Quer se candidatar para uma vaga na área de Produto e não sabe por onde começar? O setor está cheio de oportunidades e é importante que você tenha um filtro para escolher as mais alinhadas com os seus objetivos profissionais e pessoais.
Por isso, trouxemos algumas dicas para você ficar de olho e se candidatar para as melhores vagas em Produto. Confira!
1 – Converse com outras pessoas
Você conhece pessoas que já atuam na área de Produto? Para mergulhar no assunto, é importante buscar conexões com outros profissionais de experiências variadas.
Participe de comunidades de Produto para trocar experiências e tirar suas dúvidas sobre as vagas no setor.
Se você ainda não tem contato com pessoas da área, pode ver se alguém que é da sua rede de conexões conhece alguém e pedir para essa pessoa conectar vocês, se fizer sentido para todos os lados.
Conheça algumas comunidades que podem ser interessantes pra você:
- Comunidade PM3
- Comunidade Mulheres de Produto
- Comunidade Produto.io
2 – Interaja em grupos e redes sociais
Siga páginas de empresas com as quais você tem afinidade e deseja trabalhar um dia. Com isso, você fica sempre sabendo quando abrir uma vaga em Produto na organização.
Utilize o LinkedIn para compartilhar conteúdos e acompanhar postagens de outras pessoas da área de Produto. Busque interagir nos posts que você considera mais relevantes e tente criar conexões com outros profissionais.
Também há alguns grupos no Facebook que reúnem pessoas de Produto. Entre em alguns deles e comece a acompanhá-los. Nesses espaço, as pessoas costumam compartilhar informações do dia a dia da área e problemas que estão tendo dificuldade em resolver.
Além disso, os grupos são uma ótima oportunidade para se conectar com pessoas que tenham interesses semelhantes ou que estejam na área de Produto. Assim, você pode conversar com elas e tirar algumas dúvidas.
Cursos de Produto também são uma boa opção para ficar por dentro das novidades da área, ter mais conhecimento sobre as vagas no setor e interagir com outros profissionais.
3 – Estude a vaga e a empresa
Antes de você se candidatar a determinada vaga, é importante saber mais sobre a empresa e sobre o cargo proposto. Algumas perguntas para ajudar você a analisar esses aspectos são:
- Quais os principais valores e o propósito da empresa?
- Quais os requisitos da vaga?
- Eu cumpro esses critérios?
- Quais serão as minhas responsabilidades?
- São algo motivador para mim?
Além disso, você pode usar alguns sites como o Glassdoor para ver o que funcionários e ex-funcionários falam sobre a empresa contratante. Mas também é necessário filtrar essas informações, porque elas podem ser enviesadas.
Algumas opções para você procurar vagas em Produto são:
- Linkedin: digite no campo de busca o tipo de vaga que você procura e ative o alerta para elas; é possível escolher também a localização da empresa.
- Alertas Google: você digita a vaga que procura no campo de buscas do site e ele mostra os resultados encontrados; clicando em “Empregos” mais opções aparecem.
- PMA (Product Marketing Alliance): é uma plataforma ideal se você busca oportunidades no exterior.
Nas comunidades online, como a da PM3, e em grupos nas redes sociais, normalmente, também há a publicação de vagas e você pode encontrar boas oportunidades nesses espaços.
4 – Entenda melhor as possibilidades
A área de Produto é muito ampla e as vagas no setor podem ser bastante diversificadas. Algumas opções que você pode encontrar de cargos divulgados são:
- Product Manager: esses profissionais devem ter uma visão mais ampla do produto, ter grande proximidade com a equipe de desenvolvimento e focar em um processo de testes constantes.
- Product Marketing Manager: algumas das atribuições desse cargo são o posicionamento do produto no mercado, o tom de voz da marca, o desenvolvimento da persona e as estratégias de go-to-market.
- Growth Product Manager: esse é um cargo que foca no crescimento e na escala do produto.
Entendendo melhor cada função na área, você pode selecionar as vagas de forma mais certeira e alinhada aos seus interesses.
5 – Foque em soft e hard skills
Se você pretende passar por alguns processos seletivos de produto e iniciar uma carreira ou crescer na profissão, é importante focar em hard skills e soft skills .
As primeiras são um conjunto de habilidades técnicas, como domínio de ferramentas de gestão, do pacote Office e de idiomas, além da experiência profissional e acadêmica. Você pode desenvolvê-las com cursos para aprimorar uma competência específica ou com formações na área de Produto.
Já as soft skills são habilidades comportamentais, como liderança, escuta ativa, comunicação efetiva e pensamento crítico.
É possível desenvolver essas competências lendo sobre o assunto ou com cursos específicos, por exemplo, mas sempre aplicando o que aprendeu no seu dia a dia, mesmo que você ainda não esteja no mercado de trabalho ou na área de Produto.
Focar em soft skills e hard skills é importante durante toda a carreira em Produto. Mas, enquanto você se prepara para se candidatar para uma vaga, pode aproveitar para desenvolver essas habilidades.
Conheça o Curso de Processos Seletivos de Produto e aumente suas chances!
Reunimos 12 profissionais que contratam, líderes de produto e recrutadores da área de tecnologia para te ajudar a ter mais confiança nos processos seletivos e alavancar suas chances de conquistar a vaga dos sonhos! Saiba como é o processo seletivo em diversas empresas como Loggi, Creditas, Uber e mais. Baixe agora a ementa completa do curso!
Mais conteúdos que você pode se interessar: