Content-first: como elevar o nível estratégico dos seus designs
Jéssica Moraes

Jéssica Moraes

7 minutos de leitura

Content-first: quando você imaginou que o conteúdo deveria ser o foco central do seu processo de design ou desenvolvimento de um projeto?

Diferente das abordagens mais tradicionais, em que o layout ou a estética são priorizados, no content-first o conteúdo é o mais importante, garantindo uma experiência positiva aos usuários.

Portanto, antes de se preocupar com cores ou tipografia, defina e estruture as informações que serão apresentadas. Lembre-se: é o conteúdo que atrai, engaja e informa, transformando a relação entre o público e a marca/empresa.

Além disso, essa abordagem garante que o design e as funcionalidades estejam em harmonia com o conteúdo, em vez de competirem pela atenção ou entre si.

Se você é profissional da área de produto, com interesse em gestão e busca trazer novos insumos para o time com foco em discovery e experimentação, este artigo é para você. Boa leitura!

O que é content-first?

Content-first é uma abordagem em que o conteúdo é o foco central de todo o processo de design ou desenvolvimento de um projeto.

Nas abordagens mais tradicionais, o layout e a estética costumam ser priorizados antes mesmo da criação do conteúdo. Mas o content-first parte de um princípio diferente. 

Informações como data, horário, título e descrição são oportunidades para garantir uma excelente experiência para os usuários.

Portanto, antes de se preocupar com cores, tipografias e layouts, o ideal é hierarquizar, ou seja, definir e estruturar o conteúdo que será compartilhado com o público.

Dessa forma, o design e as funcionalidades serão desenvolvidos para apoiar e destacar o conteúdo, em vez de competirem por atenção.

Percebe como a relação entre designers, clientes e analistas precisa ser forte e direta? Um deve fornecer direcionamento ao outro. 

Por exemplo, imagine que você precisa desenvolver um conjunto de peças para uma landing page: apenas saber o título principal não é suficiente.

Por outro lado, se o solicitante fornecer mais detalhes informando, por exemplo, “captação de leads para o time de marketing, com oferta de e-book sobre ideias para um design inovador, com tempo limitado”, você terá um direcionamento claro para suas pesquisas de referência.

Quanto mais específica for a comunicação, melhor será a matéria-prima para os seus projetos. Afinal, permite alcançar um resultado mais alinhado ao que foi solicitado.

Qual a importância do content-first?

Para responder a essa pergunta, vamos recorrer aos dados. Para você ter uma ideia, 65% dos entrevistados já desistiram de comprar de uma empresa após uma experiência ruim, segundo o relatório CX Trends 2023.

Isso significa que, ao priorizar o conteúdo, como propõe o content-first, e colocar o usuário e a experiência dele no centro do processo de criação do design, é possível aumentar as taxas de conversão, melhorar o engajamento e construir uma marca mais forte.

Para alcançar o sucesso, seja você designer ou desenvolvedor, crie produtos digitais ou gráficos que sejam de fácil compreensão, navegação e interação.

Quais as vantagens do content-first?

Resumir o content-first à experiência do usuário não é uma boa ideia. Embora essa seja uma das vantagens mais relevantes, essa abordagem também proporciona outras vantagens. Confira.

Conteúdos relevantes

Um bom conteúdo é capaz de prender, entreter, convencer, encantar e reter o público-alvo. Por isso, deve atender às suas necessidades e responder às dúvidas de forma clara e direta.

Atender aos mecanismos de busca

O SEO é um dos meios para construir um conteúdo estruturado e otimizado para os mecanismos de busca, como o Google. Ele impulsiona o tráfego orgânico para o seu site.

Experiência do usuário

Como mencionado, um conteúdo relevante e bem organizado contribui para a experiência do usuário. Em um site, por exemplo, isso melhora a navegação.

Autoridade para a marca

O mercado é competitivo em todos os nichos. Logo, é fundamental posicionar sua marca como autoridade e referência no assunto ou serviço oferecido.

Conversões

Por fim, conteúdos persuasivos aumentam as chances de converter leads em clientes fieis, que têm mais interesse em realizar uma compra ou se inscrever em uma newsletter.

Você também pode aperfeiçoar suas habilidades em design incorporando o conceito de content-first no seu dia a dia investindo no Curso de Product Design da PM3.

Nesse curso, você aprenderá a aplicar a mentalidade e os processos de design em toda a cadeia de criação e evolução de um produto, conectando cada etapa, desde a estratégia até a construção de experiências incríveis que encantam os usuários.

4 princípios do content-first

Além de manter o foco no usuário e hierarquizar o conteúdo para melhorar sua compreensão, o content-first também promove coerência, clareza e direcionamento. Confira!

Foco no usuário e na mensagem

O conteúdo é o que conecta o produto ao usuário, despertando interesse. Por isso, mantenha sempre a objetividade, relevância e coerência. A intenção é resolver problemas, responder dúvidas ou atrair o usuário de forma rápida, proporcionando uma experiência intuitiva.

Design guiado pelo conteúdo

O princípio do content-first é que o design da interface seja orientado pelo conteúdo, garantindo que ele tenha destaque e seja acessível. Assim, layout, tipografia e cores são criados para apoiar e otimizar a entrega do conteúdo, em vez de competir com ele.

Redução de retrabalho

Ao começar pelo conteúdo, você terá uma melhor previsão de como o layout se ajustará a diferentes dispositivos e plataformas. Isso significa menos retrabalho e inconsistências, proporcionando ao usuário uma navegação otimizada, independentemente do dispositivo utilizado.

Coerência e clareza

Priorizar o conteúdo garante uma comunicação clara e consistente em todos os pontos de contato. Em grandes projetos, fica mais fácil manter a coerência da mensagem, aumentando a satisfação e retenção dos usuários. Um post nas redes sociais não pode comunicar uma coisa, por exemplo, e o site outra.

Agora que você conhece as vantagens e os princípios, é hora de descobrir como implementá-los na sua rotina. Adiantamos que isso requer uma mudança significativa de mentalidade.

Passo a passo para implementar o content-first

O primeiro passo para adotar a abordagem content-first é promover uma mudança de mentalidade. Isso é válido tanto para designers quanto para desenvolvedores, especialmente se considerarmos as metodologias tradicionais. Vamos lá!

Elabore a estrutura do conteúdo

Defina a hierarquia, tipografia e tamanhos de fonte. Essa será a base para o desenvolvimento do seu projeto.

Crie o conteúdo

Certifique-se de que seja relevante e interessante para o público. Utilize uma linguagem clara e objetiva, e explore temas que geram engajamento.

Desenvolva um design visual

Após finalizar o conteúdo, desenvolva um design que complemente e destaque a mensagem. Cada elemento visual deve servir como suporte para a informação.

Faça testes e ajustes

Assim que lançar o produto, tenha disposição para realizar testes com usuários reais e, se necessário, fazer ajustes. É indispensável garantir a compreensão do conteúdo e uma boa experiência do usuário.

Priorizar o conteúdo é fundamental para conquistar a atenção do seu público e garantir o sucesso do seu projeto. Ao desenvolver produtos digitais com o conteúdo como foco, você cria experiências mais envolventes e satisfatórias para os usuários.

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Neste curso, você vai aprender a criar experiências incríveis, desde a definição da estratégia até a construção de interfaces intuitivas.