A AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial) simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão e resolução de problemas, por meio de softwares.
Embora o termo AI seja amplamente difundido e aplicado hoje, um dos primeiros trabalhos sobre o assunto foi o artigo “Computing Machinery and Intelligence”, publicado em 1950, por Alan Turing, cuja história é contada no premiado filme “O jogo da imitação”.
Já em 1956, o matemático John McCarthy apresentou o conceito de AI na primeira conferência sobre o assunto, ocorrida no Dartmouth College. No mesmo ano, Allen Newell, J.C. Shaw, e Herbert Simon construíram o primeiro software de AI do mundo.
Alguns anos mais tarde, em 1995, foi publicado outro importante estudo sobre o assunto, “Artificial Intelligence: A Modern Approach”, de Stuart Russell e Peter Norvig.
A AI pode ser aplicada a diferentes dispositivos e para diversas funções. Alguns exemplos são:
Ela também é aplicada aos segmentos industrial e da saúde, além de ser a base de sistemas utilizados diariamente por times de Produto (em Product Analytics), Marketing e Vendas.
A inteligência artificial combina ciência da computação, machine learning (aprendizado por máquinas), deep learning, que utiliza redes neurais para o aprendizado do algoritmo, e dados, capacitando os dispositivos tecnológicos em resolução de problemas lógicos, tomadas de decisão, categorização de elementos e previsibilidade de contextos.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da AI:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete