Este artigo sobre como multiplicar seu impacto como liderança em Produto é uma tradução adaptada de “How to multiplpy your impact as a Product leader“, escrito por Aakash Gupta. Por ser um conteúdo de alto valor, consideramos uma boa ideia traduzi-lo para ajudar a comunidade brasileira de Produto a evoluir. Boa leitura!
Como Head de Produto e até Product Manager, você pode multiplicar seu resultado, ajudando a melhorar construtivamente a autonomia de sua equipe. Para isso, destaco 3 pilares:
- Elimine possíveis bloqueios do time;
- Alerte sobre tarefas que não serão concluídas;
- Construa uma equipe de produto (não de features).
1. Elimine possíveis bloqueios do time
Ensinar seu time a traduzir a estratégia para implementação sem a sua ajuda é uma forma de multiplicar seu resultado.
Coisas que podem ajudar:
- Fazer uma revisão proativa de compliance;
- Empoderar desenvolvedores e designers;
- Incentivar analistas a construírem plataformas e dashboards.
2. Alerte sobre tarefas que não serão concluídas
Um dos males modernos no mundo corporativo da “Era Zoom” é que tudo que vivemos parece mais importante quando falamos sobre isso. Achamos que temos tempo para tarefas acionáveis, mas não temos. Sendo assim, incentive seu time a dizer “não” às tarefas que ocupam muito tempo e não foram priorizadas.
3. Construa uma equipe de produto (não de features)
Quanto mais você capacitar seu time para lidar com questões de usabilidade (design), analisar se o experimento foi um sucesso (analytics) e construir o que foi validado, mais eles podem ter sucesso.
Você deve permitir que eles falhem para então ter sucesso.
Conclusão
Ensinar sua equipe a ultrapassar barreiras, dizer “não” e se tornar um time focado no produto, são atitudes que vão ajudar a resolver muitos problemas do seu time hoje. É mais fácil falar do que fazer. Você tem que compartilhar problemas e contexto, não soluções e features.
Conheça o Curso de Product Leadership
Já atua na área de Produto e deseja assumir cargos de liderança, gerir pessoas e influenciar diretamente na estratégia de produto da sua empresa? Ou ainda, já atua nessa função e quer seguir se qualificando na área? Então você precisa conhecer o Curso de Product Leadership!
O curso reúne um conteúdo aprofundado com mais de 25 horas de conteúdo gravado, feito para pessoas líderes ou seniores na área de Produto (mais de 3 anos de experiência).
Mais de 12 líderes renomados e com vasta experiência no mercado brasileiro compartilham seus aprendizados e cases, transmitindo as melhores práticas de gestão de pessoas e estratégia de Produto.
Leia também: