Engajamento de equipe: táticas para integrar colaboradores - PM3
Isabele Reusing

Isabele Reusing

9 minutos de leitura

Colaboradores engajados são o alicerce de qualquer organização bem-sucedida. Eles não apenas são mais felizes no trabalho, mas também produzem melhor, colaboram mais com os colegas e contribuem ativamente para o sucesso da empresa. 

Portanto, pensar no engajamento de equipe é fundamental para expandir os negócios e manter a competitividade no mercado atualmente. Mas você sabe como garantir que os colaboradores estejam, de fato, engajados e dispostos a participar ativamente das capacitações promovidas pela empresa? 

Neste artigo, você vai entender a importância de promover o engajamento de equipes, além de conhecer estratégias eficazes para aplicar na sua empresa e aumentar a participação ativa dos colaboradores nos programas de treinamento e desenvolvimento.

O que é engajamento de equipe?

O nível de engajamento das equipes diz o quanto os colaboradores estão envolvidos, comprometidos e entusiasmados em relação às atividades que desempenham. 

Uma equipe engajada está realmente conectada aos objetivos da empresa e dá o seu melhor todos os dias para alcançá-los, indo muito além do simples cumprimento das tarefas que lhe foram designadas.

Ou seja, aplicar estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores também contribui para a melhora do clima organizacional, além de trazer diversos outros benefícios para a empresa, conforme você verá abaixo.

Quais são os benefícios de manter as equipes engajadas?

Empresas com equipes altamente engajadas tendem a se destacar em seu segmento. Afinal, essa característica traz um grande diferencial competitivo para as organizações, o que acaba contribuindo para uma imagem positiva no mercado. 

Mas a verdade é que os benefícios para as empresas que executam ações de melhoria do engajamento de equipe se complementam e se estendem a outras esferas. Confira os principais.

Produtividade

O nível de produtividade em colaboradores engajados tende a ser mais elevado, pois eles se sentem genuinamente conectados ao propósito do seu trabalho e entusiasmados a alcançar os melhores resultados, vislumbrando sempre o sucesso da empresa. 

Retenção de talentos 

Mostrar aos colaboradores que a empresa se preocupa com a sua satisfação os torna mais engajados e faz com que tenham um maior senso de pertencimento, aumentando as chances de permanecerem na empresa a longo prazo. Nesse aspecto, investir no engajamento de equipes reduz os custos relacionados à rotatividade de funcionários e fortalece a cultura organizacional.

Inovação e criatividade

Colaboradores engajados são mais proativos e tendem a aplicar o que aprenderam com os treinamentos em sua rotina, além de contribuir com ideias inovadoras e soluções criativas para os desafios enfrentados pela empresa. A combinação desses fatores é fundamental para negócios que buscam impulsionar o seu crescimento.

Quais são os maiores desafios do engajamento de equipes?

Um grande desafio é atrair e manter a atenção dos colaboradores nos treinamentos e capacitações. E isso acontece por alguns motivos, que listamos a seguir.

Necessidades da equipe

Muitas vezes, os colaboradores podem apresentar resistência às mudanças, sentir que os programas de desenvolvimento não são relevantes para suas funções ou apontar que não têm tempo suficiente para participar devido às demandas do trabalho diário.

Por esse motivo, antes de promover um treinamento ou qualquer outra iniciativa de desenvolvimento para os profissionais, é muito importante mapear quais são as reais necessidades de aprendizado em cada equipe. Assim, o conteúdo ministrado pode ser otimizado e aplicado em menos tempo, eliminando as dúvidas sobre a sua real necessidade.

Clima organizacional

Ao serem inseridos em um contexto organizacional propício, os colaboradores costumam comprometer-se mais com as iniciativas da empresa. Por outro lado, um ambiente desorganizado, onde os conflitos são constantes e a comunicação é falha, pode acabar desmotivando os colaboradores e contribuindo para o desengajamento das equipes.

Para ter um clima organizacional favorável ao engajamento, é preciso que a empresa não só estabeleça uma visão e valores sólidos, mas também permita que esses aspectos sejam vivenciados no dia a dia, demonstrando que existe uma preocupação genuína com o bem-estar dos funcionários.

Conteúdo dos treinamentos

Infelizmente, é bastante comum os treinamentos não proporcionarem novos conhecimentos para os funcionários e não atingirem as expectativas das lideranças. Isso pode ocorrer pela falta de recursos adequados e por problemas de comunicação, mas principalmente pelo distanciamento dos conteúdos com relação ao que realmente precisa ser ensinado.

Por isso, as capacitações das equipes sempre precisam estar previstas no planejamento estratégico da empresa. Também devem levar em consideração aquilo que os colaboradores já sabem e já fazem, além de considerar as principais mudanças e tendências de mercado para a área em que a empresa atua. 

7 estratégias para aumentar o engajamento de equipe

Investigue os problemas de engajamento

Para aplicar estratégias e técnicas eficazes e alcançar o engajamento das equipes, primeiramente, é essencial investigar a raiz do problema, o que pode ser feito ouvindo os funcionários. Seja por meio de conversas ou formulários anônimos de pesquisa, é fundamental entender a real percepção dos colaboradores sobre o clima organizacional.

A partir disso, será possível entender quais são os verdadeiros motivos que estão prejudicando o engajamento da equipe. 

Priorize a comunicação e o feedback

Embora a tecnologia disponibilize inúmeros recursos para facilitar a troca de informações,  as falhas de comunicação são muito comuns no mundo corporativo. Isso causa problemas que podem levar a mal-entendidos e à falta de transparência, resultando diretamente no desengajamento dos profissionais.   

Para aumentar o envolvimento do grupo e demonstrar valor e atenção aos seus apontamentos, é importante promover uma cultura de feedback contínuo, incentivando os colaboradores a compartilharem suas opiniões, dúvidas e sugestões de mudanças nos processos internos. 

Ouvir as percepções dos funcionários é a melhor maneira de identificar problemas e resolvê-los mais rápido.

Munido das informações necessárias, o colaborador irá entender exatamente qual é o seu papel dentro da organização, e esse é o primeiro passo para que ele se aproprie desse papel, sinta-se parte da empresa e contribua para o engajamento.

Ambiente colaborativo

A colaboração é uma peça-chave para o engajamento de equipes, pois torna o ambiente mais agradável para todos que fazem parte dele. Mas para que a colaboração aconteça, é preciso que os funcionários tenham um alto grau de confiabilidade uns nos outros e nas lideranças da empresa. 

Acima de tudo, o funcionário também precisa sentir que a empresa confia nele e no seu potencial. Um ambiente altamente colaborativo contribui para o sentimento de pertencimento e ajuda a manter as equipes engajadas.

Reconhecimento e valorização

A falta de reconhecimento e valorização por parte das lideranças pode desmotivar os colaboradores e diminuir seu engajamento. Diante disso, é papel dos gestores valorizar e reconhecer as contribuições dos funcionários. Isso pode ser feito por meio de feedbacks, premiações por desempenho ou benefícios diferenciados para aqueles que participam ativamente dos treinamentos.

Ao receber o reconhecimento, seja pela participação ou pela alta performance da equipe, o colaborador cria uma conexão emocional com a empresa. Assim, ele se sente mais motivado a seguir trabalhando em prol das metas do negócio.

Tecnologia e inovação

A tecnologia pode ajudar a tornar o processo de aprendizado mais interessante e eficaz. Você pode contar com ela e incorporar metodologias inovadoras para tornar os treinamentos mais interativos, dinâmicos e envolventes.  

Nesse caso, a parceria com instituições como a PM3, que oferece diferentes tipos de soluções em educação corporativa, pode tornar o processo de aprendizado ainda mais interessante e eficaz.

Crie uma cultura de aprendizado contínuo

O aprendizado contínuo é essencial para profissionais e para empresas que querem se manter relevantes diante das mudanças constantes causadas pela evolução tecnológica. 

Ter uma cultura que promova o aprendizado contínuo, com ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) integradas ao planejamento da empresa, mostra aos colaboradores que as lideranças estão comprometidas com o desenvolvimento de suas habilidades e carreiras.

Ofereça treinamentos personalizados

A falta de conhecimento sobre os objetivos da empresa pode levar a treinamentos que não se aplicam às reais necessidades da equipe, contribuindo com as lacunas de capacitação enfrentadas pelos colaboradores em seu dia a dia.

Cabe à empresa tomar conhecimento sobre esse cenário para oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, além de assegurar que os treinamentos sejam relevantes para as funções e os objetivos específicos de cada equipe.

Para garantir a máxima adesão e envolvimento dos colaboradores, uma boa opção são os cursos in company, que oferecem um excelente retorno por conta das suas características. Neles, além da personalização, em que cada formação é pensada para aquela equipe em específico, o tempo de aprendizado é otimizado e os colaboradores aprendem muito mais. 

As ações de engajamento de equipe são parte de um trabalho contínuo, que já mostra resultados logo no início da sua aplicação e vai render muitos frutos a longo e médio prazo, podendo contribuir, e muito, com o crescimento sustentável da empresa diante da concorrência.

Existem muitas formas de estimular o engajamento dentro de uma empresa, melhorar o desempenho das equipes e garantir o sucesso duradouro dos negócios. Grandes empresas como a Claro, Grupo Boticário, Bradesco e TIM têm contado com as soluções da PM3 para alcançar seus objetivos de engajamento das equipes. 

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