Se você leu os conteúdos anteriores sobre SEO em produto, percebeu que existem inúmeras responsabilidades e premissas de SEO na contribuição da estratégia de um produto. Desde a descoberta, refinamento e testes, o SEO pode colaborar e contribuir com todo o desenvolvimento.
A cultura de SEO em uma gestão de produtos digitais possibilita termos clareza sobre quais são as oportunidades que a área de SEO pode levantar. Com o objetivo de desmistificar sobre o assunto, trouxemos uma lista de verificação, ou bem melhor falando, um checklist de Product SEO.
Caso você queira ter uma introdução rápida sobre SEO (otimização de mecanismos de pesquisa), o Google possui um Guia de SEO para iniciantes, com princípios básicos. E para ter uma leitura ainda mais interessante, o Guia sobre como ocorre a classificação dos resultados de pesquisa do Google é uma boa pedida.
Para você ter uma boa leitura, além dos conteúdos indicados, é importante ler sobre a visão de produto SEO, conteúdo no qual falamos sobre as premissas de SEO. Durante o conteúdo sobre o Product SEO Checklist, falaremos alguns termos técnicos, que é importante que você se sinta confortável para um bom entendimento.
💡 O checklist de SEO nasceu para trazer clareza do Product SEO nas etapas de Discovery, Refinamento, SEO e Testes (icid, hlg ou ambientes de testes técnicos).
Discovery SEO | Análise da problemática do SEO Técnico ⚫ Identificação das possíveis problemáticas técnicas em SEO. Análise de Oportunidades ⚫ Projeção de ganhos nas premissas de SEO Análise no Google Search Console ⚫ Comportamento de busca, Definição de Oportunidades / Problemas Estudo de palavra-chave e de clusterização ⚫ Comportamento de busca e Etapa de Funil das segmentações |
Refinamento SEO | Estudo de cenários para medição de sucesso ⚫ Análise técnica, Teste em ferramentas e Análise de resultados avançados Matriz de esforço ⚫ Entendimento do que pode ser incluído de acordo com o Capacity Wireframe: arquitetura semântica ⚫ Avaliação semântica do conteúdo, títulos e subtítulos. Marcações dos Headers (H1,H2..) nas anotações do HTML Wireframe: Otimização de conteúdo/comunicação ⚫ Estudo de copy, conteúdo e apresentação de informações Wireframes: análise técnica ⚫ Validação do layout do produto Levantamento de novas oportunidades ⚫ Análise de novas oportunidades de formatação da exibição (Conteúdo e etc) |
Validação SEO (ambiente de testes) | Análise da Tag Robots ⚫ Identificar se os atributos de index, follow, noindex e nofollow estão corretos. A Tag Robots é responsável pela indexação e rastreamento de páginas. Análise da Tag Canonical ⚫ Identificar se a Tag Canonical está implementada de forma correta. A Tag Canonical é responsável por evitar conteúdo duplicado. Análise da Meta Title e Meta Description ⚫ Identificar se a Meta Title e Description estão implementadas de forma correta. As “Metas” são responsáveis pela indexação de informações de títulos e descrições sobre a página nos resultados do Google. Análise dos Headings (Headers ou H1, H2..) ⚫ Identificar se as marcações de headers (headers – títulos e subtítulos) estão com a semântica correta, com as marcações de H1, H2, H3, H4, H5 e H6. Análise do texto alternativo de imagens (alt) ⚫ Identificar se as imagens estão com textos alternativos de forma correta. Ponto importante para o Google interpretar o significado das imagens e para a acessibilidade. Análise de Dados Estruturados ⚫ Identificar se os dados estruturados estão implementados de forma correta. São responsáveis por trazer informações extras para o Google, o buscador utiliza essas informações como resultados avançados nos resultados de busca, por exemplo: Preço, Avaliações, Dúvidas frequentes e etc. Análise da Linkagem Interna ⚫ Identificar se as páginas ou componentes possuem linkagens internas. São responsáveis por transmitir autoridade e facilitar o rastreamento do Google para novos conteúdos, como também para a experiência do usuário. Análise de Usabilidade Mobile ⚫ Identificar se a página ou componente está respeitando as regras de navegação mobile, com elementos fáceis ao clique, como também resoluções. Essa análise é responsável por entender se todas as resoluções estão adequadas ao conteúdo. Análise de Performance – Pagespeed Insights ⚫ Identificar se a página está performática de acordo com as premissas do Pagespeed do Google. Teste em Resultados Avançados da Pesquisa Aprimorada ⚫Os resultados avançados são recursos especiais que são exibidos nos resultados de busca do Google. Os dados estruturados permitem ao Google interpretar esses recursos especiais, se a página tiver esses recursos, é necessário realizar testes para identificar se o Google irá reconhecer. Teste em Web Cache ⚫Visualizar como está sendo exibida e rastreada pelo Google. É a versão da página que o Google armazenou, ou seja, como ele está “enxergando ela”. Se o conteúdo que você inseriu não está sendo “enxergado por ele”, é necessário realizar otimizações. |
O que o Checklist de Product SEO não é
1. O Checklist Product SEO tem objetivo de mitigar erros técnicos e má implementações. Porém, é necessário ter uma figura de SEO na gestão de produtos, para a tomada das melhores decisões. O profissional pode proporcionar ideias de experiência, usabilidade, técnicos, performance e otimização para os resultados orgânicos na gestão de produtos digitais;
2. Não é necessário verificar todos os pontos apresentados para cada produto. Há produtos que são mais simples, e é necessário apenas observar os pontos técnicos, no entanto há Produtos mais complexos que necessitam de uma maior atenção;
3. SEO é uma área densa, com muitas documentações técnicas e atualizações a todo momento. Todos os meses o Google refina o seu produto (Buscador, Google), e com essas inovações e atualizações, é necessário se adequar aos mecanismos de busca. Ao se adequar, os produtos digitais respeitam as regras e novidades da Central de Pesquisa do Google;
4. O Checklist de SEO não contém todas as atividades de SEO. A seleção apresentada neste checklist, foi com bastante curadoria, anos de experiências na área de produto e com o objetivo de mitigar erros de má implementação em produtos digitais.
Informações extras sobre o Product SEO Checklist
Sobre a etapa de Discovery SEO
A etapa de Discovery em SEO serve para entendermos quais são os pontos de fricção, oportunidades e entendimento do comportamento de busca. Esta etapa torna a cultura de SEO viva e proporciona novos olhares para um bom desenvolvimento do Produto. Minimizando todos os problemas possíveis e maximizando as oportunidades que o produto digital pode proporcionar aos mecanismos de busca.
Análise da problemática do SEO Técnico
Pontos que precisamos pacificar:
- Esse produto trará problemas de indexação ou de rastreamento em SEO?
- Existe alguma forma de mitigar os riscos de uma má implementação?
- O produto vai levar a mudanças de layout?
- E mudanças de URLs?
- O produto trará mudanças no conteúdo que é exibido na página?
- E no envio de informações no servidor?
- Esse produto trará alguma mudança nas Tags de SEO?
Se alguns desses pontos estiverem com confirmação, é possível que tenhamos uma oportunidade de mitigar problemas de má implementação. É necessário realizar discussões e análises, com o objetivo de minimizar os riscos de má implementação técnica em SEO.
Por exemplo: Se houver troca de URL, é necessário realizar otimizações em indexação e rastreamento. Ajustes nas regras de Canonical, Redirecionamentos, Sitemap.xml e dentre outras iniciativas.
Análise de oportunidades
O negócio sempre enxergará oportunidades que expressem ganhos financeiros e com baixa utilização da capacidade do time. A análise de oportunidades pode mudar a visão de negócio e produto em relação a SEO. A cultura pode nascer a partir das discussões que SEO pode trazer de ganhos financeiros para a companhia.
É possível que todo o Produto Digital tenha uma oportunidade de ganho em SEO. Para termos uma visão de negócio, é necessário realizarmos as projeções de ganhos. Números que expressam os ganhos que teremos nas Premissas de SEO para o Negócio. Portanto, vale se perguntar se o produto trará:
- Ganhos na indexação;
- Ganhos no rastreamento;
- Maior indexação de palavras-chave;
- Aumento em visitas;
- Aumento de receita (gmv);
- Relevância de SEO nos mecanismos;
- Redução de investimento em canais pagos.
O ponto mais importante sobre todas as premissas de SEO, e se é possível calcular e projetar os ganhos nas premissas de SEO apresentadas acima. Tangibilizar é possível em SEO e com bons cálculos é possível trazer os ganhos que terá se o produto for implementado. Uma das ferramentas que podem possibilitar esse cálculo, é o Google Search Console (GSC).
Análise no Google Search Console
O Google Search Console é a ferramenta oficial do Google para o SEO. A ferramenta fornece informações de como o Google realiza o rastreamento e a indexação dos famosos links azuis. Como também, traz informações sobre o comportamento de busca do usuário.
É possível entender também como o nosso site se posiciona para os diferentes termos. A ferramenta é bem completa e o Google possui a documentação sobre o Google Search Console. Na documentação, tem todas as premissas e informações de como utilizá-la.
Em linhas gerais, a ferramenta auxilia no dia a dia do SEO, demonstrando informações sobre o comportamento de busca, posicionamento de palavras-chave, indexação, rastreamento e informações sobre os resultados avançados.
Através do Search Console podemos mensurar todas as premissas de SEO:
- Quantidade de páginas indexadas;
- Como está a saúde do rastreamento;
- Quantidade de Links internos;
- Quantidade de palavras-chave indexadas;
- Impressões;
- Cliques (visitas orgânicas);
- Posicionamento médio de palavras ou de páginas;
- CTR (Cliques dividido por impressões);
- Performance, Experiência e Usabilidade;
- Resultados de Busca, Shopping, Imagens, Vídeos, Notícias e Localização
- Resultados avançados através de dados estruturados
Estudo de palavra-chave e clusterização
A clusterização define grupos de palavras-chave, que possuem um comportamento de busca similar. Isso significa que uma palavra-chave, é composta por outras variações em seu segmento.
Ou seja, a clusterização define um padrão de comportamento de busca. Se o usuário está pesquisando por produtos de Petshop, ele terá um padrão de busca. Se ele estiver pesquisando por produtos de Telefonia, ele terá um padrão de busca diferente de Petshop.
Cada clusterização possui o seu comportamento de busca. E essa etapa é muito importante para a estratégia do SEO.
Por exemplo: a clusterização de produtos de telefonia terá um padrão: O usuário irá buscar por características técnicas, marcas, modelos, comprar os produtos e curiosidades sobre cada celular.
Além das buscas possuírem um padrão no comportamento no que tange a clusterização, elas também possuem influência pela etapa do funil da busca.
Segundo a Semrush, temos 4 etapas de Funil: informacional, navegacional, comercial e transacional.
Quando o usuário está na etapa informacional, ele está buscando por mais informações, está conhecendo algo, aprendendo e descobrindo, ou em busca de resolver um problema.
- Quais são as marcas de celulares?
- Quais são os novos lançamentos de celulares?
E na etapa navegacional, ele está buscando por sites, locais físicos ou marcas específicas.
- Quais são os lançamentos da Samsung?
Já na etapa transicional, ele está no momento de decisão de compra.
- Qual é o melhor site para comprar um Iphone 14 Pro Max?
A clusterização está diretamente relacionada à estratégia que será adotada para o Produto Digital.
Sobre a etapa de Refinamento SEO
A etapa de refinamento tem como objetivo a realização de testes e de aprofundamento das estratégias que serão adaptadas ao produto digital. Uma visão de negócio, decisões que podem melhorar e aumentar as premissas de SEO.
Estudo de Cenários para medição de sucesso
O Estudo de Cenário permite entender se o produto terá sucesso como resultados avançados e resultados para dispositivos móveis, uma boa experiência que respeite todas as regras para uma navegação mobile.
Através das ferramentas do Google, é possível estruturar um bom teste. Existem diferentes formas de realizá-lo, através do Google Search Console ou do Teste de Resultados Avançados e Teste para Dispositivos Moveis.
Além desses testes, como dito anteriormente, é possível realizar os testes técnicos através do próprio console do navegador e também pelo Google Search Console. Essa etapa tem como responsabilidade mitigar problemas de má implementação técnica em SEO.
Matriz de Esforço
A Matriz de Esforço tem como objetivo entender de forma clara o que será incluído para desenvolvimento do Produto Digital. Pode haver cenários, e o profissional de SEO será responsável por construir as Projeções de Ganhos de acordo com as premissas de SEO.
O Sitemap.xml tem cenários de entregáveis, como o desenvolvimento completo e parcial. No caso demonstrado no conteúdo, fomos em uma visão parcial da entrega, porém que gerava ganhos expressivos e geram valor para a companhia.
O Capacity é limitado e precisamos utilizar os nossos recursos da melhor maneira possível. A Matriz de esforço tem esse objetivo.
Wireframe: SEO Semântico & Otimização de Conteúdo
As marcações de conteúdo são importantes para o rastreamento do conteúdo de uma página. Se o Produto trouxer mudança visual de uma página, é necessário refinar a semântica.
O conteúdo apresentado na “exibição”, é rastreado pelo Google. Uma boa semântica permite o Google entender de forma clara o que a página tem de conteúdo.
A semântica é observada tanto no refinamento como na validação. O Google apresenta uma documentação completa sobre os Headings (Headers ou H1, H2..).
A semântica é importante para o Google, como também para a experiência do usuário.
Wireframe: Análise Técnica
O Wireframe é o protótipo de alta fidelidade do Produto Digital, onde é construído e refinado pelo time de UX/UI. E para SEO, é necessário validar algumas questões técnicas. No que envolve:
- O produto será exibido em qual posição da página?
- Terá inserção ou alteração de títulos e subtítulos (Headings)?
- Terá inserção de conteúdo?
- Terá links internos?
A análise técnica é importante para entender se há algum ponto no Wireframe que precisa ser discutido e analisada. É importante incluir o time de SEO, para que esses pontos sejam pacificados.
Se alguns dos pontos acima tiverem afirmação, é importante envolver. O SEO trará caminhos de uma boa estratégia na implementação, no que envolve diretamente a experiência que o usuário terá.
Sobre a etapa de Validação SEO
A etapa de validação é justamente o Checklist Product SEO que desenvolvemos. O Documento possibilita entender de forma clara quais são os pontos que precisamos marcar no checklist. Portanto, a Validação é diretamente relacionada ao que está no checklist, no que tange a experiência, indexação, rastreamento e as tags de SEO.
Conclusão
Por fim, conseguimos explanar de forma clara todos os pontos do Checklist de Product SEO. Para te ajudar, estamos disponibilizando o link do checklist, dessa forma você pode baixá-lo e utilizá-lo com o seu time. Esperamos que esse modelo te ajude a desenvolver a cultura de SEO nas iniciativas de seus produtos digitais.
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