Neste artigo, te dou 7 dicas voltadas para facilitar sua busca por oportunidades de emprego na área de produto! São aprendizados que resultam de um ano dedicado a mentorias com alunos e colegas em processo de transição de carreira, e que podem ajudar você a conseguir chegar mais perto do seu objetivo profissional. Confira estas dicas práticas neste post!
1) Pesquise diferentes nomes e termos nas vagas
É muito importante entender que cada empresa é diferente e trata o nome dos cargos e funções de formas diferentes. Às vezes, o que em uma empresa se faz no cargo de Product Manager se faz a mesma coisa em outra empresa que trata o cargo com o nome de Analista de Produtos.
Para quem está em transição de carreira ou quer uma primeira oportunidade de começar na área, nem sempre conseguirá iniciar de cara como Product Manager ou Gerente de Produto, pois pode ser que a empresa exija experiência prévia, mais tempo de experiência, portanto, separei alguns nomes de vagas que podem te ajudar conseguir uma vaga na área desejada porém em funções e/ou cargos parecidos.
- Analista de projetos
- Analista de produtos
- Gestor de produtos
- Gestor de projetos
- Gerente de projetos
- Gerente de produtos
- Product Management
- Project Management
- APM (Associate Product Manager)
- Analista de requisitos
- Product Owner
- Project Owner
- Estagiário de produto
- Estagiário de projetos
É importante ressaltar também que você pode conseguir sua primeira oportunidade em alguma vaga de produto mas que seja uma vaga de entrada, por exemplo, Analista de Requisitos, que trabalha um pouco mais próximo do negócio e do time de desenvolvimento, não tanto em estratégia e gestão, mas que é um bom começo e que posteriormente você pode estar evoluindo para cargos superiores, quem sabe até mesmo na mesma empresa.
Para vagas iniciantes, você pode pesquisar pelos termos acima a palavra Júnior ou Estágio, exemplo: Estágio em Produtos ou Analista de Projetos Júnior. APM (Associate Product Manager) também é considerado uma vaga iniciante.
2) Trabalhe em projetos reais
Em entrevistas o que mais chama a atenção dos recrutadores é quando você conta sobre algum projeto prático que você desenvolveu do início ao fim.
Uma plataforma que eu acho muito bacana para se conectar com pessoas e aprender com elas é a Sou Junior. Você acessa, clica em Participar no cabeçalho, seleciona o que você quer ser, nesse caso, Sou Junior, preenche um formulário, e em breve eles te enviarão um link para entrar no servidor deles no Discord — plataforma tipo Slack, para conectar com pessoas e conversar — , e nesse servidor você conversa com várias pessoas e forma grupos para criar e desenvolver produtos. Nesse grupo não terá só pessoas que estão aprendendo, mas também tem muitas pessoas já com anos de experiência que estão ali pra ajudar quem está começando!
A Cursos PM3 também tem vários cases no curso de Product Management deles e alguns dos alunos e mentores promovem grupos de estudos.
3) Demonstre seu pensamento e raciocínio de produto
Demonstrar que você sabe pensar como uma pessoa de produto é essencial, isso mostra que você sabe o que está fazendo. Uma das formas de fazer isso, é escrevendo um artigo, documento de alguma funcionalidade ou produto que existe — pra ser mais legal, faça isso com algum produto que você use e goste, como Spotify ou Youtube. Alguns exemplos abaixo:
- Estudo do modelo de negócio da Loft
Nesse estudo, o Bruno pesquisou sobre o produto da Loft — empresa brasileira que cataloga imóveis para compra e venda — , e escreveu sobre o entendimento dele e do que ele pesquisou. Isso demonstrou o interesse e dedicação dele referente ao produto, mostrou que ele soube identificar a dor, o problema e a solução do negócio. Só isso, já é o bastante para demonstrar o seu pensamento de produto.
- Possível funcionalidade desejada no iFood, mas que ainda não existe
O Gleyson identificou uma oportunidade no negócio do iFood, aqui ele explica um pouco do desejo dos clientes, e aqui, está o detalhamento que ele fez sobre essa funcionalidade. Todos os dias usamos diversos aplicativos e plataformas, e às vezes nos pegamos pensando o que poderia melhorar ou ser diferente, não é? Documente e publique isso! Parece algo tão simples, mas que demonstra que nosso pensamento está ali ativo em produto, e que você se preocupa em inovar e melhorar o que já existe.
4) Nas entrevistas, traga algo para mostrar
Um dos diferenciais que fez com que eu conseguisse uma vaga foi ter trazido um documento que eu desenvolvi para gerenciar um produto de ponta a ponta, além de ter as regras de negócio de algumas funcionalidades, eu mostrei isso na entrevista e o entrevistador enxergou isso como um diferencial, já que eu trouxe uma “prova” de que eu sei fazer o que a vaga está pedindo. Pense num cenário hipotético: de 3 candidatos, somente você trouxe algum demonstrativo visual, compartilhou a sua tela e mostrou pro recrutador explicando o que você fez e, os outros 2 não trouxeram nada, só falaram que sabem fazer tal coisa, quem você acha que vai se destacar? Pode ser uma apresentação em Powerpoint, um documento no Google Docs, Notion, o que tiver e que faça sentido!
5) Pergunte!
No começo eu me sentia muito perdida, então eu recorria às pessoas que tinham experiência e eram boas em produto. Eu chegava pelo LinkedIn mesmo e mandava mensagem, perguntando sobre, por exemplo, um cenário que passei mas não soube o que fazer, e questionava o que aquela pessoa faria no meu lugar. Perguntar, questionar, ir atrás da informação, é o que te ajudará. Não tenha medo ou vergonha de perguntar.
6) Nas entrevistas, enalteça os seus diferenciais
Se você está fazendo uma entrevista, enalteça os seus diferenciais, suas experiências passadas, não só sobre qual contexto você trabalhou mas o que você também fez. Você trabalhou com time de desenvolvimento? Diga! Você trabalhou algum projeto financeiro e está fazendo uma entrevista para uma fintech? Diga! Você teve uma função X no passado mas também fez a Y e Z para cumprir um desafio em um projeto no passado? Diga isso também! Tudo que você fez, teve contato, participou, aprendeu, faz a diferença e será importante para quem está te contratando.
7) Antes da entrevista, conheça sobre a empresa e seus produtos
Antes da entrevista, estude sobre a empresa que está te entrevistando, pesquise sobre a empresa na internet, ache o site dessa empresa, joga no Google e leia as informações, leia tudo, o que a empresa faz, quais os principais produtos, há quantos anos está no mercado, quais clientes ela possui. Se é um produto que você consegue testar, teste! Alguns oferecem um teste grátis, é bem legal. Teste o produto e melhor, escreva algo que você faria na empresa para melhorar esse produto e leve na entrevista, demonstre interesse, isso com certeza vai chamar a atenção de quem está te entrevistando.
Conclusão (e dica bônus!)
Não se frustre no primeiro não!
Pode ser que você se inscreva para 50 vagas e nenhuma delas deu certo. Continue tentando! O mercado atual de tecnologia não está no melhor dos cenários, mas uma hora você consegue, pode ser que demore, vai você vai conseguir! Não desista, continue persistindo e tentando, aprenda a cada não, peça feedback, e mesmo que não receba um feedback, se auto avalie e melhore a cada tentativa!
A vida dá oportunidades para aqueles que persistem.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado.
Desejo que você consiga logo uma oportunidade!