Este artigo é uma tradução livre deste post original publicado pelo blog Product Gym. Por ser um conteúdo de altíssimo valor, achamos que seria uma boa ideia traduzi-lo para ajudar a comunidade brasileira de Produto a evoluir. Vamos lá!
O gerenciamento de produtos é situacional e contextual. É impossível executar perfeitamente o ciclo de vida de desenvolvimento do produto todas as vezes para cada solução. Da mesma forma, quando você está passando por várias entrevistas, dar a mesma resposta para perguntas semelhantes não vai funcionar. Suas respostas devem mudar com base em quem está perguntando e no contexto envolvido nas perguntas feitas – especialmente quando se trata de perguntas sobre gestão de produto em um case.
Neste guia, veremos:
- Como enfrentar perguntas sobre um estudo de caso
- Etapa 1: Avalie a necessidade
- Etapa 2: Valide a necessidade
- Etapa 3: Defina uma meta para o recurso
- Etapa 4: Tome decisões
Como enfrentar perguntas sobre um estudo de caso
Supondo que uma empresa de móveis de comércio eletrônico queira implementar o recurso de devoluções grátis. Separe um minuto para pensar sobre estas questões: Como você faria para implementar isso? Qual é o seu primeiro passo?
Se o seu primeiro movimento é o de começar a criar requisitos, conversar com parceiros de design e escrever histórias de usuários para os engenheiros, você cometeu um erro grave. Estas são algumas dicas importantes para você se lembrar:
- Sempre comece fazendo perguntas! Nunca comece indo a fundo no estudo de caso quando você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre qual problema resolver.
- Certifique-se de que o alvo da sua pergunta é o público para o qual o produto foi feito. Você precisa aprender quem é o usuário para projetar casos de uso.
- A partir de suas perguntas e de sua abordagem, certifique-se de delimitar o escopo. Ao fazer isso, você identifica qual problema resolver!
- Aprofunde-se nos detalhes da questão para entender o escopo dos casos. No vídeo, Roman responde à pergunta: “Como você criaria um produto para donos de animais de estimação?” Ele faz questão de saber o que o entrevistador quer dizer com “animal de estimação”. O termo envolve apenas cães e gatos ou devemos considerar tigres e crocodilos?
- Lembre-se que esta é uma oportunidade de ouro para mostrar ao entrevistador o seu espírito empreendedor. Você pode apresentar um traço mais aventureiro, mas também realizador, pela forma como responde a essa pergunta extremamente aberta. Lide com esse aspecto de forma profissional e intuitiva.
Agora que você sabe por onde abordar as perguntas em uma entrevista de estudo de caso, vamos ao que interessa. Aqui estão as 4 etapas que você precisa seguir para resolver seu estudo de caso sendo um gerente de produto:
Etapa 1: Avalie a necessidade
Para entender a necessidade do seu estudo de caso, você precisa fazer uma série de perguntas. Aqui estão algumas para começar:
- Como a empresa criou esse recurso?
- Ele foi sugerido por executivos ou por clientes?
- O objetivo desse recurso é gerar receita ou aumentar a fidelização?
- Estamos supondo que a liderança já aprovou esse recurso?
- Ou que ele é apenas um produto menor para testarmos?
Assim, você precisa descobrir os limites e restrições da questão.
Você pode não ser um especialista no ramo em que seu entrevistador atua ou pode não ter o mesmo conhecimento sobre o setor. Portanto, para oferecer uma resposta melhor, é preciso entender o que ela não é.
Etapa 2: Valide a necessidade
Você tem que começar com uma “pré-pergunta”. Nesta fase, você pode se perguntar: quais são suas suposições, já confirmadas ou não, e onde estão os dados? Se houver dados, eles são bons?
Então, neste estudo de caso, quais são minhas suposições? Devoluções Gratuitas. Sabemos quantas pessoas estão tentando devolver o que compraram? Temos dados sobre esse aspecto e eles estão corretos?
Existem tipos específicos de produtos que os clientes devolvem? O que nós não sabemos? Em quais partes do mundo os clientes esperam devoluções grátis? Temos informações sobre isso? A empresa não necessariamente vai descobrir esse ponto pelos dados, porque os consumidores podem não fornecer esse feedback.
O que estou supondo sobre as devoluções grátis? Existe um limite de peso para os produtos? Esse recurso será lançado apenas para clientes em uma determinada região? Qual é o orçamento para isso?
Quando você se concentra nessas questões, o que você está fazendo é se concentrar em tempo e recursos. Esse é o lado empreendedor de fazer perguntas.
Se você não é um especialista em e-commerce de móveis ou não está familiarizado com esse modelo de negócios para oferecer uma resposta diferenciada, o que os gerentes de produto procuram na sua resposta?
É provável que a empresa que está fazendo a entrevista atue em um segmento com o qual você não tem familiaridade. E tudo bem! Contanto que você possa traçar o roadmap do seu produto a partir de um raciocínio sólido, você está pronto para avançar.
Acima de tudo, lembre-se disto: o foco principal dos entrevistadores na apresentação do estudo de caso de um(a) Gerente de Produto é ver se você tem ou não habilidade para avaliar se o produto ou recurso deve ser lançado. O que significa também que você não pode pular a pesquisa do segmento!
Etapa 3: Defina uma meta para a solução
Nesse caso específico, você quer se concentrar no tempo e nos recursos financeiros. Isso significa pensar na lucratividade do produto. Quais são as áreas que podem contribuir para essa lucratividade? Aqui estão algumas questões para considerar:
- Quanto a solução vai custar e como você avalia esse custo?
- As prioridades em relação a outros produtos mudarão?
- Teríamos que nos concentrar em outros recursos?
- Teríamos que lidar com leis de transporte interestaduais?
- Como serão tributados os envios internacionais e interestaduais?
Quer mais orientações sobre como determinar as métricas essenciais para a sua empresa e o desenvolvimento do seu produto? Aqui estão alguns guias para você começar:
- 16 Startup Metrics by Adresseen Horowitz
- Startup Metrics You Need to Monitor
- Facebook Metrics: Key Benchmarks for PM Interviews
Etapa 4: Tome decisões
Com base nos requisitos de negócios, como você deseja avaliar essas questões? As possibilidades de pergunta são infinitas. Por exemplo, talvez você precise gastar os recursos financeiros e alongar o prazo da engenharia. A empresa concorda com isso?
Tudo também vai depender de como você reporta respostas de “Sim” ou “Não”. Se você disser “Sim, quero priorizar esse recurso”, saiba seus motivos:
- O(A) gerente aprovou a estratégia.
- Eu sei quem são os clientes.
- Tenho os dados para fazer o backup.
- Tenho a aprovação dos stakeholders para fazer isso.
- Tenho um cronograma no qual sinto confiança para executar.
Ou, se você disser “Não”, também tenha motivos para isso:
- Não, não tenho uma estratégia clara da administração.
- Não, o(a) gerente quer que eu valide isso antes de gastarmos recursos extras.
- Não, não temos engenheiros ou recursos suficientes.
- Não, temos que usar o ciclo de vendas para outro produto – se tentarmos implementar a solução agora, perderemos o ciclo sazonal.
Todas essas são peças flexíveis que você precisa avaliar e, em seguida, comunicar ao PM entrevistador. Ser específico é o melhor a fazer no caso das perguntas. Use exemplos de situações em que você mesmo teve que tomar decisões com base nos fatores abordados.
Os estudos de caso envolvendo gerenciamento de produto têm grande importância nas entrevistas de PM. Eles são uma forma confiável para as empresas avaliarem o pensamento crítico do candidato e suas habilidades de resolução de problemas.
Lembre-se de mostrar sua habilidade em avaliar se deve ou não implementar determinado recurso. Faça perguntas para definir limites para o estudo de caso e controlar seu escopo. Com essas informações, você saberá como abordar melhor as questões a partir do seu conhecimento em Product Management.
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