SaaS é a sigla para Software as a Service (ou Software como Serviço) e se trata de um modelo de negócio escalável que funciona por meio de dados na nuvem.
No universo do SaaS, a empresa disponibiliza a estrutura do sistema para que o cliente possa acessá-lo de qualquer lugar pela internet.
Empresas de SaaS costumam operar dentro de um modelo de assinatura, cobrando uma mensalidade ou anuidade para a prestação do serviço ou utilização do produto. Dessa forma, o usuário pode contratar ou cancelar o contrato com a empresa quando quiser.
Os negócios de SaaS são responsáveis por garantir toda a segurança das informações dos clientes, os servidores e a hospedagem do software. Assim, o cliente não precisa instalar a solução, apenas acessá-la pela internet.
As empresas que operam no modelo SaaS podem atuar em diversos setores, desde entretenimento até finanças.
Antes do aparecimento dos negócios de SaaS, as empresas que gostariam de ter acesso a um software para os seus processos deveriam instalar um programa no computador, criar seus próprios servidores e ter uma licença para operar com o sistema. O processo era burocrático, caro e pouco prático.
Com o desenvolvimento da internet em 1994 e, depois, do Cloud Computing (tecnologia em nuvem), o SaaS pôde se estabelecer no mercado como uma forma segura e prática de implementar sistemas nas empresas.
Em 1999, a Salesforce lançou seu CRM no mercado, se tornando a primeira empresa de SaaS como conhecemos hoje. A partir de então, o mercado só cresceu e vem promovendo uma constante transformação nas relações comerciais e de consumo.
Para colocar o modelo SaaS em prática, é preciso entender o funcionamento dessa estrutura de negócio.
No caso do SaaS, os preços das soluções se baseiam em assinatura e a empresa pode oferecer diferentes planos, agregando benefícios aos mais caros, considerados soluções Premium.
Além disso, é preciso garantir rapidez e escalabilidade às operações, visando o aumento da produtividade e a redução de custos.
As empresas de SaaS costumam iniciar suas operações com um MVP (mínimo produto viável) para testar estratégias e a viabilidade da solução. Além disso, esse modelo de negócio adota metodologias ágeis para o desenvolvimento de softwares.
Alguns objetivos das empresas de SaaS envolvem criar uma máquina de vendas, garantir o suporte ao cliente e a implementação do produto, se for necessário, além de treinamentos para os usuários.
É preciso, portanto, oferecer um serviço confiável e eficiente, que resolva as dores dos clientes e tenha algum diferencial no mercado.
Para construir um negócio no modelo SaaS, você precisa ter atenção a alguns pontos, como desenvolvimento do produto, suporte, relacionamento com o cliente, vendas e marketing.
Estabelecer métricas é fundamental para acompanhar a performance da empresa e a utilização do produto pelos usuários.
Além disso, contar com um feedback frequente por parte dos clientes para criar um processo de melhoria constante do seu produto.
Alguns exemplos de empresas de SaaS para você se inspirar são:
Para saber mais sobre SaaS, não deixe de ver a aula “Estrutura de Times de Produto”, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Dan Printes.
Você vai saber mais sobre os papéis dentro de um time de produto e como escalá-lo. Além disso, irá entender como empresas como a Spotify funcionam e terá acesso a um case exclusivo.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre SaaS:
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