Um bate papo conduzido por mulheres atraiu uma plateia igualmente feminina na edição de 2023 do Product Camp, ocorrido em dezembro. O painel “Como as mulheres estão construindo o futuro de produtos” contou com a participação de Letícia Petarnela, GPM da Fretebras, Camila Lorenzi, PM Sênior da Alice, Luana Scorza, CPO da Alice e Luisa Brant, da Alice. A mediação de Julia Souza, no aquário da Product Minds.
Durante a conversa, cada convidada falou sobre a experiência de ser mulher em Produto, das alegrias às adversidades, e encontraram escuta e acolhimento em cada mulher que estava ali. A plateia retribuiu da mesma forma e teve espaço para falar sobre suas experiências, pois encontraram ali um ambiente seguro.
Mulheres em Produto
De acordo com a pesquisa “Panorama de Product Management 2022-2023”, da PM3, a presença de mulheres na área é de 50%. O estudo aponta que o resultado foi impulsionado por comunidades compostas por mulheres e influenciadoras que atuam para ajudar no desenvolvimento profissional, compartilhar conhecimento e dar aquela força para novas produteiras ou para quem está em transição de carreira.
O quarteto tem em comum a experiência de passar por transição de carreira de profissões como engenharia, economia e administração de empresas, e de ter atuado em equipes predominantemente composta por homens.
Luisa que atuou no mercado financeiro se lembrou de quando estava numa reunião com 12 homens, sendo ela a única mulher. Era comum para ela estar em ambientes masculinizados até chegar na área de Produto, e ter criado estratégias de sobrevivência em algumas situações.
“Isso me fez mais forte quando fui para Alice. Foram muitas batalhas e provações, muitas experiências que marcaram de forma negativa, mas me ajudaram na migração para Produto.
Tanto que quando começou em Produto teve medo por ter um líder homem. Mas diferente de perfis que já conhecia, o gestor “era focado em construir mulheres fodas” e ter lideranças femininas. “A questão de igualdade de gênero foi um respiro para mim, estar num lugar em que as mulheres têm protagonismo”, contou.
Luana teve outra experiência quando chegou na área de Produto. Ela veio de uma holding de educação onde havia equilíbrio entre gêneros e se deparou com um time em que era a única mulher. “Foi chocante porque não tinha trabalhado num ambiente em que eu era a única mulher, e marcante porque não tinha vivenciado algo assim”, conta.
No entanto, a situação mudou na empresa atual. Hoje ela vê que o ambiente de Produto é mais feminino e considera que teve êxito. “A gente deu muita sorte e atualmente tem um homem. As líderes técnicas são mulheres. E isso é muito impactante. Foi a primeira vez que fiz par com uma líder mulher técnica. É diferente, e legal. Cria um vínculo e facilita o dia a dia”, comemora Luana.
Quando participou de um processo seletivo para trainee, Camila brincou que todos se lembrariam do seu nome, afinal, era a única mulher de um grupo com 10 caras. O começo em produto foi marcado por ambientes masculinizados, tanto que quando tinha uma mulher ela estranhava. Sem contar as situações de violência e abusos pelas quais passou.
As coisas mudaram um pouco. Mas passei por assédio, [por situações] de duvidarem da minha capacidade”, afirma Camila.
Se em sete anos em Produto, passando por muitos times, ela teve a oportunidade de trabalhar com apenas quatro desenvolvedoras, hoje, o jogo virou. São cinco mulheres desenvolvedoras no time em que atua.
Veja algumas dicas das meninas para a dominação mundial da área de Produto:
- Ter empatia e olhar para outra mulher com acolhimento;
- Seja gentil com as mulheres que convivem com você;
- Procure por empresas que tenham times com mulheres e lideranças femininas;
- Não se diminua quando estiver em ambientes masculinos;
- Apoie outra mulher em uma reunião e dê os créditos a ela pelas ideias e resultados quando alguém não o fizer;
- Mulheres protegem mulheres;
- Tenha uma rede de apoio;
- Não se cobre tanto;
- Elogie a colega de trabalho;
- Saiba que você é incrível!