ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Usuário) é uma métrica que indica a receita gerada por cada usuário do seu produto e é calculada dividindo-se a receita total da empresa pelo número de assinaturas.
O ARPU é bastante utilizada em Product Analytics por empresas de SaaS, que trabalham com modelo de recorrência.
Para calcular o ARPU, você deve definir um período para considerar no seu cálculo. É comum que se considere o mês para calcular o ARPU, já que as empresas de SaaS costumam cobrar assinaturas mensais de seus clientes.
Para negócios que não trabalham com assinatura, é interessante pensar na periodicidade que os clientes utilizam o produto oferecido.
Depois, você precisa dividir a receita obtida nesse período pelo número de usuários ativos nesse tempo, como nesta representação:
Receita do período/Usuários do período = ARPU
O ARPU representa uma média de receita que a empresa pode esperar de cada novo usuário conquistado. Ela ajuda a traçar previsões de faturamento que impactam diretamente no desenvolvimento de estratégias de atração e de retenção de clientes e alocação de recursos.
Essa métrica ajuda a identificar oportunidades de geração de receita e padrões de desenvolvimento da empresa, além de facilitar a descoberta dos elementos mais importantes para a sua receita.
Além disso, medir o ARPU periodicamente permite traçar comparativos entre diferentes momentos do negócio e entender o progresso ou as dificuldades da empresa e o papel de diferentes produtos na geração de receita.
Para aproveitar os insights que o ARPU pode trazer para o seu negócio, é interessante definir o que será considerado como “usuário” no cálculo da métrica, assim como qual será o período analisado.
Não há uma definição padrão para “usuário”, então, é importante padronizar esse conceito para a sua empresa antes de medir o ARPU.
Além disso, definir os canais de aquisição de clientes e segmentar os usuários também são estratégias que contribuem para mensurar o ARPU. Dentro do funil pirata o ARPU estaria na parte de “Receita”.
Para se aprofundar no tema ARPU e em modelos de receita, não deixe de ver a aula “Upsell e Crossell”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Javier Parejo. Nesta aula, você vai conferir diversos exemplos dessas estratégias com cases reais.
Confira alguns materiais para aprender mais sobre ARPU:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete