O design de interface é um elemento fundamental na construção de um aplicativo ou software.
Essa área do design é responsável por criar interfaces úteis e amigáveis para os usuários através de elementos que consideram a experiência do usuário (UX) com o produto digital.
Pensar na interação do usuário com a interface é uma etapa indispensável para criar soluções que cada vez mais atendam às necessidades dos consumidores e garantam uma boa experiência com o produto.
Saiba mais sobre design de interface do usuário, sua importância no desenvolvimento de um produto, principais elementos e como medir a usabilidade de uma interface.
O que é design de interface?
O design de interface do usuário (UI design) é um processo essencial na construção de sistemas, seja uma plataforma, aplicativo ou outro produto digital.
O design UI visa proporcionar uma boa interação do usuário com o sistema, ao criar interfaces não só amigáveis e intuitivas, como também funcionais e que ofereçam experiências de valor para o usuário.
Assim, o objetivo principal do design de interface do usuário é ajudar o consumidor a resolver problemas e alcançar seus objetivos de uso da maneira mais simples e eficiente possível.
Na criação de interfaces projetadas para o usuário, utiliza-se diversos elementos de design para promover consistência, facilidade de navegação, adaptabilidade e acessibilidade, além de combinar tudo isso com aspectos de UX (experiência do usuário).
UX e UI andam juntos nesse processo, pois para criar interfaces que sejam eficientes e funcionais, é necessário considerar as necessidades, desejos e dores do consumidor.
Esse conhecimento serve para entender o que o usuário realmente precisa e como a solução o ajudará a alcançar seus objetivos de uso da forma mais agradável e otimizada possível.
Há vários tipos de interface do usuário, algumas delas são:
- Interface gráfica do usuário (GUI);
- Interface por voz;
- Interface gestual;
- Interface por toque, etc.
Qual a importância do design de interface?
O design de interface oferece inúmeros benefícios para o usuário e para o negócio, sendo um investimento necessário no desenvolvimento de um produto para criar soluções mais consistentes e que agreguem valor ao consumidor.
Confira algumas vantagens do design de interface do usuário para um produto digital!
Aprimorar a experiência do usuário (UX)
Como mencionado, a experiência do usuário (UX) está diretamente relacionada à criação de interfaces. Entender as expectativas do usuário e quais necessidades ele busca resolver é parte do trabalho em UX Research.
Assim, quando falamos de design UI aliado ao UX, queremos dizer que o design de interface do usuário traduz essas necessidades ao criar um sistema funcional, amigável e que agrega valor ao usuário ao solucionar seus problemas.
Basta pensar que, se esse consumidor utilizará a solução para resolver algum problema, ter clareza sobre essa demanda e qual a melhor forma de resolvê-la, tornará a experiência desse usuário muito mais positiva.
Assim, à medida que o design UX promove a criação de interfaces voltadas para as demandas dos usuários, o design UI garante que essa experiência seja realmente significativa ao criar uma interface feita precisamente para suas necessidades.
Atrair e fidelizar usuários
Até chegar ao seu produto, um usuário percorre um caminho que vai desde a descoberta até a decisão de compra.
Mas quando essa jornada do usuário é exaustiva, burocrática ou não resolve rapidamente a demanda, muitos desistem de continuar com a solução já nas primeiras etapas.
Uma interface do usuário bem construída e que considera elementos de usabilidade satisfatórios para a experiência do usuário pode mudar consideravelmente o processo de atração e retenção de usuários.
Assim, quanto maior a qualidade e mais amigável e funcional for o design de interface, mais satisfeitos estarão os usuários do produto e mais fácil será transformá-los em clientes recorrentes por muito tempo.
Promover consistência
Ao utilizar a interface de um sistema, o usuário deseja resolver da maneira mais consistente e familiar possível suas necessidades. É aí que entra o design UI.
Por exemplo, ao usar o mesmo produto digital, como um aplicativo, em várias telas, o usuário espera que a navegação, as funcionalidades e os recursos do app sejam fáceis de identificar e usar, causando uma sensação de familiaridade com o sistema.
Assim, o design de interface do usuário cria interfaces que promovem uma consistência na usabilidade do sistema, facilitando a navegação e tornando essa experiência mais agradável para o consumidor.
Elementos da interface do usuário
Os elementos da interface do usuário são componentes cruciais para proporcionar uma boa experiência ao usuário do sistema. Esses elementos possibilitam a criação de uma interface funcional, amigável, intuitiva e adequada às necessidades dos usuários.
Assim, é essencial conhecê-los para saber o que considerar no desenvolvimento de uma interface digital com boa usabilidade. Confira!
Elementos interativos
Os elementos interativos de uma interface, como o nome sugere, referem-se a componentes que levam o usuário a interagir e realizar ações dentro do sistema.
Essas ações podem ser várias e fazem com que o usuário interaja diretamente com o sistema, como por exemplo, ao clicar em um botão, ao usar um campo de texto, ou simplesmente ao selecionar itens em uma lista.
Alguns componentes interativos de uma interface são:
- Botões: usado para várias ações como, abrir uma lista toggle, favoritar ou curtir um conteúdo ou item, expandir ou colapsar uma seção da página, etc.
- Caixas de textos: servem para adicionar texto em um espaço específico, como por exemplo, ao preencher um formulário;
- Lista suspensas: também chamadas de lista dropdown, são elementos interativos que mostram informações em uma lista que se expande ao ser clicada.
- Checkbox: caixa de seleção (checkbox) é um tipo de elemento interativo no qual o usuário pode selecionar um ou mais itens em uma lista.
- Radio buttons: botões rádio também são uma forma de seleção em uma lista, só que nesse caso, é possível selecionar apenas um elemento da lista.
Elementos de navegação
Os elementos de navegação também são fundamentais em uma interface, pois auxiliam os usuários a navegarem pelo sistema, direcionando e acessando diferentes seções do aplicativo ou plataforma.
Por exemplo, alguns elementos de navegação presentes nas interfaces de sistemas são:
- Páginas do sistema (homepage, configurações e informações pessoais, etc.);
- Menus e submenus;
- Links que direcionam para outras páginas;
- Breadcrumbs, que são elementos da arquitetura da informação do sistema;
- Barras de navegação, entre outros.
Elementos informativos
Já os elementos informativos se referem a componentes do design de interface que são usados para comunicar informações dentro do sistema para o usuário.
Isso pode ser feito de diversas maneiras e o objetivo principal desses elementos é transmitir mensagens úteis, acionáveis e compreensíveis para o usuário, facilitando a interação com o sistema e tornando-a mais amigável e simples.
Alguns elementos informativos essenciais no processo de design de interface do usuário são:
- Ícones: são representações gráficas e visuais que servem para informar com clareza o que determinado item, ação ou elemento representa na interface. Por exemplo, um ícone de uma lupa pode indicar um espaço para pesquisas dentro do sistema.
- Tooltips: elementos que dão sugestões dentro do sistema, por exemplo, quando o usuário passa o mouse sobre determinado local da página e aparece um bloco informativo sobre o elemento.
- Barras de progresso/Status do sistema: informam ações que estão acontecendo neste momento no sistema, como por exemplo, ao fazer um download de um arquivo em um app, aparece uma barra que mostra o progresso da ação de baixar um arquivo.
- Notificações: são usadas para informar o usuário sobre eventos do sistema, como por exemplo, atualizações ou mensagens.
- Mensagens de alerta: serve para informar o usuário sobre algum evento que ocorreu no sistema, como por exemplo, erros identificados. Muitas vezes fornecem soluções claras e práticas para resolvê-los.
Elementos visuais
Os elementos visuais são componentes responsáveis pela consistência do design da interface e garantem que todos os elementos anteriores sejam apresentados visualmente para o usuário de maneira amigável e intuitiva.
Esses elementos usam componentes de design visual como cores, tipografia, gráficos, imagens, painéis, ícones, entre outros, para tornar a interface visualmente agradável, consistente e navegável.
Como medir a usabilidade de uma interface do usuário?
O design de interface do usuário é um elemento fundamental para a usabilidade de um produto digital, como um aplicativo. Mas como medir a usabilidade de uma interface?
Essa mensuração não é feita de maneira aleatória, existe uma padronização de elementos de usabilidade que informam algumas práticas e aspectos essenciais para garantir que a plataforma atenda aos critérios de uma boa usabilidade e às expectativas do usuário.
Essa padronização está prevista na ISO 9241 e conta com regulamentações que servem como um guia para boas práticas de criação de interfaces amigáveis, intuitivas, acessíveis e funcionais.
Seguir os padrões da ISO 9241 garante credibilidade e uma maior confiabilidade para a solução no mercado.
Alguns elementos para medir usabilidade de uma interface, de acordo com a ISO 9241 são:
- Eficácia: refere-se a finalização da tarefa proposta pelo usuário ao sistema. Em outras palavras, é a capacidade do sistema de ajudar o usuário a concluir seus objetivos da forma desejada.
- Eficiência: diz respeito aos investimentos, recursos e tempo designado para que o usuário possa concluir a tarefa no sistema. Assim, quanto menos recursos empregados para essa ação, mais eficiente é o sistema.
- Satisfação: refere-se a facilidade de navegação no sistema. Quão fácil e intuitivo é o uso dessa interface para o usuário? Que tipo de experiência o sistema oferece para ele?
Seguir essas diretrizes e acompanhar métricas que mensuram esses elementos é a forma mais efetiva de medir a usabilidade de uma interface.
Conclusão
O design de interface do usuário é um processo indispensável na construção de um sistema digital, seja uma plataforma, um aplicativo, um website, entre outros.
Aqui você conheceu os principais elementos do design de interface, os benefícios e as formas de criar soluções digitais com foco em proporcionar uma boa experiência ao usuário através de uma interface agradável, funcional, amigável e intuitiva.
Leia mais: