Você sabe como desenvolver um produto com uma proposta de valor matadora? Na aula da Loren Monteiro, no módulo 2 do curso de Product Manager da PM3, ela lista com explicações reais de como desenvolver uma. Vamos conhecê-las?
Business Model Canva
Para começar, o primeiro passo para construir um negócio de sucesso é realizar um Business Model Canvas (BMC), ele serve para montar estrategicamente as necessidades do negócio, e no curso da PM3 também é explicado de uma maneira mais aprofundada.
Esse é um modelo de BMC, do lado direito do documento estão as áreas de relacionamento com o usuário e do lado esquerdo, todo o background que o negócio precisa para funcionar. Vamos para o passo a passo para construir o seu Business Model Canvas:
Junte todo o time e comece sempre da direita para a esquerda:
- Quem são os usuários?
- Qual o problema que você está resolvendo para os usuários? Esse ponto deve ser único, claro e convincente, ele declara o por que você vale a pena para os clientes e por que é melhor do que a concorrência
- Como você interage com cada pessoa? Ligações pessoais ou automatizado? Foco na aquisição ou na retenção? O que não pode ser copiado?
- Como você se comunica com cada cliente? Qual o canal? Indireto ou direto? Através de uma plataforma de suporte?
- Os clientes estão realmente dispostos a pagar? Como eles pagam? É uma vez ou recorrente? Se há um concorrente, quanto eles já pagam para ter esse benefício?
- Quais recursos são cruciais para o seu plano? Podem ser pessoas, materiais ou tecnologia
- Qual a atividade crucial que será feita pela empresa/produto que não poderá falhar de forma alguma?
- Quais parceiros você confia e precisa para fazer parte da sua solução?
- De onde vem as suas despesas? Quais são todos os gastos que você tem para manter o produto ou serviço em funcionamento?
Mesmo que você e seu time consigam criar o business model canva perfeito, com tudo pensado, receita alta, custo baixo, a sua empresa não está isolada no universo e existem outros fatores que podem influenciar no negócio, como concorrência, consumidores, macroeconomia, leis, tecnologia, etc.
Top 10 propostas de valor
Para ter uma boa estratégia, é preciso ter uma boa proposta de valor. Nossa instrutora Loren Monteiro listou as principais características que uma proposta de valor precisa ter:
1- Ter um bom modelo de negócio
2- Focar no que é importante para o usuário
3- Focar nas dores não resolvidas
4- Escolher poucas tarefas, dores e ganhos mas executá-las perfeitamente
5- Ir além das tarefas funcionais e entender a motivação emocional
6- Compreender como o usuário mede sucesso
7- Focar nas tarefas, dores e ganhos que as pessoas estariam dispostas a pagar
8- Ter um diferencial competitivo
9- Escolher uma dimensão para ser imbatível perante aos concorrentes
10- Ser difícil de copiar
Se você seguir esses passos, com certeza vai desenvolver um produto com uma proposta de valor muito clara e objetiva, para que todas as pessoas envolvidas com esse produto saibam do que se trata, e assim, que os usuários também sejam envolvidos com a proposta de valor da sua marca.