Como melhorar a dicção: 8 dicas para uma boa comunicação - PM3
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

9 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Entender como melhorar a dicção é indispensável para manter uma comunicação eficaz em diversas situações, como o ambiente de trabalho ou a vida pessoal. 

A clareza proporcionada por uma boa dicção ajuda a evitar ruídos na comunicação, além de transmitir credibilidade e profissionalismo na mensagem. Nesse sentido, trata-se de um elemento fundamental de oratória que deve ser aprimorado continuamente.

Acompanhe este artigo para entender a importância de ter uma boa dicção, as principais causas de uma dicção ruim, além de estratégias e aplicações práticas para melhorá-la na vida pessoal e profissional. Boa leitura!

A importância da dicção para uma comunicação eficaz

A dicção é um aspecto da comunicação responsável pela enunciação daquilo que se pretende transmitir. Em outras palavras, é a forma como pronunciamos nossas ideias e pensamentos, ou seja, como pronunciamos e articulamos sons, sílabas, palavras e expressões.

Assim, uma dicção ruim pode causar um impacto negativo na comunicação, levando a erros de interpretação da mensagem, falta de credibilidade e dificuldade de conexão com a audiência.

Por outro lado, uma boa dicção é importante para a oratória e ajuda a transmitir as ideias de maneira muito mais eficiente. 

A dicção é importante para:

  • transmitir credibilidade: a qualidade da dicção ajuda a aumentar ou diminuir a credibilidade daquilo que está sendo dito. Ter precisão na comunicação transmite mais confiança e profissionalismo para a audiência;
  • comunicar a mensagem com clareza: melhorar a dicção também auxilia na transmissão da mensagem com mais eficiência e clareza, evitando ruídos na comunicação, mal-entendidos e erros de interpretação;
  • aumentar o poder de persuasão: uma fala articulada e bem estruturada gera mais impacto na audiência e aumenta o poder de convencimento sobre aquilo que se está transmitindo;
  • otimizar a conexão com a audiência: saber como enunciar a mensagem com clareza e precisão também contribui para atrair a atenção do público-alvo e criar uma conexão mais profunda com os espectadores.

Principais causas de uma dicção ruim

Para entender como melhorar a dicção, é necessário compreender as principais causas de uma dicção ruim.

Existem diversas razões que levam a uma dicção precária, sejam de ordem fisiológica, como malformações físicas que dificultam o desenvolvimento efetivo da fala, sejam psicológicas, como ansiedade, nervosismo, fobia social etc. 

Entre as principais condições estão:

  • vícios de linguagem: são elementos que empobrecem o discurso e prejudicam a fluidez da comunicação, dificultando o entendimento e diminuindo a credibilidade do que está sendo transmitido;
  • velocidade da fala: uma fala lenta ou rápida demais também contribui para uma dicção ruim, impactando a comunicação e a oratória no geral;
  • gagueira: a gagueira é uma condição que causa interrupções involuntárias no fluxo da fala. Pode-se desenvolver de diversas formas, mas é uma condição que afeta diretamente a dicção;
  • falta de projeção vocal: a enunciação deve ser feita seguindo uma potência e um ritmo adequado ao que se está comunicando. Assim, uma voz muito baixa, fraca ou monótona dificulta o entendimento da mensagem.

8 estratégias e exercícios para melhorar a dicção

Se você quer saber como melhorar a dicção, há diversas estratégias e exercícios que podem ser muito eficazes neste processo. 

Eles podem contribuir gradativamente para a melhoria da pronúncia e enunciação de um discurso. Algumas dicas para melhorar a dicção são:

  • pratique em voz alta;
  • teste fazer gravações;
  • aqueça sua voz;
  • faça alongamentos faciais;
  • faça exercícios de respiração;
  • encontre o ritmo ideal de enunciação;
  • elimine os vícios de linguagem;
  • melhore sua postura.

Confira detalhes.

1. Pratique em voz alta

Se você precisa fazer apresentações ou falar em público para um grupo de pessoas, mas sente que sua dicção é precária, uma boa dica é praticar sua fala em voz alta.

Quando estudamos um texto, podemos imaginar como pronunciá-lo, mas, na prática, o que pensamos geralmente não sai como esperado. Por isso, a leitura em voz alta é uma boa estratégia para melhorar a dicção.

Essa prática te ajudará a encontrar um equilíbrio entre tom de voz, velocidade da fala e projeção vocal, trazendo mais clareza e fluidez para a sua fala e tornando sua comunicação mais eficaz.

2. Faça gravações

Além da leitura em voz alta, outra maneira de saber como melhorar a dicção é fazer gravações de áudio ou vídeo com o conteúdo a ser apresentado. 

Essa prática é muito útil para analisar o que precisa ser melhorado no seu discurso e fazer os ajustes necessários na sua pronúncia antes de precisar apresentar para sua audiência.

3. Aqueça sua voz

Exercícios de aquecimento de voz também são muito úteis para melhorar a dicção. Eles auxiliam na articulação das palavras e sons, contribuindo ativamente para uma boa dicção.

Trava-línguas e vocalizações são algumas formas de aquecer a voz e articular sons e palavras com clareza e precisão. 

Se você busca melhorar sua dicção para falar em público ou fazer apresentações, esses exercícios são especialmente importantes antes destes momentos.

4. Faça alongamentos faciais

Outro aliado de uma boa dicção são os alongamentos faciais. Esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura facial, melhorando a forma como você pronuncia palavras e frases.

Simples exercícios diários, como abrir e fechar a boca repetidamente, fazer movimentos circulares com a língua, fazer movimentos de mastigação, movimentar os lábios propositalmente ao falar, entre outros, podem ser muito eficazes.

5. Faça exercícios de respiração

A respiração influencia diretamente na dicção. Uma respiração inadequada pode levar a problemas na pronúncia de palavras. Ao mesmo tempo, um fluxo adequado de ar contribui para uma boa dicção.

Assim, exercícios de respiração fornecem um maior controle da fala, ajudando a trazer clareza para a mensagem e evitando problemas como pausas no meio das frases ou voz trêmula. 

A respiração diafragmática é um excelente tipo de respiração que você pode praticar para ajudar a melhorar a dicção.

6. Encontre o ritmo ideal de enunciação

Cada pessoa tem uma forma única de falar e expressar suas ideias. Algumas têm mais facilidade, outras menos. Por isso, é fundamental encontrar o seu ritmo ideal de pronúncia. 

Isso significa criar um equilíbrio entre a projeção vocal, a velocidade da fala e o tom de voz, entre outros elementos que afetam a pronúncia, garantindo que estejam em harmonia.

7. Evite os vícios de linguagem

Os vícios de linguagem são rivais de uma boa dicção. Eles empobrecem o discurso e tornam a mensagem confusa e incerta.

Alguns exemplos são os famosos “é”, “tipo”, “né”, “sabe”, entre outras palavras que muitas vezes repetimos sem nem perceber.

Por isso, sempre que você precisar fazer apresentações, foque em eliminar ao máximo os vícios de linguagens que você costuma usar. Essa prática certamente deixará seu discurso mais claro, limpo e profissional.

8. Melhore sua postura

Assim como a respiração e os exercícios de alongamento facial ajudam a melhorar a forma como pronunciamos um discurso, a postura adequada também tem um papel vital nesse processo.

Uma boa postura na hora de se comunicar melhora a forma como respiramos e permite uma projeção de voz mais eficaz.

Aplicações práticas no ambiente de trabalho

Saber comunicar-se de maneira eficaz é fundamental para qualquer pessoa. Portanto, melhorar a dicção não ajuda somente na vida pessoal, mas também na profissional. 

Uma boa dicção aumenta a credibilidade e as chances de sucesso profissional, gerando boas oportunidades, independentemente da área de atuação.

Você pode aplicar as técnicas e estratégias mencionadas em diversas situações, como reuniões, apresentações de alto impacto, entre outras, adequando sua comunicação de acordo com o ambiente.

Além disso, você pode implementar essas dicas em diversas etapas do processo de uma apresentação, como:

  • preparação da apresentação: elaborar seu discurso com antecedência, fazer aquecimento vocal, ler em voz alta e gravar a pronúncia são dicas úteis durante a preparação da reunião ou apresentação;
  • durante a apresentação: no momento da apresentação, você pode focar em ações como regulação do ritmo, controle da respiração, ajuste da postura e eliminação de vícios de linguagem;
  • após a apresentação: aprimorar sua dicção é um processo contínuo. Por isso, buscar feedback de pessoas em quem você confia e buscar melhorar cada vez mais sua dicção são algumas ações que você pode executar após a apresentação.

Melhore sua oratória com a PM3

Se você chegou até aqui, já entendeu que a dicção faz parte do domínio da oratória, servindo a uma comunicação efetiva, independentemente do contexto de uso. 

Com as dicas apresentadas de como melhorar a dicção, você conseguirá identificar os principais pontos de atenção para o seu caso e aplicar as estratégias para desenvolver sua comunicação.

Agora, se você busca potencializar ainda mais suas habilidades comunicativas, o curso de Oratória para apresentações de impacto da PM3 é a solução ideal para você.

Você aprenderá a aprimorar não só a sua dicção, mas todos os outros elementos necessários para uma comunicação de alto impacto em qualquer ambiente de apresentação. 

Conheça o curso de oratória para apresentações de impacto da PM3 e aprimore suas habilidades de comunicação!