Efeito parallax: o que é, melhores práticas e como aplicar em sites
Gustavo Paiva

Gustavo Paiva

9 minutos de leitura

O efeito parallax é uma técnica excelente quando se trata de tornar um site mais moderno e atrativo para garantir que o usuário passe mais tempo em suas páginas. Contudo, o mais interessante é que, apesar de parecer um efeito “moderninho”, ele é utilizado já há muitos anos, bem antes da existência de sites ou da internet.

Quer saber mais detalhes sobre o efeito parallax e aprender as melhores práticas para usar em seus projetos? Elaboramos este conteúdo completo para explicar tudo o que você precisa saber sobre esse recurso visual. Acompanhe!

O que é efeito parallax?

O efeito parallax é um recurso utilizado no webdesign que provoca uma espécie de ilusão de ótica em websites. Por meio da inserção de imagens em camadas e planos de fundo que se movimentam na tela, esse efeito cria a impressão de um ambiente em 3D. 

Assim, temos a sensação de que os objetos das imagens estão se movimentando mais devagar ou mais rapidamente. Isso acontece conforme sua posição e sua relação com outras imagens e textos.

No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, a origem desse recurso visual não é nada recente. Sua invenção está relacionada às animações tradicionais do audiovisual, sendo que já foi utilizado na animação “Branca de Neve e os Sete Anões”, da Disney, um filme hollywoodiano de 1937. Além disso, é um efeito já muito explorado em videogames 2D.

Aprimorado ao longo dos anos com os avanços da tecnologia, o efeito parallax caiu no gosto de product designers, tornando-se tendência a partir de 2011. Ele passou a ser aplicado no desenvolvimento de sites para tornar o layout, a aparência e a usabilidade mais atrativos para os usuários, mantendo-se em alta até os dias atuais.

Quais são as características do efeito parallax em sites?

O efeito parallax conta com uma série de possibilidades criativas de aplicação, mas parte de alguns princípios básicos. Se pensarmos nesse efeito sob a perspectiva da física, trata-se de enxergar um objeto que, aparentemente, se desloca diante dos olhos de um observador, como um carro em movimento em relação à paisagem de fundo. 

Portanto, a fim de reproduzir esse efeito no design de sites, é necessário ter, pelo menos, duas camadas de elementos visuais na página. Uma fica em primeiro plano e a outra em segundo plano. 

A camada que fica ao fundo, no segundo plano, geralmente, é feita de imagens e vídeos estáticos. Já a camada da frente deve trazer o conteúdo principal da página, como imagens, informações textuais e os botões de navegação. 

Dessa forma, quando o usuário rola a página, a camada de fundo se movimenta de forma mais lenta do que a camada da frente, criando um efeito de profundidade na tela.

A seguir, separamos alguns exemplos visuais de sites que utilizam bem o efeito parallax:

  • página do projeto voluntário brasileiro Barco Sorriso;
  • site do Inky Blue, uma organização norte-americana de resgate animal;
  • site-portfólio de Nolan Omura, fotógrafo havaiano.

Quais as vantagens do efeito parallax para a experiência do usuário?

Utilizar o efeito parallax melhora a experiência do usuário (UX design) em muitos níveis, quando feito da forma correta. Confira as principais vantagens de usá-lo em sites:

  • torna o layout mais dinâmico e com um aspecto profissional, diferenciando-se de páginas tradicionais estáticas;
  • melhora o envolvimento do usuário com a página, aumentando seu tempo de permanência por meio de uma experiência interativa e com visual aprimorado;
  • permite explorar recursos como storytelling e narrativas visuais, guiando os usuários pelas páginas e informações;

Todas essas vantagens colaboram para que a experiência do usuário seja mais imersiva e memorável. Esse é o motivo pelo qual o efeito parallax é uma tendência cada vez mais explorada.

Quais são as boas práticas ao utilizar o efeito parallax?

Como você pôde perceber até agora, o efeito parallax é um recurso que pode tornar os sites mais modernos, dinâmicos e atrativos. Assim, colabora para a permanência do visitante na página. 

Entretanto, criá-lo de forma adequada exige atenção a alguns aspectos técnicos. Do contrário, pode ter um efeito indesejado e pouco funcional.

Separamos, a seguir, algumas dicas com boas práticas para usar o efeito parallax no design de sites.

Pense na usabilidade do efeito parallax

Antes de utilizar o recurso do efeito parallax, considere sua usabilidade na plataforma escolhida para criar o site. Ou seja, o ideal é refletir se ela comporta esse efeito sem causar problemas, como falhas no carregamento das páginas. 

Esse tipo de falha pode interferir na experiência do usuário e aumentar a taxa de rejeição. Afinal, dificilmente um usuário permanecerá na página até que carregue completamente só para ver o efeito. 

Garanta a responsividade em dispositivos móveis

Hoje em dia, acessamos praticamente tudo por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esse cenário precisa ser levado em conta ao criar um site com o efeito parallax. 

Portanto, é fundamental garantir um design responsivo, de modo que o site rode perfeitamente, seja no desktop, seja nos dispositivos móveis. Vale ressaltar que isso exigirá adaptações por parte do webdesigner. 

Evite o excesso de informações

Por se tratar de um recurso visual, ele pode acabar distraindo o usuário do seu objetivo – por exemplo, em um site de vendas, o principal objetivo do visitante deve ser comprar, e não se distrair com excesso de malabarismos visuais.

Apostar no minimalismo é uma boa opção, inclusive para que os efeitos carreguem mais rápido. Isso diminui as chances de o usuário sair da página sem executar a ação desejada.

Explore o storytelling

O efeito parallax é um excelente meio para criar narrativas visuais e explorar o storytelling. Ele encanta o visitante com uma experiência visual que também conta uma história e transmite a mensagem que o site pretende passar.

Isso faz com que o visitante permaneça mais tempo na página, envolvendo-se com as imagens e os textos. Logo, é um diferencial comparado aos sites tradicionais.

Como fazer o efeito parallax na prática?

Existem algumas formas de fazer o efeito parallax na prática com CSS, Photoshop e até mesmo no Canva. Confira o passo a passo!

CSS

Para fazer o efeito parallax com CSS, siga este passo a passo.

1. Primeiro, crie uma div para estabelecer o bloco que mostrará a imagem.

2. Escolha a imagem a ser usada no site com o efeito parallax e defina a altura em que será exibida.

3. Adicione a propriedade “background-attachment” como “fixed”. Com isso, a imagem escolhida ficará no fundo, enquanto os outros conteúdos passarão por cima dela.

4. Por fim, defina a posição, as dimensões e a possibilidade de repetição da imagem. 

Photoshop

Para fazer o efeito parallax usando Photoshop, siga os passos indicados.

1. Duplique a camada da foto escolhida.

2. Contorne na imagem o elemento que ficará em movimento.

3. Dê um clique com o botão direito para selecionar a opção “Make Action” e insira a opção de 1 ou 2 pixels em “Rendering”. 

4. Duplique a imagem selecionada.

5. Segure o “Control” para selecionar a camada isolada. A imagem então será selecionada novamente. Em seguida, clique na camada de baixo e aperte “Shift + Delete”.

6. Selecione a opção “Content-aware” e clique em OK. Com isso, o arquivo atrás da camada destacada começará a ser preenchido. Você pode aproveitar para dar acabamento à imagem de fundo utilizando os recursos do Photoshop.

7. Crie um documento novo com as resoluções desejadas para fazer o upload da imagem, carregando as duas camadas nele e redimensionando, caso seja necessário.

8. Clique em “Window” para animar o arquivo, selecionando “Timeline”. Faça edições nas camadas conforme suas preferências.

9. Por fim, clique em “Exportar” e “Render vídeo”. Após esse processo, a animação será exibida em looping.

Canva

Criar o efeito parallax no Canva é bastante simples. Confira os passos.

1. Defina uma imagem entre os layouts disponibilizados pelo Canva.

2. Faça o upload das imagens e ajuste com os recursos da plataforma. Essa parte é bastante intuitiva. O mais importante é definir um layout que se adeque às necessidades do site que você pretende criar.

3. Faça o download do arquivo e o upload para o seu site.

4. Por fim, realize testes de usabilidade para verificar se está tudo funcionando corretamente.

Como você pode notar, o efeito parallax é um recurso visual muito valioso para sites. Ele deixe as páginas mais modernas, interessantes e aumenta as chances de permanência do visitante. 

No entanto, seu uso deve ser coerente, amparado por certas habilidades técnicas. São elas que garantam a eficácia do efeito e todas as vantagens que pode trazer para a experiência do usuário.

Nesse sentido, é fundamental aprofundar seus conhecimentos e aprender a aplicar essa e outras técnicas nos mais diversos projetos e designs.

Para isso, você pode contar com o Curso de Product Design da PM3!

Nele você aprende com experts do mercado sobre toda a cadeia de criação e evolução de um produto, proporcionando uma experiência incrível para seus usuários, além de poder construir seu portfólio enquanto estuda. Acesse o link e confira mais detalhes!