e defina marcos e prazos no roadmap
A priorização é uma etapa fundamental da criação de um roadmap. Isso ocorre porque nem todos os entregáveis têm o mesmo impacto ou urgência.
Assim, para obter o máximo de valor em cada etapa, é necessário saber priorizar as entregas mais significativas para o projeto. Pode-se fazer isso por meio de frameworks de priorização, como:
- RICE (Reach, Impact, Confidence, Effort);
- MoSCoW (Must-have, Should-have, Could-have, Won‘t-have);
- Matriz de Eisenhower (urgente vs. importante) etc.
Além das priorizações, defina também marcos (milestones) e prazos para cada entrega, dividindo as metas em etapas factíveis e alcançáveis.
Lembre-se de que mudanças podem ocorrer nesse processo, então, sistematizar o roadmap de produto nesse formato pode ser uma excelente maneira de garantir o espaço ideal para futuras adaptações.
6. Crie uma timeline do projeto
Estruturar o roadmap de produto em um formato de timeline (linha do tempo) ajuda a visualizá-lo com mais clareza e precisão. Nessa linha do tempo, colocam-se os marcos e os prazos estabelecidos.
Geralmente, as metas e prazos ocorrem em um período de meses, trimestres ou até semestres, atribuindo também os responsáveis por cada iniciativa. Essa forma de organização fornece espaço para executar as ações planejadas, desenvolver aspectos do produto e mensurar as iniciativas com eficiência, além de possibilitar a realização de ajustes.
Para tornar a timeline do seu roadmap ainda mais intuitiva e visual, utilize alguma plataforma ou ferramenta de visualização, como Miro, PowerPoint, planilha etc.
7. Coloque o roadmap de produto em ação
Com seu roadmap finalizado, é hora de compartilhá-lo com as partes interessadas e com os times que participarão do projeto.
Nessa fase, é fundamental comunicar efetivamente todo o planejamento criado, garantindo que as metas de alto nível sejam claras em tarefas e iniciativas específicas. Assim, os times saberão interpretar o roadmap de maneira efetiva e executá-lo com precisão.
Para a execução das iniciativas, muitas organizações utilizam metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, para tornar os ciclos de desenvolvimento mais eficazes.
Essa também é a fase de monitoramento do projeto, na qual acompanham-se as entregas e o progresso do planejamento.
8. Incremente e itere quando necessário
Cada roadmap está sujeito a mudanças. Assim, a última etapa da criação de um roadmap de produto é a fase de ajustes no planejamento, com foco em mudanças incrementais e iterar o documento para:
- atender a novos requisitos do mercado;
- incluir mudanças nas ações e nos entregáveis do projeto para atender à necessidade dos usuários;
- alinhá-lo com as mudanças nos objetivos e metas de negócio, entre outros.
Assim, é um documento dinâmico que pode e deve sofrer alterações sempre que necessário para garantir o funcionamento efetivo do roadmap durante todo o desenvolvimento do produto.
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Saber como criar um roadmap de produto é uma habilidade crucial para qualquer gerente de produto, e agora você já sabe o que, essencialmente, esse documento deve ter e como construí-lo com eficiência.
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