Capacitação profissional: o que é e por que é tão importante
Jéssica Moraes

Jéssica Moraes

7 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

A capacitação profissional é um dos melhores meios para garantir uma equipe qualificada e ágil, alinhada às expectativas da companhia. Afinal, além de como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho, seus conhecimentos também interferem nos resultados.

De nada adianta investir em tecnologia de ponta, oferecer treinamentos e ter ideias arrojadas, se os profissionais estiverem estagnados ou desatualizados. Portanto, é preciso incentivar a capacidade crítica, a execução e a habilidade de se reinventar quando necessário. Essas competências são os principais ativos para o sucesso da empresa!

Neste artigo, você entenderá o que é capacitação profissional, quais são os seus benefícios e como escolher e implementar programas de capacitação que atendam às suas necessidades. Boa leitura!

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional, também chamada desenvolvimento profissional, é um recurso que permite aos colaboradores adquirir conhecimentos, habilidades e técnicas para executar melhor suas funções. 

Simplificando, é uma jornada contínua de aprendizado, que se tornou indispensável diante das constantes mudanças tecnológicas, comportamentais e das exigências do mercado.

A capacitação profissional é implementada após uma avaliação de competências e a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). O PDI é um projeto que auxilia o profissional a aperfeiçoar-se e alcançar seus objetivos.

Entre suas vantagens estão: contribuir para a evolução pessoal do colaborador, fortalecer a cultura de aprendizado e construir equipes de alta performance.

Importância da capacitação contínua no mercado de trabalho atual

Para a empresa, a capacitação profissional contribui com o seu próprio desenvolvimento, a partir da melhoria do ambiente de trabalho como um todo e da incorporação de novas tecnologias.

Além disso, a empresa passa a contar com uma aliada na retenção de talentos, na promoção da inovação, na motivação da equipe e na manutenção de uma vantagem competitiva. Isso é especialmente importante em um mercado tão acirrado!

Por outro lado, os profissionais também se beneficiam. Afinal, aprendem novas técnicas de trabalho, capacitam-se para assumir novas funções, adquirem novos conhecimentos e habilidades, além de expandirem sua rede de contatos através do networking.

Benefícios da capacitação profissional 

Investir na capacitação profissional, sem dúvida, é uma boa forma de contribuir para a formação de uma equipe mais alinhada aos propósitos da empresa. Mas isso não é tudo! A seguir, listamos uma série de benefícios dessa prática.

Melhora da performance

A performance é um pré-requisito. A capacitação profissional facilita esse objetivo ao melhorar o desempenho dos colaboradores. 

Com conhecimentos e habilidades continuamente aprimorados, espera-se que executem suas funções com mais eficiência e menos dificuldade.

Redução de erros

Colaboradores capacitados tendem a cometer menos erros, resultando em redução do tempo e dos recursos necessários para cada tarefa.

A capacitação profissional evita o desperdício de energia e os custos associados à demissão, contratação e treinamento de novos talentos.

Inovação

A capacitação profissional fomenta um ambiente de inovação, pois incentiva os colaboradores a saírem da zona de conforto e encontrarem soluções criativas

Sem contar que a empresa conquista uma posição competitiva no mercado, tornando-se mais visada.

Retenção de talentos

Treinar e contratar novos talentos demandam tempo e recursos significativos. Investir em capacitação ajuda a manter as pessoas motivadas e satisfeitas, o que reduz a probabilidade de pedirem demissão.

Tipos de programas de capacitação profissional

A capacitação profissional ocorre em diversos formatos, todos projetados para atender às particularidades de cada empresa e colaborador. A seguir, você confere qual melhor se adequa ao seu caso!

Treinamento on-the-job

O treinamento on-the-job ocorre na própria empresa, permitindo que os colaboradores aprendam enquanto realizam suas tarefas. 

Também proporciona experiência prática e real, de modo a aprimorar suas habilidades no contexto em que serão aplicadas.

Treinamentos formais

Os treinamentos formais são estruturados e conduzidos por profissionais especializados, realizados dentro ou fora da empresa. 

A intenção é abordar tópicos específicos, como habilidades técnicas, comunicação eficaz ou liderança.

E-learning e cursos online

Plataformas de e-learning disponibilizam cursos e recursos que os colaboradores podem acessar de onde estiverem. 

Isso facilita muito o aprendizado, sem falar que é mais conveniente para os participantes.

Mentoria

A mentoria envolve a orientação de colaboradores mais experientes para quem busca aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos.

Eventos

Eventos como palestras, seminários e workshops em grupo são eficazes para compartilhar informações, estimular discussões e promover a colaboração entre os participantes.

Certificações

Certificações são credenciais reconhecidas pelo mercado que validam a proficiência em habilidades específicas ou conhecimentos. 

São ideais para quem deseja destacar-se em sua área de atuação.

Programas de liderança

Programas de liderança são voltados para profissionais que aspiram a cargos de gestão. 

Eles ensinam técnicas de comunicação, tomada de decisões, resolução de conflitos e habilidades de construção de equipes.

Implementando programas de capacitação nas empresas

Agora que você já entende o que é capacitação profissional, é hora de aprender como implementá-la corretamente em sua organização. Confira!

Avaliação de competências

Comece identificando as principais lacunas de competências dos colaboradores. Aplique uma avaliação para mapear os pontos fortes e as áreas que precisam de melhorias pelas equipes. 

Essa etapa revelará o direcionamento correto pelos esforços de desenvolvimento.

Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) se constrói a partir das necessidades identificadas na avaliação de competências. 

Inclui traçar metas individuais de desenvolvimento e escolher as capacitações mais adequadas para suprir as necessidades do colaborador.

Programas de capacitação profissional

Com a avaliação de competências individual, você também identifica as lacunas de competências da empresa. 

Assim, o RH pode criar programas de capacitação que atendam às demandas dos colaboradores e definir os cronogramas e a alocação de recursos necessários para essa ação.

Incentivo da participação ativa

Outra sugestão é fazer com que os colaboradores se sintam confortáveis para participar dos programas de capacitação

Isso fortalece a cultura de aprendizado, mostrando como o desenvolvimento contínuo possibilita o crescimento pessoal e profissional.

Medir o progresso

Para entender se a capacitação profissional está surtindo efeito, é preciso estabelecer métricas. 

Avalie o progresso dos colaboradores medindo o aumento de habilidades, a aplicação prática do aprendizado e outros indicadores relevantes.

Incentivos e reconhecimento

Não se esqueça de reconhecer os esforços dos colaboradores durante suas jornadas! Utilize bonificações, promoções, feedback positivo, entre outras formas.

Capacitação e qualificação profissional: por que são diferentes?

Antes de encerrar este artigo, não poderíamos deixar de explicar a diferença entre capacitação e qualificação profissional. É comum que existam dúvidas, mas esses termos têm diferenças importantes.

A capacitação profissional tem como objetivo preparar o colaborador para assumir novas demandas e estimular diversos aspectos de seu desenvolvimento. 

Por outro lado, a qualificação profissional visa aperfeiçoar as habilidades do profissional, proporcionando um currículo atualizado e alinhado com as exigências do mercado, permitindo que ele exerça suas funções com excelência.

Resumindo, a qualificação proporciona a base e os conhecimentos necessários, enquanto a capacitação estimula os aspectos comportamentais, emocionais e técnicos dos colaboradores.

A capacitação profissional deve fazer parte da cultura organizacional, tanto para alcançar objetivos internos quanto para o desenvolvimento dos colaboradores. É um investimento em que todos saem ganhando! 

Para completar, que tal conhecer o PM3 para Empresas? São três modalidades de ensino: Formações, Sprints e Boost, que abrangem do básico ao avançado, flexibilizando-se às demandas específicas da sua empresa. 

Elas oferecem uma combinação de cursos especializados online e in company, atividades interativas ao vivo, além de acesso à maior comunidade de profissionais de tecnologia do Brasil. Vale a pena conhecer!

Converse com um de nossos especialistas! Acesse nosso site e conheça o PM3 para empresas.