“Como criar um storytelling” deve estar entre suas principais perguntas, especialmente se você deseja engajar sua audiência, vender uma ideia ou convencer stakeholders. Sabe por quê?
Desde os tempos das cavernas, as narrativas sempre existiram, de desenhos, imagens e oratórias aos clássicos que marcaram gerações. Hoje, essa arte se tornou um diferencial até mesmo no ambiente de trabalho.
Não importa se você atua em dados, marketing ou produtos: dominar técnicas de storytelling, suas aplicações e boas práticas para construir narrativas envolventes vai te destacar. É exatamente isso que você aprenderá neste artigo. Boa leitura!
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O que é storytelling?
O conceito de storytelling é ideal quando você precisa se comunicar com seu público, seja ele composto por liderados ou stakeholders. Trata-se de uma técnica para contar histórias com o objetivo de vender produtos, serviços ou ideias.
Diferente do modelo tradicional e engessado de divulgação, que apenas cria expectativas no consumidor, o storytelling visa construir uma narrativa criativa e inovadora, baseada em um contexto envolvente.
O objetivo é desenvolver um enredo que faça sentido e, sobretudo, seja coerente, independentemente da sua criatividade. Não se trata apenas de divertir ou entreter, mas de capturar e manter a atenção de quem está ouvindo.
O segredo para criar um bom storytelling é entender que toda boa história tem algo em comum: todos os seus elementos precisam se conectar.
A narrativa deve começar com um problema, passar pelo processo de solução e terminar com a resolução. Mas atenção: storytelling e narrativa não são a mesma coisa. Entenda a seguir!
Qual a diferença entre storytelling e narrativa?
Antes de aprender a criar um storytelling, vale desmistificar um mito comum: toda narrativa é storytelling, mas nem todo storytelling é uma narrativa.
Pode parecer confuso, mas os termos são frequentemente usados como sinônimos para evitar repetição.
No entanto, há uma diferença sutil: é possível aplicar elementos do storytelling aos seus conteúdos sem necessariamente transformá-los em uma narrativa completa.
Um exemplo disso é a técnica “show, don’t tell” (mostrar em vez de falar). A simples descrição de um evento ou dado, de forma visual e envolvente, explica e facilita a compreensão de uma mensagem de maneira direta e clara.
4 regras básicas do storytelling
Você já sabe o que é storytelling e por que é diferente de uma narrativa. Mas se está se perguntando como criar um storytelling envolvente, é importante seguir quatro regras básicas.
1. Descubra para quem você está criando a história
Você realmente conhece o seu público? A forma como você conta uma história para um liderado pode não ser eficaz para seus clientes.
Adapte o conteúdo de acordo com as necessidades e características do seu público-alvo. Isso inclui ajustar a linguagem, o formato do texto, o foco da narrativa e os padrões adequados para o gosto e preferências do público.
2. Tenha clareza sobre o problema a ser resolvido
Mostre ao seu público que você tem a solução perfeita para o problema dele.
Mais do que apenas contar uma história, você precisa demonstrar que seu serviço, produto ou ideia realmente fará diferença na vida dessa pessoa. Esse é o seu diferencial, então é fundamental ter atenção a esse ponto.
3. Seja coerente do início ao fim
Evite repetições desnecessárias, exageros ou detalhes que desviem do foco principal. Mantenha a coerência em toda a narrativa. Você pode, inclusive, utilizar a “Jornada do Herói”, que será explicada no próximo tópico.
4. Apresente sua marca como solução
O herói não é o seu produto ou serviço, mas sim o seu público. Ele é o personagem principal que será beneficiado pela solução que você está apresentando.
Quando sua marca assume o papel de herói, é menos provável que o público se engaje.
Por fim, atente aos seguintes detalhes para que seu storytelling seja encantador: transforme sua marca, ideia ou produto em uma história consistente, repetida em diversos meios.
Mantenha a coerência e, a partir do momento em que o cliente perceber tudo isso como uma solução positiva, você conquistará a atenção e o engajamento necessários.
Jornada do Herói: como construir e adaptar seu storytelling
A Jornada do Herói, também conhecida como Monomito, é apresentada no livro “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell.
Esse estudo identifica um padrão narrativo comum em histórias famosas, com começo, meio e fim consistentes, que prendem a atenção. Mas como criar um storytelling?
Adiantamos que existem várias formas, mas optamos por esta, uma das mais usadas e ilustrativas. Confira!
Introdução
Apresente o protagonista e sua situação inicial na história a ser narrada. É aqui que o leitor é inserido no cenário e conhece os elementos principais.
Conflito
Nesta etapa, aborde o problema que o personagem irá enfrentar, que o acompanhará ao longo da história até a solução.
Caso contrário, o problema vai persistir, criando mais obstáculos em sua vida.
A recusa do chamado
No início, pode ser difícil para o personagem reconhecer ou aceitar que o problema existe, e encontrar a solução parece impossível.
Se você estiver falando sobre seu produto, por exemplo, destaque o quanto o mercado ainda não está preparado para resolvê-lo.
A ajuda necessária
Nesta etapa, é o momento de apresentar a solução: produto, serviço ou ideia. O personagem recebe ajuda externa para resolver o problema.
A superação
Esse é o momento em que o personagem supera os obstáculos e soluciona o problema, alcançando sucesso em sua missão.
A grande virada
Aqui é onde a mágica acontece: o personagem percebe como sua vida mudou após a solução apresentada por você, notando melhorias significativas.
Conclusão da narrativa
Por fim, a conclusão encerra todo o ciclo apresentado durante a narrativa.
Dica extra: você pode se inspirar em contos e comerciais para construir sua história.
Além disso, vale investir, por exemplo, no Curso de Storytelling da PM3, no qual você vai conhecer técnicas criativas e colocar a mão na massa com atividades práticas.
Como não construir o seu storytelling
Agora que você sabe como criar um storytelling de alto impacto, cuidado com as armadilhas que podem colocar seu plano em risco. Descubra o que evitar!
Romantizar demais
O storytelling não é um livro, filme ou novela de romance. Embora a conexão emocional com o público seja uma vantagem, o exagero atrapalha.
Romantizar demais suaviza o conflito, dando a sensação de que o problema é simples e fácil de resolver, afastando-se da realidade do público.
Utilizar personagens rasos ou superficiais
Outro erro é criar um personagem simples ou genérico que o público já conhece bem. Não se trata de reinventar a roda, mas personagens sem profundidade dificultam a criação de empatia e identificação.
Todo bom herói deve ter qualidades e defeitos que enriquecem a trama e se alinham ao conflito.
Apresentar a mensagem de forma direta
Ir direto ao ponto pode funcionar em algumas situações, mas não é o caso do storytelling. Lembre-se de que toda história tem começo, meio e fim.
Antes de compartilhar sua ideia, é preciso envolver o público, utilizando os estágios e elementos discutidos ao longo do artigo.
Mais uma vez, temos o conceito de “show, don’t tell” (mostrar, não contar). No entanto, não leve isso ao extremo, senão você corre o risco de entediar o público antes mesmo de contar a história.
Ignorar o ritmo narrativo
Todo storytelling tem um ritmo. Se for rápido demais, o público pode se confundir e perder detalhes importantes; se for devagar demais, o interesse pode ser perdido.
Controle o ritmo da história e respeite cada segmento — introdução, desenvolvimento e clímax — para captar e manter a atenção do público.
Ajustar o ritmo conforme o contexto e as reações da audiência transforma uma boa narrativa em algo extraordinário.
O storytelling não é um conceito imutável. Você constrói suas histórias com base em inspirações, estratégias e da forma que mais faz sentido para alcançar seus objetivos. É sempre uma oportunidade de aprender algo novo!
Por isso, conheça o Curso de Storytelling da PM3! Domine técnicas de storytelling e aprenda a criar narrativas envolventes para comunicar a estratégia dos seus projetos e negócios a diferentes stakeholders!