Não tem nada melhor do que ler um texto que fala de pontos críticos e ver que os nossos problemas diários são mais comuns do que imaginamos, e que outras pessoas também passam por aquilo. Esse conteúdo surge quando temos a oportunidade de formular o conhecimento baseado em dados.
Foi pensando nisso que resolvemos traduzir esse artigo sobre os maiores desafios enfrentados por Product Managers em 2021 (ler original), ele foi escrito com base em uma pesquisa recente realizada pela OpinionX, que busca priorizar através da sua própria plataforma as maiores dores dos gerentes de produto. De quebra você ainda aprende uma forma simples e eficiente de testar suas hipóteses.
Tenha uma boa leitura!
Desafios que PMs enfrentam
Esta pesquisa nasceu de nossas próprias frustrações. Faço parte da equipe da OpinionX. uma startup em estágio inicial fundada no fim de 2019. Recentemente nos encontramos em uma encruzilhada: havíamos entrevistado mais de 100 usuários e depois de analisar transcrições e dados qualitativos, ainda não tínhamos certeza de que nossa proposta de valor estava atendendo uma necessidade real e se estava nos levando em direção ao Product-Market Fit. Foi preciso entender se o problema que estávamos resolvendo era importante para os gerentes de produto.
A OpinionX foi construída para permitir que os clientes por meio de uma plataforma classifiquem seus problemas, então decidimos usar nosso próprio produto. Criamos uma pesquisa de classificação para comparar o problema que estávamos tentando resolver com todos os outros desafios que os PMs enfrentam na sua rotina.
Se nossa hipótese de problema tivesse uma baixa classificação, era sinal de que não valia a pena tentar resolvê-la, pois não conseguiríamos atenção do nosso público alvo frente aos problemas maiores que existiam.
Se fosse um problema de alta classificação, significava que havia grande potencial de mercado.
Pedimos a 112 gerentes de produto para que votassem em uma série de problemas, indicando se concordavam ou não com as afirmações e também para que indicassem qual afirmação fazia mais sentido para eles a partir de um par de problemas selecionados aleatoriamente.
Os participantes ainda indicaram problemas que não estavam listados e que nós nem tínhamos ideia de que existiam.
Abaixo listamos os 10 problemas que os participantes classificaram como mais importantes conforme nossa plataforma.
Os 10 maiores problemas, segundo mais de 100 Product Managers
1º – Encontrar o Product-Market Fit para um novo produto ou feature é um desafio constante como PM
2º – Os stakeholders querem falar mais sobre a solução do que sobre problemas, mas nós precisamos entender o problema primeiro
3º – Minha atenção é dividida em muitas frentes ao mesmo tempo
4º – A gestão entre time e empresa consome muito tempo e energia
5º – Pesquisas robustas com usuários gastam muito tempo, desta forma acabamos fazendo de qualquer jeito
6º– É difícil fazer com que a empresa foque em um único objetivo/métrica.
7º– Nosso conhecimento organizacional é muito desarticulado (Customer Success, Marketing, Ciência de Dados), precisamos de uma maneira de compartilhar o conhecimento de forma inter-funcional.
8º – É difícil saber se uma hipótese foi realmente validada antes de começarmos a construir.
9º – Nós lutamos para proporcionar uma experiência de integração tranquila
10º – Equilibrar tempo e esforço necessários para planejar o trabalho futuro sem atrapalhar o tempo necessário para desenvolver as prioridades existentes é um grande desafio em um pequeno time de desenvolvimento.
O que aprendemos
Ao pedir que os PMs classificassem seus problemas em ordem de importância percebemos que estávamos nos posicionando sobre uma visão errada. Antes de realizar essa pesquisa, nosso foco era “Descubra as maiores necessidades não atendidas de seus usuários”, no entanto, esse problema teve baixíssima classificação na opinião dos PMs. Em vez disso, percebemos que a plataforma é capaz de resolver problemas muito maiores para os PMs, ajudando-os a encontrar o Product-Market Fit e a mirar no problema correto.
Se considerarmos que passamos 7 meses entrevistando mais de 100 usuários, aprendemos mais em um dia sobre nossa visão de produto, proposta de valor e posicionamento, utilizando uma pesquisa de classificação. Com essa informação, revisamos nosso website e a interface com o usuário para reposicionar o produto e ajudar os PMs a encontrar o Product-Market Fit e validar a importância dos problemas que estão tentando resolver.
Veja a lista completa de problemas
Importância | Consenso | Problema |
1º | 85% | Encontrar o Product-Market fit para um novo produto ou feature é um desafio constante como PM |
2º | 86% | Os stakeholders querem falar mais sobre a solução do que sobre problemas, mas nós precisamos entender o problema primeiro |
3º | 77% | Minha atenção é dividida em muitas frentes ao mesmo tempo |
4º | 83% | A gestão entre time e empresa consome muito tempo e energia |
5º | 64% | Pesquisas robustas com usuários gastam muito tempo, desta forma acabamos fazendo de qualquer jeito |
6º | 80% | É difícil fazer com que a empresa foque em um único objetivo/métrica. |
7º | 73% | Nosso conhecimento organizacional é muito desarticulado (CS, marketing, ciência de dados), precisamos de uma maneira de compartilhar o conhecimento de forma inter-funcional. |
8º | 61% | É difícil saber se uma hipótese foi realmente validada antes de começarmos a construir. |
9º | 63% | Nós lutamos para proporcionar uma experiência de bordo suave. |
10º | 83% | Equilibrar tempo e esforço necessários para planejar o trabalho futuro contra o tempo necessário para desenvolver as prioridades existentes é um grande desafio em um pequeno time de desenvolvimento. |
11º | 86% | Os gerentes de produto gastam muito tempo na entrega e não o suficiente na descoberta |
12º | 96% | Recrutar as pessoas certas leva muito tempo |
13º | 57% | Migrar usuários de um plano gratuito para um plano pago é um grande desafio |
14º | 50% | O planejamento do roadmap é estressante quando você não sabe quais features priorizar |
15º | -67% | Eu não tenho equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. |
16º | 100% | As empresas têm diferentes interpretações do papel do PM. Cabe a eles(as) fazer o alinhamento na entrevista para garantir que ela se alinhe com suas expectativas. |
17º | 100% | O alinhamento entre todas as equipes para entender onde o produto está falhando é muito complexo. |
18º | 67% | É difícil ser um PM em uma pequena startup porque a missão e a visão definida pelos fundadores é mais forte do que as respostas dirigidas por dados |
19º | -67% | Preciso de uma segunda opinião imparcial antes de tomar decisões, tomar decisões por mim mesmo é muita pressão |
20º | 75% | A maior dificuldade está relacionada à capacidade de liderança do que às entregas táticas |
21º | 100% | O gerenciamento de projetos é 80% da função de um Gerente de Produto. |
22º | 86% | Medir o esforço quando se tem apenas a hipótese é muitas vezes difícil |
23º | 81% | Um dos maiores desafios é criar uma estratégia vencedora |
24º | -52% | Eu não tenho acesso fácil aos usuários para fins de pesquisa |
25º | -63% | Passo muito tempo consertando problemas/bugs |
26º | 100% | O papel do gerente de produto difere em empresas de diferentes tamanhos / domínios / culturas |
27º | 100% | O brilhantismo no básico é uma busca enormemente subvalorizada (TAM, YAU, MAU, Conclusão de tarefas, NPS, Informações de contato do usuário, opção de recontactar, CRM) |
28º | 100% | Definição de uma estratégia clara de produto que se alinhe com as estratégias comerciais e, em última instância, impulsione o processo de criação do roteiro |
29º | 100% | A noção permite que eu me torne cada vez mais produtivo, então definitivamente não estou pronto para entrar a bordo de uma nova ferramenta! |
30º | 67% | É difícil diagnosticar o porquê de um novo projeto não conseguir repercutir nos usuários. |
31º | 50% | Perder o grande quadro enquanto se trabalha no dia-a-dia |
32º | 57% | É difícil conseguir que todos cheguem a um acordo sobre o roteiro do produto |
33º | -53% | É difícil priorizar quais as características a serem construídas |
34º | 62% | Minha equipe precisa de dados para ter confiança na tomada de uma decisão sobre um produto |
35º | -57% | É difícil dizer “não” quando preciso, algumas idéias são muito boas, mas precisamos nos concentrar |
36º | 76% | Às vezes me preocupa que estejamos enviando as coisas erradas |
37º | 89% | Demasiado tempo para entregar a v1 de característica aos usos |
38º | 76% | As partes interessadas pensam que um roteiro é um compromisso fixo, quando é apenas um plano e está sujeito a mudanças |
39º | -83% | As partes interessadas pensam que um roteiro é um compromisso fixo, quando é apenas um plano e está sujeito a mudanças |
40º | 80% | Projetando experimentos e fechando as alças |
41º | 50% | Alinhar toda a equipe em uma única missão pode ser difícil |
42º | 70% | Estou sempre procurando maneiras de fazer meu trabalho mais rápido |
43º | 100% | Encontrar os colegas de equipe certos para executar uma idéia de produto é um desafio |
44º | -80% | As prioridades de minha empresa mudam diariamente. |
45º | -67% | Eu luto para cumprir prazos |
46º | -90% | Não conseguimos reter clientes por mais de alguns dias |
47º | -52% | É difícil entender as necessidades dos usuários |
48º | -77% | Estou preso a trabalhar em um produto no qual não acredito plenamente |
49º | -88% | Agile e scrum são um desperdício de recursos e não deveriam ser usual |
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