BOF (Bottom of the funnel) é o termo utilizado para indicar o fundo do funil de marketing e vendas. Ele representa a última etapa pela qual o cliente passa antes de fechar a compra e, por isso, conta com um número menor de pessoas nessa fase, em comparação com o topo do funil.
O funil é representado por uma pirâmide invertida. Assim, o BOF compõem uma das fases do funil. A primeira etapa é o TOF (Top of the funnel ou topo do funil) e a fase intermediária é o MOF (Middle of the funnel ou meio do funil).
O BOF é utilizado para impulsionar a decisão de compra do cliente. Esse é o momento de produzir conteúdos que falem sobre a sua marca e o seu produto.
Além disso, os materiais de BOF podem ajudar os times de vendas e atendimento a responderem as últimas dúvidas dos clientes antes da compra.
Se o consumidor quer saber mais sobre as funcionalidades do produto, por exemplo, os vendedores podem enviar um PDF com todas as informações, facilitando o processo de compra.
Os materiais de BOF são direcionados a um público que já possui consciência sobre o problema que tem e as possíveis soluções para ele. Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser produzidos para a etapa de fundo de funil. Confira alguns deles:
Para se aprofundar no tema BOF, não deixe de ver a aula “Narrative Design (Storytelling)”, do Curso de Product Marketing da PM3. Nesta aula, você vai aprender a contar histórias com os seus conteúdos e engajar os clientes nos seus materiais de BOF.
Confira alguns materiais para aprender mais sobre BOF:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete