API é a sigla para “Application Programming Interface”, ou, em português, “Interface de Programação de Aplicação”. Basicamente, a API faz a comunicação entre dois sistemas distintos.
A API funciona a partir de uma série de conjuntos e padrões de programação que permitem a integração entre as aplicações e o compartilhamento de informações entre elas. A interface é bastante segura, mantendo a proteção dos dados de cada sistema envolvido.
Uma API pode ser aberta ou fechada. No primeiro caso, a API é acessível aos desenvolvedores externos à empresa que desenvolve o produto. Já no segundo tipo, é possível limitar o acesso a apenas algumas informações do sistema, evitando que as aplicações fiquem vulneráveis a ameaças externas.
O termo API apareceu pela primeira vez em um artigo de 1968, chamado “Data structures and techniques for remote computer graphics” e escrito por Ira Walter Cotton.
Mas foi apenas em 2000 que o termo começou a ganhar popularidade a partir do trabalho “Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures”, desenvolvido pelo cientista norte-americano Roy Thomas Fielding.
No mesmo ano, a Salesforce e o eBAY lançaram as suas primeiras APIs no mercado.
A API é uma interface muito utilizada atualmente pelas empresas de tecnologia, principalmente por conta de sua praticidade e de sua flexibilidade de aplicação.
Se você tem algum aplicativo instalado no seu celular, saiba que isso só é possível porque existe uma API que realiza a integração entre o app e o seu smartphone.
Um exemplo de utilização prática da API é o Google Maps integrado ao site de uma empresa, mostrando a localização exata do lugar para o usuário. Essa comunicação entre o app da Google e a página online da marca é realizada por meio de uma API.
Outra forma de utilização da API é a implementação de um sistema de chatbot no Messenger do Facebook. Assim, quando o usuário entra no perfil de uma loja, por exemplo, o chatbot pode enviar mensagens automáticas para esse consumidor por meio da ferramenta de mensagens do Facebook.
As possibilidades de utilização de uma API são infinitas e facilitam muito a vida de usuários e negócios que desejam segurança, otimização de processos e mais eficiência na comunicação.
A API é construída a partir de códigos. Diferentes frameworks são usados para o desenvolvimento de uma API, já que ela pode ser desenvolvida em várias linguagens de programação, como Python, Java e PHP, entre outras.
A escolha vai depender da decisão da empresa e do time de TI, que vão considerar as regras de negócio envolvidas no processo de desenvolvimento da API.
Confira alguns materiais para aprender mais sobre API:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete