Toda empresa que visa o crescimento precisa ter em sua equipe um Growth Product Manager. Como algumas organizações ainda não conhecem esse cargo, decidimos produzir este post que traz uma explicação completa do que ele faz e as principais características da sua função.
Quando as pessoas enfrentam um problema, procuram um produto ou serviço que o resolvam de forma rápida e eficiente. Assim, as empresas que desenvolvem produtos com essa finalidade devem focar na resolução dos problemas que o seu público tem, além de proporcionar uma boa experiência. Isso requer a presença de um Growth Product Manager.
O termo “gerente de crescimento de produto” não é usado por acaso, pois esse profissional também deve trabalhar em prol da escalabilidade do negócio. Para que você saiba mais sobre ele e sua importância, continue a leitura deste artigo!
O que faz um Growth Product Manager?
Os gerentes de crescimento de produto são responsáveis por fazer com que os usuários identifiquem de forma simples e rápida o valor que um produto tem. Portanto, seu trabalho é destinado aos produtos que já existem, mas ainda não foram otimizados de maneira escalável.
Geralmente, as empresas contratam esse tipo de profissional quando o produto já se encontra no momento de scale-up, ou seja, já alcançou o product-market-fit e precisa agora acelerar o crescimento. Assim, o papel desse gerente é promover ações que tragam um número cada vez maior de usuários.
A principal razão que faz uma pessoa adquirir um produto não é a força de marca ou o preço barato proveniente de uma promoção e sim a capacidade que ele tem em resolver um problema.
O Growth Product Manager precisa acelerar a forma como o público vê essa solução no produto, não apenas para que mais pessoas o adquiram, mas também para que vejam que tomaram a decisão certa ao fazê-lo.
Por isso, os gerentes de crescimento de produto são muito focados em métricas, tais como:
- aquisição de novos usuários;
- ativação dos usuários que experimentam o produto;
- retenção dos usuários para que usem o produto por mais tempo;
- ciclo viral em que os usuários apresentam o produto a outras pessoas;
- receita gerada a partir da aquisição e retenção.
Qual é a diferença entre um Growth Product Manager e um Product Manager?
Apesar terem cargos muitos parecidos, os papéis de um gerente de crescimento de produto e de um gerente de produto são bem diferentes. Apontamos aqui as seis principais.
Gestão de produto
Os gerentes de produto cuidam de um produto específico, pois seu trabalho está envolvido no momento inicial de lançamento e aquisição de clientes. Por outro lado, o gestor de crescimento de produto cuida de diversos produtos desenvolvidos pela empresa a fim de fazê-los escalar na direção certa.
Foco do trabalho
O Product Manager tem como foco principal o cliente final que usa o produto, todas as suas estratégias e ações são voltadas a trazer um número sempre maior de pessoas interessadas em utilizá-lo.
Por mais que o Growth Product Manager também se concentre em trazer mais usuários, ele tem uma visão sistêmica do negócio, pois sabe que fazer o público ver enorme valor no produto é essencial para fazer a empresa crescer.
Modo de trabalho
O gestor de produto segue a risca o planejamento de aquisição. Como “em time que está ganhando, não se mexe”, as estratégias que trazem mais usuários deve ser mantida.
Em contrapartida, o gerente de crescimento de produto atua com maior flexibilidade, pois sabe que ações e análises diferentes podem ser necessárias para compreender a experiência do usuário.
Personalidade
Foco nos detalhes e cuidado para correr o menor risco possível são características do Product Manager na frente da aquisição. Já o Growth Product manager é curioso, analítico e atento a todos os tipos de oportunidade que aumentem a percepção de valor do produto.
Habilidades
O gerente de produto é habilidoso em identificar e resolver problemas que os usuários têm. A preocupação do profissional que faz a gestão do crescimento vai além disso, ele quer que os usuários também tenham uma ótima experiência.
Na realidade, existem outras habilidades que compõem o perfil dele. Confira a seguir quais são!
Quais são as habilidades necessárias para um Growth Product Manager de sucesso?
Para ser um gerente de crescimento de produto, duas características são fundamentais: ser analítico para saber interpretar bem os números e criativo para compreender o comportamento dos usuários. Vejamos agora as cinco habilidades que todo Growth Product Manager têm baseado nesses dois pontos:
- análise quantitativa para conferir as métricas e ter a certeza de que elas estão dentro da meta estabelecida em termos de receita;
- como as oportunidades mais óbvias para adquirir usuários costumam ser aproveitadas pelo gerente de produto, cabe ao gestor de crescimento usar a criatividade para encontrar outros meios;
- a curiosidade em saber o que leva os usuários ao usar o produto também é importante para saber como fazê-los ver mais valor nele;
- conhecimentos de marketing também são essenciais para elaborar estratégias que contribuam para o crescimento;
- por fim, Growth Product Managers devem ser altamente colaborativos, pois seu trabalho envolve outras equipes que precisam estar convencidas de sua importância.
O futuro do Growth Product Manager
Agora que você sabe o que faz um gestor de crescimento de produto, certamente compreendeu o quão importante ele é para empresas cuja principal fonte de faturamento vem de produtos. Porém, essa é uma profissão muito nova, por isso muitas pessoas não a conhecem.
Como eles precisam se envolver com muitos membros de uma organização – que inclui desde analistas até diretores – é comum que alguns evoluam rapidamente em termos de carreira, chegando a ocupar cargos como Growth Director ou Growth VP. Conforme o nível da empresa, até mesmo à posição de CPO eles podem chegar.
Por isso, os atuantes de Growth Product são confiantes quando o assunto é o futuro da profissão. Gradativamente veremos um número cada vez maior deles no mercado.
Por falar em mercado, outro conhecimento necessário àqueles que trabalham com produto (independente de ser um Growth Product Manager ou não) é saber como levá-lo ao mercado da forma certa.
Para que você saiba como isso é feito, confira este artigo que escrevemos sobre o assunto.
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