Apple Vision Pro: Metaverso e o Futuro dos Produtos Digitais
Guilherme Souza

Guilherme Souza

Product Manager I Kenlo

6 minutos de leitura

  • A Apple anunciou a chegada do vision pro em Junho de 2023, focando em uma experiência imersiva “misturando” o físico com o digital, que você utiliza colocando o aparelho sobre os seus olhos.
  • Já o Facebook (Meta) anunciou a mudança do nome da sua empresa e com isso, apontou que a estratégia principal da organização seria a construção do metaverso (2021), que  resumidamente é um universo virtual onde as pessoas podem interagir entre si por meio de avatares personalizados (um tipo de internet imersiva 3D).  E advinha? O acesso também funciona como canal principal os seus olhos.

Isso sem contar com parcerias anunciadas, como por exemplo, o Meta com a empresa de óculos Ray-Ban,  para integrar Inteligência artificial, possibilitar transmissões integradas com as redes sociais e por aí vai..  (Note que o foco também está sobre a sua visão). Mas porque esse foco sobre a visão humana na transformação da tecnologia e o seu uso? Primeiro precisamos entender como nós chegamos onde chegamos através da evolução da tecnologia, vamos voltar de forma resumida no tempo!

Primeiro, temos a era dos computadores pessoais que emergiram principalmente nas décadas de 80 e 90. Focando no uso através do teclado e Mouse! Em seguida,  já na década de 2000 temos o lançamento do iPhone em 2007 que foi um marco! Tornando a internet e aplicativos mais acessíveis para dispositivos móveis. Aqui já começou a ser priorizado os toques e gestos que “substituíram” o mouse e teclado como principais interfaces de uso. 

Logo depois nós acompanhamos a expansão dos aplicativos e redes sociais por volta de 2010. Mudando drasticamente a forma como nós se conectamos com outras pessoas e consumimos as informações

Dando um pequeno salto no tempo, chegamos entre os anos 2010 e 2020 onde nos deparamos com uma expansão da tecnologia focada em vestíveis (um bom exemplo disso é o smartwatch), voltando a tecnologia como parte do que nós vestimos (foco em ser parte do nosso corpo no cotidiano). E agora, nos encontramos na época do avanço com a inteligência artificial, metaverso e interatividade. Se analisarmos o comportamento da evolução dessas partes, é possível perceber que existe uma tendência em:

  • Tornar o mundo físico cada vez mais digital
  • Tornar o mundo digital cada vez mais interativo, trazendo inclusive ao mundo físico essa imersão cada vez mais.

E é por isso que estamos presenciando as grandes empresas de tecnologia no mundo investindo mais e mais para que esses dois tipos de mundos se tornem cada vez mais um só. Ah! Isso sem considerar o aspecto biológico, onde a tecnologia também passará a ser parte do nosso corpo (Neuralink é um excelente exemplo).

Com esse cenário, o que podemos esperar já nos próximos anos sobre os produtos digitais?

As empresas Big Techs (GAFAM), estão se movimentando (e muito), sobre o avanço de tecnologias imersivas e consequente a isso, todo o mundo absorve essa “corrida” tecnológica, inclusive, definindo o sucesso de muitas organizações ou até mesmo a sua extinção.

Essas novas formas de utilizar a tecnologia terão impacto significativo sobre o futuro dos produtos digitais, mudando a forma como nós interagimos tanto no mundo físico, quanto no digital. Vamos falar sobre alguns pontos de oportunidades logo abaixo!

1. Imersão interativa

Com a tecnologia AR, principalmente agora com a chegada do Vision Pro, será possível fornecer um tipo de experiência mais imersiva que vai trazer informações digitais ao mundo real. É provável que através disso, produtos digitais que utilizarem essa mudança entregando formas de interagir e envolver os seus usuários, como por exemplo: mercado de Games, Educação ou até mesmo Softwares de gestão, tenham mais destacamento e ganhem com um volume maior de uso. 

2. Experiência do usuário sobre o consumo

A integração entre os dois mundos pode causar uma revolução no comércio como o conhecemos hoje. Imagine que você gerencia um aplicativo de roupas para uma empresa que também têm lojas fisicas. Agora, imagine as possibilidades que isso pode oferecer como:  Um usuário experimente a roupa virtualmente,  ter atendimento, ter experiência de compra totalmente diferente, tudo de forma imersiva através dessa fusão entre o Real & Digital.

3. Transformação sobre o modelo de trabalho

Com todas essas mudanças, é claro que a forma como trabalhamos hoje também sofrerá impacto! Muitas empresas optam pelo Home Office hoje, outras o modelo híbrido ou então o modelo presencial. Mas com essa tecnologia e a proposta de uso, será possível que independente do modelo adotado, sempre exista uma conexão que tornará tudo mais prático! É isso mesmo, os colaboradores vão conseguir participar das reuniões de forma virtual com muito mais iteratividade através de ambientes mais realistas com ferramentas produtivas aprimoradas que vão fazer parte do nosso dia de trabalho.

Exemplo: Sabe aquele colega de trabalho que mora em outro estado e não tem condições de ir ao escritório por causa da distância? Ele vai conseguir através desse tipo de  evolução tecnológica!

Esses são alguns dos pontos que mostram o  que essas mudanças devem causar já nos próximos anos. Claro, haverá impacto no entretenimento, educação, saúde, redes sociais e até mesmo na forma como interagimos pessoalmente.

O Vision Pro da Apple e o desenvolvimento do metaverso vão moldar o futuro dos produtos digitais,  tornando as interações mais imersivas e personalizadas. É bem provável que isso também vá afetar a forma como nós vivemos, trabalhamos, passamos o nosso tempo entretidos, aprendemos e nos comunicamos.

Para os gestores de produtos, é fundamental que se preparem para essas tecnologias emergentes para garantir o sucesso de seus produtos em um mercado de constante atualização. Procure entender profundamente o que é possível fazer e todas as capacidades dessas mudanças para identificar oportunidades que vão trazer uma evolução sobre a experiência do usuário no seu produto.

Já para as empresas, a adaptação sobre essas tendências, compreendendo as necessidades dos clientes em um mundo cada vez mais digitalmente “híbrido” , será essencial para o sucesso.