Competências profissionais: o que são e como desenvolvê-las - PM3
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

10 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

As competências profissionais referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados ao ambiente de trabalho. São elas que  possibilitam a execução efetiva de funções e tarefas laborais.

Uma carreira, em qualquer área de atuação, é dinâmica e necessita de manutenção e atualização contínuas. Assim, desenvolver as competências mais requisitadas garante que o profissional se mantenha competitivo no mercado de trabalho e se destaque em sua carreira.

Você também pode alcançar mais sucesso ao desenvolver suas habilidades. Acompanhe a leitura para saber o que são competências profissionais, a importância delas, os tipos, as principais competências e como desenvolvê-las.

O que são competências profissionais?

As competências profissionais englobam um grupo de habilidades, conhecimentos e atitudes desenvolvidas por um indivíduo para atuar no contexto profissional. 

Essas capacidades permitem que os profissionais operem efetivamente em seu ambiente de trabalho. Assim, eles têm como alicerce o instrumental técnico e comportamental necessário para obter sucesso profissional.

Importância das competências para o desenvolvimento profissional

As competências são indispensáveis para os indivíduos que desejam atuar com eficiência e profissionalismo. também, para os que visam o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Veja com mais detalhes por que elas são tão importantes.

Manter a competitividade no mercado

Desenvolver as principais e mais importantes competências profissionais exigidas pelas empresas é indispensável. Afinal, garante competitividade e relevância no ambiente de trabalho, além de gerar melhores oportunidades profissionais.

Adaptar-se com facilidade às mudanças

Treinar as habilidades mais solicitadas pelo mercado representa não só um diferencial competitivo. Também proporciona uma postura mais aberta para a adaptabilidade às mudanças e tendências emergentes. Você aprende e se adapta com mais facilidade.

Desenvolver uma carreira bem sucedida

Quanto mais capacitação e atualização diante das tendências profissionais, maiores são as chances de desenvolver uma carreira de sucesso. Ao desenvolver suas competências profissionais, você se prepara melhor para os desafios da sua profissão.

Aumentar a produtividade e o engajamento profissional

Um indivíduo que possui as competências profissionais necessárias para sua área de atuação se sente mais engajado em seu ambiente de trabalho. Há um aumento da eficiência, produtividade e melhoria dos resultados entregues.

Melhorar a qualidade do trabalho

Ao desenvolver novas competências com eficiência, a qualidade do trabalho poderá aumentar significativamente, gerando resultados mais satisfatórios. Afinal, a tendência é ser mais eficiente e ter maior precisão no trabalho. 

Tipos de competências profissionais

As competências profissionais podem ser divididas em três categorias principais:

  1. técnicas;
  2. comportamentais;
  3. gerenciais. 

Elas se referem ao conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que o indivíduo precisa desenvolver dentro de cada espectro. O todo possibilita executar funções e tarefas de maneira eficiente.

Competências técnicas

As competências técnicas (hard skills) são habilidades práticas e específicas atribuídas a cada função. É possível desenvolvê-las por meio de cursos, treinamentos e domínio do conhecimento técnico. 

São, por exemplo, os conhecimentos em: 

  • linguagens de programação;
  • técnicas de design;
  • ferramentas e softwares;
  • normas e regras de uma determinada indústria etc.

Competências comportamentais 

As competências comportamentais englobam um grupo de habilidades interpessoais (soft skills) e atributos pessoais de cada indivíduo. 

Referem-se à maneira como o profissional se comporta e interage em seu ambiente de trabalho. Elas auxiliam na execução das habilidades técnicas e no relacionamento com outros profissionais.

Alguns exemplos de competências comportamentais são:

  • colaboração;
  • resolução de conflitos;
  • empatia;
  • comunicação assertiva;
  • organização;
  • trabalho em equipe.

Competências gerenciais

Quando falamos em competências gerenciais, nos referimos às habilidades relacionadas à liderança. Também à gestão organizacional e aos processos de tomada de decisão. 

Profissionais que possuem essas habilidades são capazes de planejar estrategicamente e tomar decisões boas decisões Têm habilidades e preparo para liderar e motivar times e pessoas, gerenciar projetos e recursos de maneira eficiente.

8 principais competências profissionais para uma carreira de sucesso

Agora que você conhece os principais tipos de competências profissionais, confira as habilidades, conhecimentos e atitudes mais buscadas atualmente no mercado de trabalho para ter uma carreira bem sucedida.

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é um dos pilares para uma atuação profissional de sucesso. 

Saber se comunicar de maneira efetiva, clara, objetiva e respeitosa é indispensável. Permite cultivar relacionamentos interpessoais e colaborar com outros profissionais.

Além disso, por meio da comunicação assertiva, é possível transmitir ideias de maneira eficaz. Ela evita erros de interpretação e ruídos na comunicação.

Assim, todo profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho, precisa saber usar a comunicação de maneira eficaz em qualquer formato.

Trabalho em equipe

Cada vez mais, empresas adotam configurações de trabalho em que a colaboração é um pilar central. Por isso, saber trabalhar em equipe é fundamental para garantir resultados satisfatórios para a organização.

O trabalho em equipe promove um ambiente colaborativo de comunicação aberta, eficaz e empática. Também constroi um espaço para resolução de conflitos, flexibilidade e cooperação diante das demandas da empresa.

Organização

A organização é uma competência essencial para que o trabalho se desenvolva com fluidez, eficiência e produtividade. Também contribui para evitar a procrastinação, o excesso de estresse e a ansiedade.

Um profissional organizado consegue planejar e priorizar demandas, delegar tarefas e gerir seu dia a dia de trabalho com mais eficácia. Dessa forma, alcança maior produtividade e resultados mais satisfatórios.

Autogestão

Outra competência importante no ambiente de trabalho é a autogestão. Profissionais autogerenciáveis são capazes de:

  • manter sua produtividade no trabalho;
  • gerenciar tempo e demandas com eficiência;
  • priorizar o que é necessário diante das tarefas a serem resolvidas;
  • manter a qualidade do trabalho;
  • ter disciplina;
  • cumprir prazos e compromissos.

Gestão de projetos

Atualmente, muitas empresas buscam profissionais capazes de gerenciar projetos, assumir posições de liderança e fazer a gestão de pessoas. 

Essa competência envolve diversas habilidades, conhecimentos e atitudes, como:

  • liderança; 
  • comunicação assertiva;
  • gestão de riscos;
  • gerenciamento de recursos;
  • planejamento;
  • resolução de problemas;
  • habilidades técnicas específicas da área etc.

Assim, é uma competência para profissionais que apresentam um perfil de liderança e estão em busca de um papel de gestão na empresa.

Conhecimentos técnicos

Cada área de atuação requer conhecimentos técnicos específicos para a execução competente de uma função. Isso envolve:

  • ter domínio teórico e prático desses saberes;
  • manejar ferramentas e softwares necessários para uma atuação eficiente; 
  • conhecer normas, regras e regulamentos da área;
  • manter uma postura de aprendizagem e atualização contínua no segmento.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma competência indispensável para qualquer profissional nos dias de hoje. Por meio dela, é possível identificar, entender e gerenciar as próprias emoções. Além de compreender as de outros indivíduos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais empático e positivo.

Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem: 

  • interpretar o ambiente e as dinâmicas interpessoais com mais facilidade;
  • ter maior autoconsciência; 
  • propor soluções para conflitos com mais eficiência;
  • ter autocontrole emocional;
  • trabalhar em colaboração;
  • comunicar-se de maneira eficaz;
  • ter empatia etc.

Portanto, é uma competência útil não só no ambiente de trabalho, como na vida pessoal e em outros contextos.  

Resolução de problemas

Em um cenário altamente dinâmico e com mudanças recorrentes, é fundamental preparar-se para resolver problemas com eficiência. Por isso essa é uma competência necessária para aprimorar processos, superar desafios e pensar em soluções inovadoras com mais facilidade.

Essa competência engloba características como:

  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • tomada de decisão;
  • capacidade analítica;
  • colaboração.

Como desenvolver competências profissionais?

Para desenvolver competências profissionais é preciso seguir um caminho de muito aprendizado, prática e autoavaliação. 

Algumas dicas para ajudar nesse processo são:

  • definir seus objetivos;
  • desenvolver o autoconhecimento;
  • entender que competências desenvolver;
  • adotar uma postura de aprendizagem contínua
  • buscar feedback.

Veja detalhes.

Definir seus objetivos

O primeiro passo é pensar nos seus objetivos profissionais. Para isso, é fundamental definir metas claras e realistas.

Elas ajudarão a se manter firme em seu processo de desenvolvimento e a enxergar com mais clareza o que precisa ser reavaliado.

Pense nos seus objetivos de carreira e no que você busca alcançar a partir da aquisição dessas competências. Isso tornará o caminho muito mais fácil de trilhar.

Desenvolver o autoconhecimento

Outro passo importante é desenvolver o autoconhecimento. Esse processo é a base para que você entenda vários aspectos relevantes desse processo, como:

  • pontos fortes e pontos de melhoria; 
  • habilidades que você já tem e as que você precisa desenvolver; 
  • seus maiores desafios e medos; 
  • suas prioridades no que se refere à vida profissional; entre outros.

A jornada de autoconhecimento ajudará não só a desenvolver novas competências no trabalho, como também, em outras áreas da sua vida. É um aprendizado que gera mais autoconsciência diante daquilo que você busca em geral.

Entender que competências desenvolver

Depois de ter mais clareza dos seus objetivos e autoconsciência sobre sua vida profissional, segue esta etapa. Ela é importante para entender quais competências são relevantes para a sua área de atuação.

Por exemplo, você quer se aprimorar em funções técnicas ou está buscando uma posição de liderança e gestão? Mapear as competências que precisa desenvolver é fundamental para entender qual caminho seguir para alcançar esse objetivo. 

Adotar uma postura de aprendizagem contínua

Desenvolver competências é um processo contínuo que requer manutenção. Por isso, é essencial adotar uma postura de melhoria e aprendizagem contínua.

Sempre que possível, busque aprimorar suas habilidades, conhecimentos e comportamentos. isso vai enriquecer cada vez mais seu conjunto de competências profissionais.

Cursos, treinamentos, leituras, pesquisas, eventos profissionais e networking são algumas formas de se atualizar e continuar aprendendo. 

Buscar feedback

Abrir-se ao feedback é uma maneira muito válida de avaliar suas competências 

profissionais. Veja como uma oportunidade de aprimorar esse conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos. 

Por isso, recomenda-se a busca ativa por feedback, seja de lideranças, colegas de trabalho, mentores ou outras pessoas de confiança.

Receber esse retorno ajuda a ter novas perspectivas sobre um mesmo cenário, ampliando as possibilidades de aprimoramento e desenvolvimento. Afinal, os demais podem ver detalhes e características que talvez não estejam claros para você.

Desenvolva competências profissionais com a PM3

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que as competências profissionais são indispensáveis para uma carreira bem-sucedida.

A boa notícia é que você pode contar com a PM3 para desenvolver as competências mais buscadas no mercado atualmente, por meio dos nossos cursos de liderança e habilidades humanas.

São várias Sprints com temáticas essenciais para uma atuação de sucesso, que vão desde saúde mental, inteligência emocional, trabalho em equipe e oratória, até engajamento de equipes, gestão de pessoas e técnicas de negociação, entre outras.

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