O que é Endomarketing e como criar estratégias eficazes
Jéssica Moraes

Jéssica Moraes

10 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

O endomarketing, ou marketing interno, vai além de ser um diferencial. É uma estratégia eficaz para manter os colaboradores engajados e comprometidos.

Como resultado, aumentam as chances de crescimento e reconhecimento da empresa no mercado, além de reduzir o turnover e a rotatividade. Ou seja, ambos os lados saem ganhando!

Neste artigo, você entenderá o que é endomarketing, como ele pode melhorar o engajamento e a satisfação dos colaboradores e contribuir para fortalecer a cultura organizacional. Boa leitura!

O que é Endomarketing?

Endomarketing, ou Marketing Interno, são ações que visam promover um ambiente de trabalho amigável e confortável.

O termo foi usado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro do assunto no Brasil. Na época, Bekin, que era gerente na Johnson & Johnson, percebeu a necessidade de promover maior integração entre os colaboradores.

Desde então, o endomarketing tornou-se uma estratégia adotada por muitas empresas. Elas buscam proporcionar bem-estar aos colaboradores e, ao mesmo tempo, conquistar destaque no mercado.

Portanto, é um equívoco pensar que endomarketing se resume apenas a criar comunicação entre colaboradores. O objetivo é envolvê-los em ações que gerem bons resultados.

Diferença entre endomarketing e comunicação interna

Endomarketing não é o mesmo que comunicação interna, embora tenham como foco os colaboradores.

A comunicação interna é utilizada para transmitir informações de uma organização por meio de canais oficiais ou de lideranças para os colaboradores. Isso permite que a equipe adote atitudes alinhadas com a companhia.

Por outro lado, o endomarketing refere-se às ações desenvolvidas para incentivar a interação entre colaboradores e a empresa, além de determinar como as orientações serão recebidas. 

Ele também é utilizado para alinhar metas, objetivos e feedbacks.

Outra diferença é que o endomarketing é voltado para ações a longo prazo, enquanto a comunicação interna é imediata. Ambos proporcionam à empresa organização e lucratividade.

Benefícios do endomarketing para a organização

A seguir, listamos alguns dos benefícios que uma boa execução do endomarketing traz para a organização:

  • Aumento da produtividade;
  • Formação de equipes altamente qualificadas;
  • Maior engajamento com as metas da empresa;
  • Definição clara de objetivos;
  • Incentivo à inovação contínua;
  • Melhoria na qualidade da execução das tarefas.

Vale destacar que o endomarketing é aplicado em empresas de diferentes portes, segmentos ou número de colaboradores.

Estratégias Eficazes de Endomarketing

E quais são as melhores estratégias para implementar na sua empresa? Confira a lista a seguir!

Benefícios para os colaboradores

97% dos profissionais levam os benefícios em consideração na hora de fechar o contrato, segundo uma pesquisa da consultoria de carreira e recrutamento Robert Half.

Isso significa que os benefícios são um dos pré-requisitos para garantir a satisfação dos colaboradores, que se sentem valorizados, além de servir como atrativo para novos talentos.

Na lista de benefícios, além do básico como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde, podemos incluir auxílio academia, horário flexível e home office. 

São ações que, sem dúvida, proporcionam bem-estar e fortalecem ainda mais o seu employer branding.

Comunicação interna

A comunicação interna serve como um canal para manter o alinhamento em toda a empresa. Isso permite que os colaboradores:

  • Estejam atualizados sobre acontecimentos em níveis macro e micro;
  • Promove a harmonia entre as equipes;
  • Facilita o acesso às informações;
  • Comunica campanhas e ações com eficácia, entre outras vantagens.

É importante destacar que quanto maior o número de colaboradores, maior será o desafio em garantir uma boa comunicação interna e alinhamento. Portanto, sempre haverá contratempos e a necessidade de traçar novas estratégias.

Treinamento e desenvolvimento 

É fundamental que os colaboradores acompanhem as mudanças do mercado e da própria empresa.

Por isso, os treinamentos mantêm os colaboradores atualizados e proporcionam a oportunidade de aprenderem novas habilidades

Na prática, permitem maior autonomia para melhorar os processos de trabalho, encontrar soluções criativas e tomar decisões acertadas.

O desenvolvimento, por sua vez, visa preparar os profissionais para o futuro da organização e alinhar expectativas.

Esses processos de capacitação auxiliam no engajamento do colaborador em sua função, e com o seu crescimento pessoal e profissional.

A propósito, você conhece os programas B2B da PM3? São uma excelente escolha para apoiar as empresas na criação e execução de estratégias de endomarketing. 

Dos níveis básicos aos avançados, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades.   

Plano de carreira 

A maioria dos colaboradores deseja compreender como continuar crescendo dentro da companhia. 

Assim, um plano de carreira bem estruturado fornece direcionamento, além de oferecer transparência e segurança quanto ao futuro.

Ainda possibilita manter o engajamento, pois demonstra que a empresa se preocupa e valoriza seus talentos. 

Clima organizacional 

Ninguém deseja trabalhar em um ambiente onde não há preocupação com a saúde mental. Isso afeta os colaboradores negativamente,afasta potenciais talentos e aumenta os pedidos de demissão.

Portanto, é fundamental revisar o clima organizacional para promover harmonia, agradabilidade e garantir que todos se sintam confortáveis.

Eventos de integração  

Os eventos de integração ajudam a aumentar o senso de pertencimento entre os colaboradores. Além disso, fortalecem a cultura organizacional, pois um colaborador valorizado melhora o ambiente de trabalho.

Vale a pena investir em happy hours, dias temáticos, festas de fim de ano e outras atividades que sejam viáveis e acessíveis.

Pesquisa de satisfação 

A pesquisa de satisfação é útil para medir os resultados das ações de endomarketing e identificar problemas e pontos de melhoria

Por isso, é essencial para ajudar a traçar planos e estratégias de endomarketing eficazes.

Reconhecimento 

Por fim, outra ação valiosa de endomarketing é o reconhecimento. Qual colaborador não gosta de ser reconhecido por seus esforços? 

Pode ser feito por meio de elogios públicos, sejam online ou presenciais, promoções, brindes, sorteios ou dias de folga.

Técnicas para Implementação

Para que as estratégias de endomarketing sejam efetivas, veja algumas técnicas que simplificam a aplicação. Acompanhe! 

Atenda às expectativas da equipe

Atender às expectativas pode parecer desafiador, mas é essencial lembrar do princípio do endomarketing: valorizar e melhorar o relacionamento entre a equipe e a empresa

O ponto de partida é a confiança, por isso, evite prometer o que não pretende cumprir.

Entenda quem são os colaboradores

Se as ações são voltadas para os colaboradores, nada melhor do que conhecê-los bem. 

Tenha certeza de quantos são ao todo, conheça suas características profissionais e outros atributos que ajudarão a entendê-los melhor. Quanto mais informações forem levantadas, mais fácil será a análise e o direcionamento

Principalmente, saiba o que esperam da empresa. Deixe que revelem o que os mantém motivados e engajados. Pergunte, pesquise, converse, escute o que é declarado abertamente e saiba ouvir nas entrelinhas.

Avalie a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, posicionamentos, objetivos e regras de conduta adotadas pela empresa. O ideal é que os colaboradores estejam cientes dela e que seja revista com frequência. 

Por exemplo, ninguém esperava que uma pandemia trouxesse tantas mudanças ao modo de trabalho. Então, as estratégias de endomarketing devem partir dessa cultura e respeitá-la. 

Uma forma de entender o que está funcionando e o que precisa de melhoria é a partir da percepção dos colaboradores.

Despertar o senso de pertencimento é necessário para que o público interno leve a proposta a sério e a coloque em prática.

Defina objetivos

Qual é o objetivo do seu plano de endomarketing? Após as orientações anteriores, você já identificou pontos de melhoria para o engajamento dos colaboradores. São esses pontos que permitirão definir objetivos para resolvê-los.

Os objetivos e metas devem ser delimitados juntos. Além de saber o que você deseja alcançar com o marketing interno, é importante que os objetivos sejam mensuráveis. Por isso, é essencial escolher quais indicadores serão usados.

Execute suas estratégias

Chegou a hora de partir para a ação! Isso significa escolher os canais que serão usados, a melhor forma de comunicação com a equipe e como será feita a distribuição das ações.

Não se assuste se surgirem várias dúvidas nesta etapa. É o momento de avaliar o que funciona ou não para a sua companhia

Compreendeu como a comunicação interna atua como aliada do endomarketing? Ela é fundamental para melhorar a maneira como as ações serão transmitidas aos colaboradores.

Mensure os resultados

Por fim, os resultados promovidos pelo endomarketing também devem ser medidos. Isso permitirá entender se as escolhas alcançaram os benefícios esperados e identificar o que precisa ser reformulado antes de causar prejuízos.


Alguns indicadores voltadas para a gestão de pessoas:

  • Nível de satisfação medido pelas pesquisas de clima
  • Taxa de absenteísmo
  • Nível de produtividade
  • Retorno sobre investimento (ROI)

Exemplos de Sucesso em Endomarketing

Com as partes prática e teórica concluídas, que tal conhecer alguns cases de sucesso em endomarketing para se inspirar?

Netflix

A Netflix é imperatriz quando o assunto são streamings para filmes e séries. De acordo com o Google Trends, foi a mais buscada em 2023. Coincidentemente, é referência em estratégias de endomarketing.

Em seu ambiente interno, a Netflix desenvolve uma cultura onde os colaboradores são motivados a ter autonomia para tomar boas decisões pela marca.

Além disso, os escritórios são personalizados, com referências de suas produções, fotos e mobílias temáticas. Isso faz com que os colaboradores experienciem seus feitos e sintam-se pertencentes.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza optou pela descentralização do poder. A companhia oferece vários programas participativos, incentivos e treinamentos para seus colaboradores.

Não à toa, é a preferida dos brasileiros. Conhece, por exemplo, a Lu do Magalu? Além disso, é uma inspiração para outras empresas, independentemente do ramo de atuação.

Toyota

A Toyota tem atenção na integração e criatividade da equipe. Para isso, busca compreender as necessidades de seus colaboradores e se coloca receptiva a sugestões de melhorias e novas ideias.

Antes de fazer parte do time, o talento fica cinco meses imerso em treinamentos, nos quais aprende sobre os valores e posicionamento da marca desde sua fundação.

Dessa forma, o profissional ganha conhecimento e autonomia para pensar fora da caixa e ser colaborativo, sentindo-se valorizado e satisfeito.

O endomarketing é uma estratégia totalmente aplicável a diferentes realidades. Se parar para pensar, não exige grandes investimentos, por isso atende em todos os níveis. De novo, todos os envolvidos saem ganhando!

Uma dica extra: os programas B2B da PM3 podem apoiar as empresas na criação e execução de estratégias de endomarketing! Sabe como? Investindo no conhecimento dos colaboradores.

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