Product Sense é a capacidade de desenvolver produtos ou realizar alterações que impactem significativamente a vida dos usuários.
Habilidade, diga-se de passagem, que pode e até deveria ser desenvolvida ao longo da sua carreira. Mas por que isso é tão relevante? A resposta é simples: o comportamento do consumidor está mudando.
Hoje, a qualidade, por exemplo, ocupa o primeiro lugar entre os critérios dos consumidores brasileiros para compras nos próximos três anos (52%), de acordo com a pesquisa EY Future Consumer Index.
Assim, profissionais e empresas que buscam prosperar no mercado precisam oferecer portfólios diversificados que atendam às variadas necessidades e situações dos consumidores.
Neste artigo, você aprenderá sobre a importância do Product Sense na solução de problemas complexos de negócios, como aplicá-lo e alcançar os resultados esperados. Boa leitura!
O que é Product Sense?
O primeiro passo para entender o conceito de Product Sense, segundo Kewin Moya, especialista de Produto no Grupo Boticário, é compreender “O que é fazer produto?”.
Esse é o ponto de partida para aprender a pensar no produto. Para o especialista, “fazer produto é resolver o problema do usuário e gerar lucro para a empresa.”
Ou seja, o objetivo de um produto é suprir as necessidades do usuário, oferecendo valor percebido, ao mesmo tempo que traz benefícios para a empresa, seja lucro ou redução de custos.
O Product Sense não se aplica apenas ao digital — ele pode ser empregado em qualquer setor, como uma padaria.
Quais problemas ela poderia ter? Desde não conhecer bem seus clientes, não ter um bom sistema CRM, até investir em programas de fidelidade, entre outros.
Um bom Product Manager deve desenvolver uma visão atenta aos problemas do cotidiano e buscar soluções que realmente transformem aquela realidade, gerando vantagens para o cliente e, claro, para a empresa.
Embora os dados sejam valiosos, como o NPS e as pesquisas de satisfação, é válido lembrar que o ser humano é complexo. Entender seu real nível de satisfação ou insatisfação é um desafio.
Nesse sentido, o Product Sense se torna a capacidade de unir a análise qualitativa à quantitativa nas decisões, mesmo sendo algo subjetivo.
A intuição também desempenha um papel fundamental nesse processo. Nossas vivências, experiências de mercado e até nossos vieses influenciam nossas decisões.
A grande chave, segundo Kewin, é se perguntar: “Como posso me adaptar ao ambiente em que estou?”. Isso envolve adaptar-se aos stakeholders, lideranças, consumidores e ao contexto.
A partir desse entendimento, você consegue melhorar seu produto, até com base em experiências passadas.
A importância do autoconhecimento para o Product Sense
Como o Product Sense é uma habilidade que pode ser desenvolvida e envolve intuição, é natural que o medo surja em algum momento da carreira.
O medo de errar, de falhar ou de não aprender com os erros passados. Mas esse medo pode ser trabalhado por meio do autoconhecimento e da autocorreção, o que ajuda a refinar a intuição.
Kewin explica que você pode começar perdendo o medo de falar, enviar uma mensagem ou tomar uma decisão. Embora seja difícil, é o caminho para entender a si mesmo, reconhecendo seus limites, qualidades e pontos de melhoria.
Tenha consciência de que, às vezes, você não fará as melhores escolhas, o que pode ser prejudicial para sua carreira ou para o relacionamento com um cliente.
Porém, essas experiências certamente o ajudarão a evoluir. Por isso, esteja aberto a fazer um mapeamento completo do seu cenário. Tudo é aprendizado, e leva tempo.
Você pode conferir o bate-papo completo sobre Product Sense no vídeo abaixo, Product Sense e Intuição: Como tomar decisões certas?, do programa Mesa de Produto organizado pela PM3.
Product Sense e Intuição: Como tomar decisões certas? | Mesa de Produto #59
Neste episódio, os convidados foram Julio Pellizzon, head de Produtos na Edenred, e Kewin Moya, especialista de Produto no Grupo Boticário, para compartilhar experiências que ajudam no desenvolvimento da “intuição produteira”.
Saindo da bolha do produto: Business Sense
O profissional de Product Manager deve focar no produto, identificar problemas e investir em soluções eficazes. No entanto, o Product Sense não se resume apenas a essas tarefas ou à intuição – ele vai além.
É importante, em certos momentos, parar e refletir sobre o negócio como um todo, o Business Sense. Quando pensamos no negócio, o desenvolvimento do produto se torna algo natural, como acredita Kewin.
Assim, você pode aprimorar seu Product Sense saindo da “bolha” do produto e explorando outras áreas, como marketing, finanças e estudando o comportamento do cliente.
Desenvolver uma visão holística permite que você guie melhor sua carreira, participe de discussões mais estratégicas e tome decisões mais acertadas.
E você pode contribuir com a sua visão de negócio investindo no curso Curso de Product Leadership da PM3.
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Quais são os benefícios do Product Sense?
Agora que você já sabe como começar a desenvolver a habilidade em Product Sense, vamos entender quais são os benefícios reais de proporcionar satisfação ao cliente.
O produto que conquista relevância, preferência e assegura a competitividade no mercado é aquele desenvolvido com foco nas necessidades e expectativas do consumidor.
Por isso, o usuário deve estar no centro do processo; não se trata apenas de entregar funcionalidades. Se um produto não tiver utilidade no dia a dia do consumidor, raramente despertará seu interesse.
Além disso, o Product Sense pode servir como uma estrutura para desenvolver produtos, viabilizando entregas organizadas, eficientes e de qualidade, benéfico para a cultura da empresa.
Os Product Managers detêm informações que favorecem uma melhor compreensão sobre o mercado e os usuários, sendo capazes de fornecer uma orientação clara para o desenvolvimento de produtos úteis.
Isso possibilita decisões embasadas e contribui para a cultura organizacional.
Essa metodologia abrange decisões sobre o desenvolvimento e a criação de valor para o usuário, o que faz com que o produto evolua continuamente e mantenha-se como uma prioridade.
Assim, os profissionais de produto conseguem equilibrar a ambiguidade e a incerteza, transformando desafios em oportunidades de inovação e trazendo soluções de impacto.
Por fim, pensar em funcionalidades estimula a criatividade, incentiva a inovação e reduz custos e recursos, gerando um crescimento saudável para a empresa.
Os componentes básicos do Product Sense
Por fim, vamos explorar os componentes do Product Sense na perspectiva de desenvolver um produto de valor, após entender a mentalidade por trás do sucesso.
Seja apaixonado pelo problema
Manter o foco na dor real do consumidor é essencial para evitar distrações ou armadilhas. Não caia no erro de achar que inovação é sempre reinventar a roda; muitas vezes, o sucesso está em pequenas melhorias.
Pergunte-se: qual é o problema? Quem está enfrentando esse problema? E por que isso está acontecendo?
Não se atenha apenas às funcionalidades
O foco não deve ser apenas nas funcionalidades, mas em quão úteis elas serão para o usuário.
Não se perca entre várias soluções possíveis; identifique as prioridades que realmente precisam ser resolvidas. Isso irá tornar o trabalho mais enxuto e evitará desperdício de tempo.
Livre-se das crenças e suposições
Por fim, não suponha o que o seu consumidor precisa; baseie-se em fatos. Traga à mesa o problema real, a situação do mercado, os desafios e as vitórias. Seja específico e neutro, evitando agir com base em crenças ou achismos.
O que deve ficar claro é que Product Sense é a habilidade de compreender genuinamente o que faz um produto gerar resultados, levando em conta suas características, a perspectiva de negócios, design e tecnologia.
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