Gerar valor significa ter um retorno e/ou impacto positivo. A geração de valor de negócio é um tópico crucial para qualquer organização que busca se manter competitiva no mercado atual. Em um mundo cada vez mais dinâmico e exigente, a capacidade de gerar valor para os clientes é uma das principais fontes de vantagem competitiva.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021, 79% dos executivos entrevistados afirmaram que a criação de valor de negócio é uma das principais prioridades estratégicas de suas empresas. Além disso, a mesma pesquisa revelou que as organizações que investem na geração de valor têm uma probabilidade maior de obter sucesso a longo prazo. Nesse sentido, este artigo discutirá estratégias e técnicas que as empresas podem utilizar para gerar valor e se destacar em um mercado cada vez mais acirrado.
Diferença entre valor e negócio
Mas, antes de entender o que e como gerar valor de negócio, precisamos destrinchar a frase e entender o que significa valor e negócio:
Valor: gerar valor é ter um retorno e/ou impacto positivo. É como, por exemplo, quando compramos algo que precisamos que tenha qualidade, que nos dá um retorno positivo.
- Exemplo 1: quando você adquire um smartphone, ele vai te gerar valor – acesso ao que você precisa para trabalhar, para conversar com as pessoas que você gosta, para capturar momentos com a câmera que tem nele, etc. O smartphone te dá um impacto e retorno positivo.
- Exemplo 2: quando você assina um serviço online, por exemplo, pacote office, ele vai te gerar valor – fornecer ferramentas para você executar seu trabalho, como criar um relatório no Word, criar uma planilha funcional para cálculos importantes e manter backup no Excel, etc. Esse serviço adquirido te dá um impacto e retorno positivo.
Negócio: negócio pode ser a sua empresa, o seu produto ou até mesmo o seu cliente. Para cada um deles você pode gerar valor – impacto/retorno positivo.
Como gerar valor de negócio?
Gerar valor de negócio significa gerar um retorno/impacto positivo para sua empresa, produto e/ou até mesmo, para o seu cliente.
Leia abaixo algumas dicas práticas para você entender como pode gerar valor em seu negócio:
1. Resolver problemas de forma eficaz, eficiente e efetiva
Significa quando você resolve um problema de maneira eficaz (que dá resultado, que facilite a vida dos envolvidos, que tem qualidade, que tem eficácia), eficiente (com o menor custo possível, com menos tempo, com recursos disponíveis, com o mínimo de perda/desperdício possível e pensando em custo-benefício) e efetiva (que impacta positivamente, que é feito de forma correta e do jeito certo).
2. Diminuir custo e tempo
Significa quando você pensa em soluções que possam custar mais barato e custar menos tempo de algum recurso para a sua empresa.
Exemplo: automatizar algo que é feito de forma manual.
Quando algum recurso (pessoa) realiza alguma ação recorrente de forma manual, essa pessoa está dispondo (gastando) o tempo dela pra isso, e tempo é dinheiro. Se essa ação fosse automatizada, essa pessoa teria esse tempo sobrando para fazer alguma outra coisa, que só ela faz, que não dá de automatizar, gerando mais valor para o negócio/produto/cliente.
Exemplo: integração contínua – quando você automatiza o processo de deploy para um sistema.
Quando isso é feito de forma manual, o desenvolvedor ao finalizar uma task, ele solicita uma aprovação para subir o que ele fez em produção. O code reviewer revisa e aprova. Após a aprovação, é feita uma solicitação para alguém de infra fazer o upload dessa atualização, de fato, para produção, via servidor, acessando o terminal.
Quando isso é feito de forma automatizada, o desenvolvedor ao finalizar uma task, ele solicita uma aprovação para subir o que ele fez para produção. O code reviewer (maintainer) revisa e aprova. Após a aprovação, a atualização é automaticamente subida para produção, descartando a necessidade de acionar um DevOps para fazer o deploy via terminal. Isso reduz o custo de ter alocação de uma pessoa para isso, assim como o tempo dessa ou de outra pessoa para fazer algo que é recorrente, igual e manual.
3. Estabelecer processos
Quando você estabelece processos você adota um padrão. Quando você tem um padrão, se torna mais fácil, rápido e prático fazer algo.
Exemplo: quando você estabelece que para um projeto entrar para desenvolvimento precisa de uma documentação funcional, você está tornando mais fácil a vida do desenvolvedor, do Product Manager e do cliente, evitando tempo gasto desnecessário. Quando não se tem documentação, o desenvolvedor:
1. terá que assumir por conta própria regras de negócio;
2. terá que parar o gestor/cliente a todo momento para tirar dúvidas;
3. levará mais tempo para finalizar suas tarefas por não ter os itens especificados e definidos.
Consequentemente, isso vai reduzir custo e tempo – o desenvolvedor levará menos tempo para finalizar o item, já que está tudo documentado, definido e especificado e, consequentemente, isso custará menos para a empresa, que paga o desenvolvedor.
4. Gerar lucro
Quando você atinge os itens anteriores, você reduz o custo e você tem mais tempo para pensar em estratégias e melhorias para o seu negócio.
Exemplo: estabelecendo processos (como vimos no item 3), você consegue contratar mais gente para fazer a mesma coisa em menos tempo, consequentemente, você conseguirá vender mais, atrair mais clientes, crescer mais rápido e obter mais lucro.
Com processo definido é fácil e rápido escalar algo, vender mais, contratar mais, crescer mais, retornar mais lucro.
Conclusão
Em resumo, gerar valor de negócio é oferecer um retorno e/ou impacto positivo para sua empresa, produto e/ou cliente. Existem algumas formas de gerar valor, como resolver problemas de forma eficaz, eficiente e efetiva, diminuir custo e tempo, estabelecer processos e adotar novas tecnologias.
Com essas práticas, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e tempo, além de oferecer um serviço de maior qualidade, que impacta positivamente no negócio e seus clientes. Dessa forma, é importante avaliar constantemente os processos e identificar novas formas de gerar valor de negócio, sempre buscando a excelência e a satisfação do cliente.
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