Demonstrações interativas de produto para aquisição e retenção de usuários
Anselmo Filho

Anselmo Filho

Senior Product Manager

7 minutos de leitura

Recentemente tenho visto toneladas de experiências de demonstrações interativas de produtos (demos) surgindo, mas que só envolvem uma pequena visita ao site da empresa.

As empresas estão finalmente percebendo como é poderoso permitir que novos usuários brinquem com seus produtos antes de adquirí-los efetivamente.

Quando falamos de onboarding de novos usuários (aquisição e ativação), temos que falar sobre criar oportunidades para que as pessoas usem seu produto, experimentem o valor e se apaixonem por ele.

Por que não antes do cadastramento?

Aí existem algumas possibilidades que podem ser incorporadas. Estou falando de estratégias como versões lite, tour de produto, no-code, etc. Eu pessoalmente sou extremamente otimista com essas experiências interativas. Mas muitas empresas ainda não têm certeza de como aproveitá-las.

É aqui neste artigo que vou mostrar o tesouro que representa essa oportunidade.

O que são demos de produto?

Uma experiência de demonstração de produto é uma forma de permitir que os usuários acessem e experimentem seus produtos sem exigir que eles forneçam informações pessoais ou passem por um processo de inscrição. Essa pode ser uma maneira poderosa de apresentar um produto a clientes em potencial e incentivá-los a experimentá-lo, levando a um aumento de conversões e retenção de clientes.

Basicamente, estamos falando de uma forma de seus futuros usuários “pularem a cerca”, sem comprometer o limite de cartão de crédito.

Quais são os benefícios das demonstrações interativas de produto?

Você pode estar se perguntando por que você pensaria em oferecer uma experiência assim, mas é claro que podemos apontar alguns benefícios nisso tudo. São eles:

Compreensão do valor do produto

Ao adotar esse tipo de estratégia, você permite que os usuários tenham uma ideia do produto e entendam seu valor antes de se comprometerem com uma compra ou assinatura. Isso pode ser particularmente útil para produtos complexos ou técnicos, que podem exigir um pouco de exploração para que possam ser compreendidos por completo.

Construção de confiança com clientes em potencial

Em segundo lugar, uma demo pode ajudar a construir confiança com clientes em potencial, demonstrando que a empresa está confiante em seu produto e disposta a permitir que os usuários o experimentem antes de se comprometerem com a compra. Isso pode ajudar a aliviar as preocupações sobre a qualidade ou eficácia do produto e incentivar os usuários a dar o próximo passo no processo de compra.

“Mas, Anselmo, assim eu não vou estar dando a experiência do meu produto de mão beijada para o meu concorrente?”

Meu amigo, 2023 está aí né?! Acorda para a vida! O maior problema que você pode ter em dar uma experiência do seu produto sem cadastro é o fato de mantê-la sempre atualizada com a evolução do seu produto (um compromisso que demanda certo esforço). De resto, só vantagens.

Na dúvida, antes de iniciar um tour, você pode pedir um e-mail corporativo (mas saiba que com certeza isso vai reduzir a sua conversão!).

Geração de leads e aumento da conversão

Por fim, essa experiência pode ajudar a gerar leads e aumentar as conversões, permitindo que os usuários se inscrevam facilmente para uma avaliação ou compra depois de terem a chance de experimentar o produto. Isso pode ser particularmente eficaz se o produto oferecer uma experiência atraente e valiosa, inspiradora o suficiente para fazer com que os usuários se comprometam com a compra.

Exemplos de demos de produto

Aqui separei alguns exemplos de marcas e produtos que já aplicam demonstrações interativas de produto para aumentar a aquisição e retenção de usuários:

Mixpanel

O Mixpanel é uma ferramenta de Product Analytics bem robusta e completa, com certeza está no top 3 ao lado do Amplitude e o Google Analytics. Ele oferece um tour de produto em seu site, mostrando todo o seu potencial.

demonstrações interativas de produto no Mixpanel

Colossyan

Outro exemplo que eu acho genial é a da Colossyan. A marca faz parte dessa nova leva de empresas que usam Inteligência Artificial e é responsável por criar vídeos profissionais com o que eles chamam de “AI actors”.

A Colossyan transformou a sua homepage em uma experiência interativa do seu produto. Aqui eu não vou nem citar a tour de produto ou vídeo introdutório que você encontra ao entrar no freemium, porque é aula atrás de aula sobre onboarding e ativação de usuários.

demonstração de produto no Colossyan

Ramp

Outro exemplo sensacional é a Ramp, empresa de gerenciamento de despesas de cartão de crédito corporativo. A Ramp se utiliza de um product tour interativo com checklist de evolução e aprendizagem.

Aqui a gente ta falando da elite das demos de produto.

Inclusive, a todo o momento o sistema deixa claro que é possível sair da tour e se inscrever no produto. Afinal, ninguém quer ficar clicando “Next” em 50 passos diferentes, né?

Ramp Product Tour

Concluindo: é preciso atuar com estratégia

Mas vale reforçar que simplesmente jogar um tour de produto no site não vai fazer diferença. É preciso aprender a atuar com estratégia para alavancar essa oportunidade.

No mais, deixo aqui 3 maneiras criativas de aproveitar demonstrações interativas de produto para alavancar a conversão de novos clientes:

  • Incorpore a demo em seu site: coloque o experimento em uma “página do comprador”, na qual as pessoas estão procurando software ativamente (como sua página de produtos, preços ou funcionalidades);
  • Vincule à campanhas de marketing por e-mail: dê aos seus contatos uma amostra do que o produto pode fazer;
  • Implemente como uma etapa no seu processo de vendas: assim os clientes em potencial vão poder ver a ação acontecendo, diretamente em seu site.

Acho que veremos muito mais experiências de demonstrações interativas de produto em 2023. Lembre-se que a qualquer momento você pode usar seu produto para vender seu produto – é aí que a mágica acontece.

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