BPM: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa
Paola Magni

Paola Magni

Content Writer na Pipefy

8 minutos de leitura

Para uma empresa se manter relevante em um mercado em rápida mudança, é preciso contar com processos bem estruturados, ágeis e eficientes. Afinal, quando o negócio possui processos bem definidos, é mais fácil compreendê-los, adaptá-los e otimizá-los conforme a necessidade das equipes de negócio, fazendo com que a empresa ganhe competitividade no mercado. 

Os processos estão diretamente relacionados ao desempenho, a produtividade e a geração de valor de uma empresa. Por essa razão, processos desajustados e ineficientes trazem inúmeras consequências e geram desperdícios de recursos valiosos para a manutenção do negócio. 

O BPM (em inglês, Business Process Management) é uma metodologia que tem sido cada vez mais adotada por empresas que desejam investir na eficiência de seus processos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é BPM e quais seus principais benefícios para empresas de todos os tamanhos e setores!

O que é BPM?  

Conhecido em português como Gestão de Processos de Negócio (tradução literal de Business Process Management), o BPM pode ser entendido como um mecanismo de gerenciamento, otimização e automação de processos. É uma abordagem usada para melhorar processos que impulsionam as operações de uma empresa. 

Dessa forma, o primeiro passo para aplicar a metodologia BPM é a identificação dos processos que precisam ser melhorados. Em seguida, é importante analisar como é possível melhorar esses processos, implementar as mudanças e medir os resultados.

Para que uma iniciativa de BPM funcione, é necessário aliar tecnologia, estratégia e cultura organizacional para atingir a excelência operacional e, em consequência, os objetivos da empresa. 

Qual a diferença entre BPM, BPMN e BPMS? 

Apesar de as três siglas estarem relacionadas com processos de negócio, cada uma diz respeito a métodos e ferramentas particulares. 

Conheça um pouco mais sobre as diferenças entre as três siglas: 

  • BPM: como já falamos, o Business Process Management é uma metodologia que busca organizar e estruturar processos, a fim de melhorar e padronizar sua execução;
  • BPMN: o Business Process Model  and Notation é a linguagem padronizada de símbolos e ícones que ajudam a representar graficamente o fluxo de processos de uma empresa;
  • BPMS: já o Business Process Management System/Suite, em português Sistema/Suíte de Gestão de Processos de Negócio, é um sistema ou software que ajuda empresas a gerenciar processos e fluxos de trabalho. 

Etapas e ciclo de vida do BPM

O ciclo de vida do BPM se divide em 6 etapas e, ainda que a nomenclatura varie um pouco dentro de cada organização, a verdade é que o ciclo sempre seguirá um padrão de execução. 

Essas etapas devem ocorrer de maneira constante e cíclica para que os processos estejam sempre operando da melhor forma possível e de acordo com a estratégia da empresa. Saiba mais sobre cada fase:

  1. Mapear: análise das necessidades e processos existentes na empresa, e quais deles são primordiais para atingir os objetivos de negócio. Seja uma empresa já estabelecida ou um novo negócio, a etapa de análise de processos vai estabelecer a base para um BPM eficaz.
  1. Modelar: a modelagem de processos ajuda a construir a representação de como os processos individuais se encaixam. É possível mapear a forma como eles interagem entre si e quais os recursos importantes para atingir os objetivos de cada um;
  1. Executar: é hora de tirar o processo modelado do papel e implementá-lo de vez. Envolva as pessoas que estão executando os processos, e não espere aceitação se as mudanças forem empurradas de cima para baixo. É importante dedicar tempo e cuidado para gerir essas mudanças com as pessoas.
  1. Monitorar: depois de executados, os processos precisam ser monitorados. Por isso, colete dados como tempo que cada processo leva para ser concluído, quantas pessoas participam de cada ciclo e quais recursos ele consome.
  1. Otimizar: uma das premissas do BPM é a otimização constante dos processos. Através dos dados coletados, é possível identificar ineficiências e gargalos, promovendo uma melhoria contínua. O objetivo final é sempre alcançar o melhor resultado no menor tempo possível, utilizando a menor quantidade de recursos. 

Quais os maiores benefícios do BPM?

Os benefícios da Gestão de Processos de Negócio são muitos. O que uma empresa ganha com a implementação de uma estratégia de BPM depende do tipo, tamanho, complexidade e recursos do negócio. Os 8 benefícios do BPM a seguir são os mais comuns – e os mais visados:

  1. Maior autonomia das equipes 

Quando o BPM é realizado dentro de um BPMS no-code, ou seja, um software sem código, todas as etapas que mencionamos anteriormente podem ser realizadas por colaboradores dos times de  negócio, sem necessidade de conhecimento de programação. Isso ajuda a liberar o backlog da equipe de TI e dá maior autonomia para que os times executem e otimizem seus próprios processos. 

  1. Transparência de processos

Com a adoção do BPM, os processos se tornam muito mais transparentes para os colaboradores. Isso faz com que a responsabilidade sobre o processo seja maior, já que todos sabem em qual etapa o processo se encontra e o que precisa ser feito. Além disso, a transparência propicia também uma melhor comunicação interna entre os colaboradores. 

  1. Mais controle 

Já que os indicadores de desempenho são claros, fica mais fácil demonstrar a performance da empresa a partir de seus processos. Assim, a organização consegue promover um controle de qualidade mais eficiente. 

  1. Aumento na produtividade

A eliminação de barreiras e gargalos, combinada com fluxos mais eficientes e maior visibilidade dos colaboradores, colaboram para o crescimento na produtividade do time. 

Já que os processos são padronizados, todos sabem exatamente o que precisa ser feito e, consequentemente, os erros tendem a diminuir, evitando o retrabalho e o trabalho manual desnecessário. 

  1. Processos automatizados 

O BPM dá às equipes a oportunidade de otimizar processos ao eliminar tarefas e etapas manuais, repetitivas e redundantes. Uma vez otimizados através do BPM, torna-se mais fácil e rápido automatizá-los também. 

A própria automação oferece muitos benefícios para a empresa, incluindo melhores indicadores de SLA, maior produtividade, menos erros e maior satisfação do cliente. Os colaboradores internos serão liberados de executar tarefas repetitivas e tediosas, ganhando tempo para focar em atividades que geram mais valor para o negócio.

  1. Torna os processos escaláveis 

Processos estruturados podem ser mais facilmente escalados. Ou seja, elementos bem-sucedidos podem ser replicados, possibilitando o aumento do volume de trabalho que passa pelo processo. Pense em um processo estruturado como uma equação composta por uma série de elementos fixos e variáveis: à medida que os elementos variáveis na equação mudam, o resultado se ajusta proporcionalmente.

  1. Aumenta a satisfação dos clientes 

Mesmo sem saber o que se passa dentro da sua empresa, tenha certeza de que seus clientes sentem o impacto dos processos do seu negócio. Seja o tempo necessário para resolver uma solicitação, a consistência da experiência de vendas ou a precisão do processo de contas a pagar, os clientes podem diferenciar a qualidade de um processo do outro. 

O BPM ajuda a entregar uma melhor experiência aos clientes ao construir e melhorar  processos que produzem resultados mais consistentes, proporcionando maior valor a eles.

  1. Mais segurança e conformidade 

Por unificar os componentes do BPM (pessoas, tarefas, tecnologia e dados), a metodologia facilita a identificação de ameaças à segurança, como vazamentos de dados e shadow IT. E como o BPM ajuda as empresas a padronizar seus processos, as equipes de TI têm mais facilidade para aplicar requisitos de segurança, governança e conformidade. 

Como escolher um software BPM? 

Você já percebeu como a gestão dos processos é importante para o desempenho de qualquer negócio, certo? Para colocar toda essa estratégia em prática, é importante contar com a ferramenta de BPM mais completa possível, que seja também fácil de usar e personalizar. 

Um bom software de BPM precisa ter fácil conexão entre processos, integração com as ferramentas já existentes na sua empresa, automações fáceis de configurar, recursos de painéis e relatórios de dados e, claro, uma interface intuitiva e no-code, para que usuários sem conhecimento de código possam utilizá-lo sem problemas. 

O importante é que o BPM promova visibilidade, controle, padronização e automação dos seus processos, possibilitando que seu time alcance todo o seu potencial.

Investir na implementação da cultura do BPM e na adoção de um BPMS pode apresentar alguns desafios no começo. Afinal, tudo que é novo possui uma curva de aprendizado. Mas com certeza você irá perceber rapidamente que a metodologia traz ganhos em produtividade e competitividade estratégica em relação ao mercado, permitindo que sua empresa otimize e adapte processos sempre que necessário.